Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Teste do marshmallow: como o autocontrole te ajuda a ter sucesso

Isabella Paschuini

Você já viu um vídeo com umas criancinhas fofas que tentam a todo custo resistir a um delicioso marshmallow? O teste do marshmallow é um experimento de psicologia que ficou famoso por ilustracomo pode ser difícil abrir mão de um prazer agora em troca de uma recompensa maior no futuro. 

Mas o que isso tem a ver com você, seus planos, seu sucesso na carreira ou nos negócios? Absolutamente tudo! 

Tá preparado? Nos próximos parágrafos vou te contar como esse teste provou que a capacidade de autocontrole pode influenciar suas conquistas na vida. 

O que é o teste do marshmallow 

Teste do marshmallow é o nome pelo qual ficaram conhecidos uma série de experimentos realizados com crianças a partir dos anos 1960 na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Quem teve essa ideia foi um psicólogo chamado Walter Mischel. 

Esses experimentos tinham o objetivo de medir autocontrole em crianças - a capacidade de controlar as emoções e os desejos no momento presente de olho em um objetivo futuro.   

A mecânica do teste era bem simples: levavam uma criança para uma sala e deixavam em uma mesa na frente dela (bem na frente mesmo!) um doce delicioso. Apesar do marshmallow ter levado a fama, eles testaram também com chocolates, cookies, biscoitos, sorvetes, balas... A criança escolhia o seu doce preferido. 

E então um pesquisador dizia o seguinte: se a criança esperasse por um tempo sozinha na sala sem comer o doce, quando ele voltasse ela receberia dois doces! 

Mas se ela comesse o doce que estava na mesa ou se pedisse pra sair da sala antes da hora, não ganharia a recompensa extra. 

 

 

via GIPHY

Parece até castigo, eu sei. Mas era só um experimento psicológico mesmo! 

E aí aconteceu de tudo. Algumas crianças conseguiam se controlar pra não comer. Outras mal esperavam o pesquisador sair da sala e já atacavam o doce. Outras ainda tentavam dar um jeito de aproveitar um pouquinho sem que fossem pegas, por exemplo dando uma mordiscada ou lambida no doce e depois disfarçando as provas do crime para que o pesquisador não percebesse! Espertinhas, né?! 

O vídeo abaixo mostra a reação das crianças que participaram de um novo teste que fizeram mais recentemente. Imperdível! 

 

O que o teste provou sobre o autocontrole? 

Uma das coisas mais legais dos experimentos de Mischel é que o teste não parou por aí. O psicólogo e sua equipe acompanharam as crianças ao longo de décadas pra ver como estava indo a vida delas em diversos aspectos. 

Sabe o que eles descobriram? 

Que as crianças que tinham mais força de vontade para esperar e resistir à tentação do marshmallow eram as que mais tiveram sucesso no futuro. 

Elas tinham notas maiores nos índices de aptidão escolar e uma autoestima maior que as demais. Também eram mais saudáveis, conseguiam perseguir seus objetivos e enfrentavam momentos de frustração e estresse com mais resiliência. Incrível, né? 

Mas isso significa que quem não resistiu ao marshmallow não tinha as mesmas chances de ter uma vida satisfatória? De jeito nenhum! 

Se você está achando que no teste do marshmallow você seria esta criança aqui... 

 

 

via GIPHY

...pode ficar tranquilo. A ciência tem boas notícias pra você! 

É possível desenvolver o autocontrole e força de vontade? 

Com certeza. Após uma vida inteira estudando o autocontrole, Mischel chegou à conclusão que a capacidade de adiar um prazer imediato em nome de benefícios futuros é, sim, algo adquirível. A força de vontade é algo que pode ser cultivado! 

“Embora não garanta o sucesso e um futuro cor-de-rosa, o autocontrole melhora muito as chances de êxito nos ajudando a fazer escolhas difíceis e a sustentar o esforço necessário para alcançar os objetivos”, escreveu o psicólogo no livro O teste do marshmallow: por que a força de vontade é a chave do sucesso. 

Mas não é só ter a habilidade de resistir à satisfação imediata que conta.  

“A eficácia do processo depende não só das habilidades, mas também da internalização dos objetivos e valores que norteiam a jornada, assim como de motivações bastante fortes para superar os obstáculos ao longo do caminho”, ele disse. 

teste-do-marshmallow

Autocontrole e o seu dinheiro 

Já reparou que esse papo de força de vontade tem tudo a ver com a forma como você cuida do seu dinheiro? 

Seja para administrar bem o seu negócio ou fazer o seu salário render, todo mundo precisa de muito autocontrole e força de vontade pra pensar no futuro e não gastar tudo hoje. 

Não é fácil, mas você tem esse poder! 

Quer ver como outras pessoas conseguiram e podem te inspirar? 

Agora é a sua vez! 

Tá difícil cuidar do seu dinheiro? Vem com a Neon e mostra que o poder tá nas suas mãos. A gente dá umas dicas de como você pode focar no dinheiro com a nossa conta. 

Marshmallow é um doce bem gringo, né? Mas se você se esforçar, não tem brigadeiro, paçoca nem cocada que vão te tirar do seu caminho de sucesso! 

 

Comentários