Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Procrastinar: o que é esse hábito e como se livrar dele

Time Neon

Quem trabalha por conta própria sabe mais do que ninguém o que representa não conseguir cumprir prazos de vez em quando. Um profissional competente, mas que em algumas situações perde contratos, perde oportunidades, justamente por deixar para depois. Já passou por isso? Estamos falando do famoso hábito de procrastinar. 

Você conquista clientes com a maior facilidade! É comunicativo e convincente. Tudo corre às mil maravilhas, até a definição do cronograma de entrega do projeto. De uma hora pra outra, as coisas mais banais se tornam fundamentais: papear com um amigo, ler previsões astrológicas, conferir os stories no Instagram, ir ao mercado no meio do dia, finalmente arrumar o armário... São apenas alguns exemplos do que acontece na rotina de quem é autônomo. 

Os dias passam e, de repente, a lembrança do cronograma. Pior, uma mensagem do cliente ansioso pra ver uma prévia do projeto. Mais uma vez, o trabalho ficou pra última hora. Se você não sabia o que significa procrastinação, agora sabe. Em resumo, procrastinar significa deixar algo pra depois, adiar, postergar. 

A boa notícia é que dá pra mudar esse comportamento. Claro que envolve algum esforço - como a dieta para perder os quilinhos a mais. Mas, igualmente, a recompensa vale a pena. Afinal, como parar de procrastinar? 

Pra quem é autônomo, motivos para adiar uma tarefa não faltam. Lembra que é você quem manda no seu expediente? Então, se liga nessas dicas que vão te ajudar a não procrastinar! Aproveita e dá uma olhada nessas ferramentas pra ser mais produtivo no dia a dia. 

1. Faça as pazes consigo mesmo 

Ok, você é um mestre na arte de deixar tudo pra depois. Já sabemos. Então, já dá pra pular essa parte. O fato de chegar a esse ponto do texto é algo bom, pior seria nunca pensar a respeito. Assim, pare de se punir. Lembrar-se das mil situações em que adiou as coisas e achar que nunca vai conseguir mudar. São pensamentos negativos que só desestimulam.  

Especialistas dizem que é muito importante aceitar o lado procrastinador para seguir em frente. Procrastinando cada vez menos. Claro que existem pequenas estratégias pra ajudar, e é sobre isso que vamos falar! 

2. Identifique e combata os “ladrões do tempo” 

Os exemplos mais clássicos de “ladrões do tempo” são as mídias sociais. Não há nada que distraia mais do que uma passada sem compromisso pelo Facebook e Instagram, uma entrada rápida no Twitter só pra conferir os trending topics ou os memes que chegam nos grupos de WhatsApp! 

São armadilhas que devem ficar bem longe. Feche as abas do computador, desligue as notificações e, se puder, abaixe o som do celular. Com bom senso, determine pausas para navegar e ver suas mensagens. 

3. Arrume seu “escritório” 

Espantar os ladrões do tempo é, de certa forma, um jeito de limpar o espaço do trabalho. Agora, do ponto de vista físico, vai ser ótimo para a sua organização começar o dia com a mesa livre de papéis e objetos que não dizem respeito às tarefas do dia.  

Se você trabalha de casa (home office), uma dica é se preparar como se fosse até um escritório. Isso inclui, por exemplo, trocar o pijama por uma roupa que faça você se lembrar de trabalho. Parece bobo, mas pra algumas pessoas é uma ação que faz muita diferença na produtividade. 

4. Liste as tarefas do dia 

Antes de sair correndo e se cansar ao completar cinco minutos, comece com uma leve e curta caminhada. Dentro do projeto, separe as menores tarefas, que sejam muito simples mesmo, e faça uma listinha. Pode ser um contato telefônico, abrir um documento no Word, criar pastas com os temas principais ou separar o primeiro material de pesquisa. Quando terminar, faça o check-list 

Ufa! Você conseguiu dar o start. Guarde a sensação de movimento “numa caixinha interna”, e abra sempre que sentir que não consegue sair do lugar. 

5. Estabeleça prioridades 

Por mais que a gente reclame que não tem tempo pra nada, um dia inteiro não é curto. Claro, desde que a gente saiba se organizar. Pra isso, invista alguns minutos e determine o que é mesmo urgente e aquilo que precisa ser feito com um prazo curto. A tecnologia tá aí para ajudar! 

Existem boas ferramentas de organização do dia, da semana ou de um período inteiro. Acredite, essa organização vai melhorar muito a sua produtividade e o principal: você não ficar com aquela sensação de que não vai dar conta – o gatilho pra levar a procrastinação. 

6. Deixe sua empresa em ordem (mesmo se você for sua própria empresa!) 

Se você está buscando um aprimoramento tão fundamental pra sua vida profissional, estar em dia com a sua empresa é condição básica. Concorda? Ter questões do dia a dia da empresa enroladas, se atrapalhar com taxas bancárias e uma gestão da conta com toda aquela burocracia chata é tudo o que você não precisa nesse momento. O que puder simplificar e tornar mais eficiente (ainda mais com redução de custos) melhor! 

No mais, deixe sempre uma garrafinha de água por perto e faça a rotina ao seu estilo – seja com música, seja em silêncio. Inclua um café, ir até ali e voltar, ligar pra alguém. Essa pequena pausa dá um refresco para retomar as tarefas do dia a dia com mais vontade! Lembrando que uma mudança de hábitos ocorre aos poucos, cada pessoa tem seu tempo. 

E aí, como você faz pra deixar a procrastinação de lado? Compartilha suas dicas com a gente ;) 

Comentários