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Como a meditação pode ajudar a melhorar a produtividade no trabalho

Mariana Lima

Dificuldade em se concentrar? A quantidade de tarefas no dia pode tornar difícil o foco no trabalho. A boa notícia é que com alguns minutos de prática de meditação você pode conseguir isso e muito mais!

Antes de tudo, a primeira coisa que você precisa saber é que meditação não é algo feito apenas por monges budistas. Hoje em dia, a prática é vista como uma ferramenta importante para o cérebro, comprovado cientificamente e adotado por muitas empresas como uma forma de estimular o foco e a criatividade dos funcionários.

Em algumas organizações, por exemplo, já existem espaços destinados a prática nos escritórios, além de cursos e aulas sobre meditação. Mas você não precisa de nada disso pra começar. Apenas disposição e força de vontade.

Como a meditação melhora o foco

Já teve dias em que você só quis ir pra um lugar silencioso e respirar por uns minutos? Isso é mais comum do que parece!

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo é esperado que o ambiente fique mais tenso e estressante. O que você pode fazer é se preparar para que isso não interfira no seu bem-estar.

Mas se você ainda não está convencido o suficiente de que precisa tirar uns minutinhos todos os dias para meditar, separamos alguns benefícios da prática já comprovados pela ciência. Vamos ver alguns?

4 motivos pra você começar a meditar já

1. Menos estresse

Sem dúvida meditar vai te deixar mais relaxado e consequentemente menos estressado durante o dia.

Isso porque a meditação tem relação com o autoconhecimento e, ao conhecer melhor nossos problemas, aprendemos a lidar melhor com as frustrações e cansaços do cotidiano.

2. Aumento de produtividade, criatividade e foco

Com a mente relaxada, vai ficar mais fácil ser criativo. Você já deve ter percebido que criatividade não combina com estresse, né? Então quanto mais tranquilo você estiver, mais chances de ter boas ideias!

Além disso, é esperado que com o aumento do foco você também consiga entregar mais e ser mais produtivo com o seu tempo tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Não seria maravilhoso conseguir fazer mais e melhor em menos tempo?

3. Redução da ansiedade

Às vezes, quando você tem muita coisa pra fazer, o seu cérebro tem dificuldade em organizar e processar tudo de uma vez. E é quando aparece a vilã do momento: a ansiedade!

Quando se pratica meditação, o seu cérebro é treinado a organizar melhor a ordem dos pensamentos e a identificar o que é e o que não é importante naquele momento.

Assim, aliando a meditação a algum método de organização, como o GTD, sua vida vai ficar bem mais tranquila.

4. Melhoria no trabalho em equipe

Se você tem dificuldades em trabalhar em equipe, tirar uns minutos por dia para ficar mais focado na respiração deve te ajudar bastante.

Com a meditação, você ficará mais calmo, atento e empático com as pessoas em sua volta. E o relacionamento e o trabalho em equipe tendem a ser muito beneficiados com isso.

Como começar a meditar

Agora que você já entendeu a importância e os benefícios dessa prática, saiba que há várias formas de começar a meditar.

Para que você consiga ver os lados positivos da meditação é necessário um tempo de prática e disposição para aprender a meditar. Ok?

Você pode começar ouvindo áudios e vídeos gratuitos no YouTube sobre o assunto ou baixando alguns aplicativos de meditação gratuitos no seu celular. Fizemos uma lista de apps pra você começar a testar.

7 apps gratuitos pra você começar a meditar

  1. Insight Timer (Android e iOS)
  2. Sattva (Android e iOS)
  3. Headspace (Android e iOS)
  4. 5 minutos (Android e iOS)
  5. Stop, Breath & Think (Android e iOS)
  6. Calm (Android e iOS)
  7. Zen (Android e iOS)

 

Mas lembrando que você não precisa tentar nada muito elaborado. Basta fechar o olho, respirar fundo algumas vezes e prestar atenção na sua respiração.

E aí, ficou animado para começar o ano aprendendo uma coisa nova? Conta pra gente nos comentários! 😉

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