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12 aplicativos de gestão do tempo para acelerar sua rotina

Time Neon

Aplicativos de gestão de tempo são muito úteis para manter a produtividade em alta.

Em um cenário com tantas distrações digitais, nada melhor do que usar a tecnologia para saltar na frente da concorrência e elevar a eficiência da sua gestão, não é mesmo?

Aplicativos para organizar as tarefas, monitorar desempenho, otimizar processos, estruturar as rotinas administrativas...

Opções não faltam!

E mesmo que você atue sozinho na empresa, ainda sem uma equipe para coordenar, usar aplicativos de gestão do tempo é uma boa opção para produzir mais e, dessa forma, aumentar a rentabilidade do negócio.

Se você gostou da ideia, vá em frente: a leitura deste artigo não leva nem 5 minutos :)

12 aplicativos de gestão do tempo

A seguir, confira uma lista com sugestões de ferramentas e aplicativos de gestão do tempo que podem ser úteis para a sua rotina como empreendedor. 

1. Evernote

O Evernote é um aplicativo para criação de listas de tarefas e gerenciamento de projetos que ajuda na coordenação das atividades que você tem a fazer. 

Com ele, também é possível controlar prazos, criar anotações, gerar lembretes e acessar as informações de qualquer lugar, já que elas são armazenadas em nuvem.

2. RescueTime

Quer gerenciar melhor o seu tempo? 

O RescueTime é uma opção para você.

O aplicativo ajuda o usuário a entender seus hábitos, cronometrando o tempo gasto em aplicativos e sites enquanto você usa o computador e gerando relatórios para análise.

Assim, é possível identificar hábitos que atrapalham a produtividade, possibilitando um emprego melhor do tempo disponível. 

3. Soluções do Google

As ferramentas do Google são uma verdadeira mão na roda para as empresas, pois reúnem, em um mesmo ambiente, várias aplicações úteis. 

Além de compartilhar planilhas, textos e arquivos com outros colaboradores da equipe, eliminando o gasto de tempo com envio de documentos por e-mail, você ainda pode usar o Google Agenda para organizar compromissos e tarefas.

4. Técnica Pomodoro

Pomodoro não é um aplicativo, e sim um recurso para aumentar a produtividade. 

É uma solução que organiza blocos de trabalho, cada um com 25 minutos de foco total.

A cada bloco, você descansa por cinco minutos.

Ao fazer as pausas por quatro vezes, você deve descansar por 30 minutos e recomeçar o ciclo com quatro blocos de 25 minutos de foco para cinco de pausa.

Há diferentes opções de apps que ajudam a cronometrar, como Focus Keeper, Meu Pomodoro e Be Focused.

5. Cronômetro do celular

Quer uma opção rápida e fácil para cronometrar o tempo que você gasta com cada tarefa?

Então, o cronômetro do seu smartphone pode ser um aliado nessa hora, pois permite registrar de forma simples o tempo dedicado a cada atividade do dia.

Com esses registros, você pode organizar a rotina de forma mais assertiva e identificar quais tarefas demandam um tempo maior ou menor! 

6. Clokify

Outra opção é o Clokify, software que permite o rastreamento de tempo das tarefas e, dessa forma, o acompanhamento do desempenho e produtividade. 

Essa é uma alternativa para quem quer um serviço mais completo, já que o aplicativo tem diferentes funcionalidades, como categorização do tempo por projeto e geração de relatórios customizáveis.

7. Todoist

O Todoist permite criar listas de tarefas, criar prazos e marcar atividades como concluídas ou categorizá-las por cores conforme a prioridade.

Uma vantagem é que as informações podem ser acessadas offline, mesmo que você esteja sem conexão de internet. 

8. Sistema Kanban

Em busca de uma opção para gerenciar tarefas, projetos e processos em um único local?

Uma boa solução é escolher um software que usa o sistema Kanban, como Trello e Runrun.it.

O Trello é um dos mais famosos programas desse tipo e torna mais visual a organização das tarefas.

Com esse software, você divide grandes projetos em pequenas ações e compartilha os “cards” com sua equipe ou até com seu cliente.

O Runrun.it também é muito usado por empresas e apresenta diferentes funcionalidades.

Ele ajuda na tomada de decisão em tempo real a partir do acompanhamento de tempo gasto em cada atividade e dos widgets com inteligência artificial que oferece ao usuário.

9. Matriz IUC

IUC é a sigla para as palavras Importante, Urgente e Circunstancial.

A matriz IUC, portanto, propõe a categorização da lista de tarefas conforme esses três critérios.

A técnica permite identificar quais são as prioridades do dia e quais atividades podem ser deixadas para o dia seguinte, se não der tempo de completar todas elas.

O melhor? 

Você nem precisa de um aplicativo para fazer a matriz. 

Basta usar uma simples planilha no Excel ou Google Drive.

10. Remember The Milk 

O aplicativo Remember The Milk é um organizador de lista de atividades que envia lembretes por e-mail ou SMS, garantindo que o usuário não se esqueça de uma tarefa importante, mesmo que esteja fora do escritório.

11. Apps para criar novos hábitos

No livro best-seller O poder do hábito (Objetiva, 2012), Charles Duhigg afirma que são necessários pelo menos 21 dias para criar um novo hábito.

Portanto, depois de usar aplicativos para cronometrar o tempo gasto com cada atividade, uma alternativa é tentar criar novas estratégias para ser mais produtivo.

Alguns apps ajudam nesse desenvolvimento: HabitShare, Coach.me e Tally são algumas opções.

12. Canva

Ainda prefere anotar tarefas no papel para se organizar?

Então, saiba que dá para unir essa opção com a tecnologia por meio do Canva, uma plataforma que permite criar designs a partir de modelos prontos.

Lá também há opções de modelos de planejadores diários, com diferentes seções para anotações.

Aí, você pode criar o modelo conforme a sua necessidade, imprimir o arquivo e anotar as tarefas à mão ao longo da semana. 

Por que adotar aplicativos de gestão do tempo

Depois de conferir a lista de aplicativos de gestão de tempo, você já se convenceu a usar a tecnologia para facilitar a sua rotina?

Ferramentas como as citadas acima são aliadas no ganho de produtividade.

Afinal, para produzir mais com menos tempo, você precisa definir muito bem as prioridades e organizar a lista de tarefas conforme as horas que necessita para concluir cada uma.

Então, cronometrar tempo, fazer listas, analisar desempenho e ter opções que facilitam o acesso às informações do negócio são estratégias para você não perder tempo.

Tenha isto em mente: quanto mais organizadas forem as tarefas do seu dia a dia, mais você poderá se concentrar em atividades de alto valor agregado para o seu negócio, como o planejamento estratégico, por exemplo.

Por isso, ainda trazemos um bônus no fim do artigo: a indicação da Conta Neon Pejota, uma solução que também otimiza o tempo do empreendedor.

Com a plataforma, você tem vários recursos em um único local: emissão de boletos, transferências, pagamentos e um controle financeiro fácil e intuitivo.

Tudo isso de forma amigável, 100% digital e simplificada  — e sem mensalidade ou anuidade.

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