Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Audiobooks: o que são e dicas de aplicativos

Murilo Oliveira

Muitas vezes, na correria da nossa rotina, não conseguimos separar um tempo para ler um livro que tanto gostamos, não é mesmo? Seja porque ficamos presos no trânsito, demoramos um pouco mais no trabalho ou surgem imprevistos que tomam aquele tempo que tínhamos separado para a leitura.

Para isso, existem os audiobooks, uma ótima alternativa para “ler” livros que tanto gostaríamos, mas nem sempre conseguimos.   

O que são os audiobooks?

Também conhecido como “livro em áudio”, o audiobook é uma gravação de um livro que é lido, em voz alta, por narradores profissionais, atores ou até mesmo pessoas voluntárias.

O termo “audiobook” surgiu nos anos 70, mas ele foi criado ainda na década de 30, sendo inicialmente chamado de “talking book” (livro falado, na tradução livre do inglês) e tinha a principal finalidade de ajudar pessoas com deficiência visual.

Eles eram apresentados em formatos de fitas cassetes, disquetes de computador, depois em CDs e hoje estão disponíveis na palma da nossa mão, de forma muito fácil e acessível, em formatos MP3, aplicativos e plataformas de streaming.

O interessante é que existem algumas opções de audiobooks – aquelas em que os livros são falados na íntegra, ou seja, sem cortes ou abreviações do exemplar, e outras onde eles são resumidos, porém as principais mensagens são preservadas. Esta última opção é uma ótima alternativa para quem busca conhecimento, mas não consegue separar mais tempo para a atividade.

Por que usar audiobooks?

Para quem tem algum tipo de dificuldade na leitura

Os audiobooks são uma grande vantagem para leitores que têm alguma limitação física na visão - dificuldade para ler de perto, ou até mesmo deficiência visual total. Também facilita o conhecimento para pessoas disléxicas ou para quem apresenta dificuldade na língua escrita, como o analfabetismo ou aprendizado de outros idiomas.

Aprender ou relaxar enquanto faz outras tarefas

Todos os dias temos tantas responsabilidades e tarefas a serem cumpridas que aquele momento tão prazeroso de leitura acaba sendo deixado de lado, não é mesmo?

Com os audiobooks, é possível ouvir um livro enquanto você se exercita, limpa a sua casa ou está no trânsito, por exemplo. Basta apertar o play e, como se estivesse ouvindo uma música, pode escutar o livro que tanto gostaria de ler.

 

Como experimentar os audiobooks?

Agora que você já descobriu essa ótima alternativa que aproxima o conhecimento e facilita a sua vida, saiba que existem algumas formas de ter acesso aos audiobooks.

Fizemos uma lista de sites e apps de audiobooks para você começar a facilitar a sua vida agora mesmo!

Sites:

  1. Tocalivros: você pode assinar o plano deles. Os preços são variados, assim como ouvir diversos livros totalmente grátis;
  2. Universidade falada: oferece tanto opções de audiobooks grátis, quanto para compra individual. Os preços por obra são, em média, R$ 11,00; 
  3. Livros Narrados: disponibilizam diversos exemplares grátis, basta baixar o arquivo em sua máquina; 
  4. Projeto Gutenberg: tem diversos livros em áudio e sua biblioteca é composta mais de 60 mil obras grátis para download.


Aplicativos:

  1. 12min: é um app em português que fornece um grande acervo de livros, gratuitamente, além de ter um plano exclusivo com diversos benefícios (Android e iOS); 
  2. LibriVox Audio Books: neste app, todos os livros são gratuitos (Android e iOS); 
  3. Ubook: é um dos maiores apps da categoria e funciona somente pela modalidade de assinaturas (Android e iOS); 
  4. Auti Books: nele você pode adquirir o conteúdo por obra. Não há livros gratuitos e assinaturas (Android e iOS).

 

Agora que descobriu mais sobre os audiobooks, topa experimentar a sensação de ouvir um livro? Conte para gente nos comentários!

Leia mais:

+ Dicas de livros para você ler durante a quarentena

+ 15 livros de negócios recomendados por Bill Gates

Comentários