Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: 7 segredos

Time Neon

Não está fácil alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional? Realmente, os limites entre o trabalho e nossas questões pessoais estão cada vez mais incertos, e é difícil dizer onde termina um e começa outro.

Ao mesmo tempo em que resolvemos assuntos particulares no trabalho, estendemos o expediente para nossas casas e passamos o dia todo 100% conectados. Não é mesmo?

Essa flexibilidade pode ajudar a conciliar a carreira com a família, amigos e projetos pessoais, mas também pode levar ao estresse e sobrecarga.

Para ajudar você a entender a diferença, vamos explicar o que significa esse equilíbrio, como as pessoas conciliam todas as tarefas, além de te mostrar os segredos para alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.  

Siga a leitura e tenha uma vida mais equilibrada!

O que significa equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

Alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional significa ter tempo e energia para se dedicar à carreira e manter seus projetos pessoais, família, lazer e vida social.

Conseguir isso é um indicador fundamental de que você está tendo qualidade de vida e bem-estar, duas coisas que ganharam ainda mais importância nesse mundo digital e cada vez mais conectado.

Antigamente isso era mais fácil de acontecer porque a maioria das pessoas tinha um emprego formal em horário comercial e o relógio de ponto marcava o limite entre o trabalho e a vida particular.

Hoje, com o avanço da tecnologia e do trabalho flexível, esses dois âmbitos se misturam e se confundem. Afinal, você pode trabalhar de casa, usar a internet para estender o expediente ou cuidar das questões pessoais enquanto está na empresa. 

O resultado disso é atualmente que muitas pessoas não sabem estabelecer limites e acabam trabalhando demais e produzindo de menos, tendo cada vez menos tempo livre e mais propensão ao estresse.

Em um cenário ideal, ter uma vida equilibrada é ter condições de distribuir seu tempo entre as esferas profissional e pessoal de forma flexível, conciliando as atividades no dia a dia.

Como os profissionais atuais conciliam vida pessoal e profissional

Para entender como anda nosso equilíbrio entre vida pessoal e profissional na era digital, vamos conferir algumas pesquisas sobre o assunto.

De acordo com a pesquisa The State of Work Life Balance in 2019, realizada pela RescueTime, cerca de 26% das tarefas diárias do profissional são feitas fora do horário de trabalho. Isso inclui aquelas vezes que você respondeu ao seu chefe no WhatsApp ou mandou um e-mail para marcar uma reunião.

Outro dado que chama a atenção é o alto nível de distração: os profissionais permanecem, em média, apenas 2 horas e 48 minutos diários focados em tarefas produtivas. O restante do tempo é ocupado com tarefas como comunicação, planejamento, aprendizagem e outras funções.

Ainda de acordo com o estudo, o tempo gasto com redes sociais, sites de notícias e entretenimento online toma cerca de 21% do expediente. E a checagem de e-mails e notificações são feitas, em média, a cada 6 minutos.

Estes outros dados também surpreendem:

  • 40% dos trabalhadores criativos nunca conseguem se focar por mais de 30 minutos;
  • 50% dos profissionais trabalham pelo menos uma hora durante seus finais de semana;
  • 40,1% do expediente é gasto com ferramentas de comunicação e multitarefas.

 

Como resultado da procrastinação, 40% dos profissionais costumam estender o trabalho diário no computador até às 22h.

Logo, a conclusão do estudo da RescueTime, que analisou mais de 185 milhões de horas de trabalho no mundo todo, é que o equilíbrio entre vida pessoal e profissional está ameaçado pelas distrações digitais, hiperconectividade e multitarefas.

E o brasileiro, como lida com isso?

No Brasil, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Sebrae, publicada em 2019, revela as mudanças nas prioridades dos jovens de 18 a 24 anos sobre sua carreira.

Para a geração “Z” (os nascidos entre 1990 e 2010), o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é o segundo principal indicador de sucesso profissional (38,6% das respostas), atrás apenas de trabalhar com o que se gosta (42,1% das respostas).

Em seguida, vêm o reconhecimento no trabalho (32,3%), ganhar bem (31,2%), ter oportunidades de aprendizado (25,4%) e ter seu próprio negócio (19,4%).

Ou seja: o salário perdeu relevância diante do equilíbrio entre carreira e vida pessoal e paixão pela profissão.

Ao mesmo tempo, o brasileiro tem cada vez mais dificuldade em separar horários de trabalho e vida pessoal.

De acordo com o estudo Global Mobile Consumer Survey 2019, publicado pela consultoria Deloitte Brasil, 46% dos profissionais usam o smartphone para assuntos pessoais durante todo o expediente, enquanto 40% usam o dispositivo para resolver questões profissionais fora do horário de trabalho.

Isso indica que nossa realidade hiperconectada dificulta a criação de limites entre o trabalho e a vida pessoal.

Por um lado, a tecnologia pode ajudar a ter mais flexibilidade e conciliar melhor as tarefas pessoais com o trabalho.  Por outro, o excesso de informação e estado de alerta constante pode levar a um quadro de estresse, ansiedade e o temido burnout (esgotamento físico e mental).  

Por isso é tão importante desenvolver estratégias para conciliar melhor esses dois âmbitos da vida.

7 segredos para alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Agora que você entendeu o status atual da relação entre vida pessoal e profissional, precisa criar sua estratégia de equilíbrio.

Confira alguns segredos para conciliar as duas áreas.

1. Faça um diagnóstico do seu tempo

Para melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, primeiro você precisa descobrir como está gerenciando e distribuindo seu tempo.

Comece registrando quantas horas está gastando de fato no trabalho e nas tarefas pessoais, e quanto tempo as funções de organização e distrações tomam do seu dia.

Uma dica é usar ferramentas que monitoram seu tempo como o Timely ou o próprio RescueTime, ou mesmo aplicativos de gestão do tempo.

2. Adote um método de produtividade

Se você quer ter mais tempo para sua vida pessoal, precisa garantir que as horas de trabalho rendam ao máximo. Por isso, adotar um método de produtividade é uma excelente estratégia para gerenciar melhor seu tempo e combater a procrastinação.

Aqui no blog, já recomendamos o GTD (Getting Things Done) como uma solução para ser mais produtivo e reduzir o estresse.

3. Use o home office ao seu favor

O home office é uma boa tática para conciliar melhor sua vida profissional e pessoal, desde que você saiba usá-lo ao seu favor.

Das duas uma: trabalhar a distância pode ajudar você a ter mais tempo para a família, amigos e projetos pessoais, ou pode ter o efeito contrário e tornar seu trabalho infinito.

Por isso, é importante ter disciplina e limitar os horários de trabalho em casa, além de evitar a sobrecarga e as distrações da sua casa.

Lembre-se: você não precisa trabalhar mais duro só porque está “no conforto” da sua casa, basta cumprir suas tarefas e aproveitar a oportunidade de ser mais produtivo.

4. Saiba se desconectar

Muitas pessoas simplesmente não conseguem mais se desconectar de seus celulares e notificações, mesmo durante um passeio em família, nas férias ou nas confraternizações com os amigos.

Se você quer mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional, terá que desativar suas notificações para viver plenamente seus momentos, sem se preocupar com aquele e-mail de trabalho no domingo.

Uma dica para começar a se desligar é reservar um horário fixo para checar mensagens e não se sabotar dando uma espiadinha fora do horário escolhido.

5. Tenha mais espaço livre na agenda

Segundo a autora do best-seller Manage Your Day-To-Day (Amazon Publishing, 2013), Jocelyn K. Glei, o segredo do equilíbrio está nos chamados “espaços em branco” na agenda.

Afinal, já sabemos que o cérebro humano precisa de tempo livre para reabastecer sua energia e criatividade, e reservar esse momento pode ser fundamental para se tornar mais produtivo.

Logo, ao invés de lotar sua agenda de compromissos e tarefas emendados, talvez seja melhor separar alguns intervalos para respirar e otimizar seu tempo.

6. Use a teoria do fogão de quatro bocas

A teoria do fogão de quatro bocas (tradução livre de The Four Burners Theory) foi criada pelo bodybuilder e coach James Clear e tem repercutido como técnica de equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Segundo a teoria, a vida pode ser representada por um fogão com as quatro bocas a seguir:

  • A primeira boca é sua família;
  • A segundo boca são seus amigos e sua vida social;
  • A terceira boca é sua saúde;
  • A quarta boca é seu trabalho.

 

Logo, se você quer alcançar o equilíbrio, precisa estar sempre com uma das chamas desligada ou muito baixa, e se quiser ser muito bem-sucedido, terá que abrir mão de duas chamas.

O objetivo da metáfora é mostrar que é preciso fazer escolhas e incentivar você a assumir seus limites, pois é impossível manter todas as bocas funcionando em fogo alto.

7. Busque ajuda e apoio

Por fim, é importante entender que você não precisa dar conta de tudo sozinho, assumindo a missão solitária de conciliar carreira e vida pessoal.

Muitas vezes, você não vai saber quais escolhas fazer e se sentir perdido com tantas tarefas e compromissos.

Nessa hora, você pode pedir ajuda aos colegas de trabalho em um projeto, pedir o apoio da família em um momento de sobrecarga, adotar técnicas de meditação, procurar ajuda profissional ou mesmo terceirizar funções que estejam pesando demais no dia a dia.

Hoje, não faltam soluções e serviços para agilizar sua rotina e aliviar a carga física e mental - basta saber usar o que a tecnologia nos oferece.

E claro que a Neon Pejota cabe nesse exemplo, pois é uma conta jurídica 100% digital que faz você ganhar tempo no controle das finanças. Assim, você pode nunca mais perder horas na fila do banco e nem precisa pagar mensalidade ou anuidade, e ainda se livra das taxas misteriosas.

Viu como a tecnologia pode ajudar no equilíbrio entre vida pessoal e profissional? Agora é só seguir nossas dicas e se realizar na carreira e como pessoa!

E se você conhece algum outro segredo, compartilhe com a gente nos comentários.

Comentários