Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

4 desafios do home office e como resolvê-los

Mariana Lima

Centenas de empresas tiveram que adaptar a rotina de trabalho de seus colaboradores para o modelo de home office. Agora, depois de meses do início da quarentena do novo coronavírus no Brasil, já é possível identificar alguns desafios que surgiram com o trabalho à distância.

Sensação de cansaço mental, problemas de comunicação e impactos na produtividade são apenas alguns desafios que podem ser causados com o home office durante a quarentena. Mas existem formas de reverter isso.

Adaptar algumas rotinas e usar jogo de cintura podem te ajudar a melhorar as situações que estão atrapalhando o seu desempenho. Vamos ver alguns desafios e como driblar as dificuldades.

4 desafios que surgiram com o trabalho em home office e como resolvê-los

1. Problemas na comunicação

Quando você trabalhava em escritório, como fazia para tirar uma dúvida de um colega? Aposto que boa parte das vezes bastava ir até a mesa dele para resolver o problema em poucos minutos, né?

O trabalho à distância mudou as formas de comunicação. Agora, dependemos da resposta de nosso colega ou líder por meio aplicativos de mensagens ou por telefone. E pode ser que, algumas vezes, eles não pareçam estar tão disponíveis quanto costumavam ser quando trabalhavam na mesa ao lado.

Se o novo fluxo de comunicação está atrapalhando o seu desempenho, é importante que você pontue isso ao seu chefe.

Enumere algumas situações em que a comunicação falhou e como isso atrapalhou o seu trabalho. Quanto mais detalhes sobre esse momento em específico você conseguir levar para a conversa, melhor.

Sugira ao chefe formas de comunicação que sejam eficientes para você: definir horários em que todos estão online, escolher canais oficiais de comunicação entre outras medidas podem te ajudar nisso.

2. Produtividade impactada

A sensação de gangorra na hora de medir a produtividade é algo comum na quarentena. Tem dias e semanas que o pico de produção é bem melhor do que quando o home office foi instaurado, enquanto há outros períodos que parece que nada rende.

A situação é compartilhada por muitas pessoas e está relacionada aos desgastes mentais. Afinal, não estamos em casa apenas no período de home office, toda a nossa vida e nossas atividades foram “colocadas em quarentena”.

Para resolver isso você precisa ser sincero com o seu líder, ele precisa saber dos seus dias ansiosos e de como a quarentena está afetando a sua vida.

Outra forma de melhorar essa questão é se observar. Há um padrão nos dias que você se sente improdutivo? E nos dias que você produz melhor? Perceba se as horas de sono, alimentação e momentos de distração são diferentes entre esses dias e tente montar a melhor rotina para você nesse momento.

3. Socialização

Nem só de trabalho vive o homem. Com cada um trabalhando à distância, momentos sagrados do escritório, como o bate-papo no cafezinho, costumam ficar esquecidos e retirados da rotina.

Pode parecer até que esses momentos impactam pouco no seu trabalho, mas não é verdade.

As horas de socialização, como o cafezinho, são importantes para o seu desenvolvimento e produtividade.

Além de dar um descanso para o seu cérebro, esses pequenos espaços de tempo conversando com pessoas diferentes sobre assuntos que não estão ligados ao seu trabalho te fazem ser mais criativo, te dão mais informações e estimulam o seu lado social, super importante para qualquer ser humano.

Para resolver isso, que tal montar momentos de distração online com os seus colegas? Faça um cafezinho virtual, uma videochamada ou ligação de voz, em que por poucos minutos vocês troquem amenidades sobre a vida de vocês.

Isso vai dar um respiro para o seu dia e ainda vai te aproximar dos colegas.

4. Projetos com outras áreas

Desenvolver novas ideias e projetos com outras áreas da empresa pode ser um desafio. Mas você pode usar o ambiente virtual a seu favor para diminuir as distâncias e acelerar processos.

Sabe todas aquelas suas ideias que não saiam do papel porque o dia era atribulado ou envolvia uma equipe que ficava em outro andar ou prédio? Está na hora de colocá-las em prática.

Agora que todo mundo está no mesmo ambiente virtual, aproveite o momento para começar esses projetos. Use o canal oficial de comunicação definido pela empresa para abordar pessoas de outros times e sugerir uma parceria.

É uma boa oportunidade de usar as peculiaridades do home office ao seu favor.

 

Para mais informações de como montar uma rotina de home office, sugerimos que veja esse manual que preparamos pra você!

Ah, também demos dicas de como montar um espaço de trabalho em casa gastando pouco dinheiro 😉

Agora conta pra gente, quais desafios você tem vivido durante esse período de trabalho à distância na quarentena?

Leia mais:

+ Zoom fatigue: o que é e 6 dicas para evitar a exaustão mental

+ 5 dicas para te ajudar a se recolocar no mercado de trabalho

+ Audiobooks: o que são e dicas de aplicativos

Comentários