Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Quais são os princípios de design da Neon?

Time Neon

O nosso app e sites são reconhecidos como produtos fáceis e simples de serem usados. Qualquer pessoa – até quem tem pouca familiaridade com o mundo digital – consegue ter uma vida financeira sem burocracia.

E é por isso que perguntamos do nosso time de Design: Afinal, o que é mais importante quando estão construindo um produto Neon?

E eles nos explicaram quais são os princípios de design que norteiam todos os produtos Neon!

Ficou curioso pra entender mais como funciona os bastidores do desenvolvimento dos nossos apps e site? Confere aqui o artigo escrito por Rodrigo Muniz, Product Designer, Design Ops da Neon:

Quais são os princípios de Design de Produto da Neon

 

Quanto mais um time de Design de Produto cresce, mais difícil é a tomada de decisão na hora de criarmos soluções. E aqui na Neon, isso não é diferente.

IMG_20200207_190035

Desde o início, sempre existiram valores e premissas que definiram e definem o que realmente importa para o nosso time na hora de construir nossas soluções. Mesmo que não estejam oficializados e documentados, na prática, eles estavam presentes nas nossas conversas e nas decisões tomadas. São esses valores que chamamos de princípios.

Princípios são valores essenciais de uma visão compartilhada para escalar nossas decisões de design

Dentre outras coisas, os Princípios de Design servem para:

  • Comunicar em formato de valores a nossa visão de produto;
  • Guiar discussões sobre que caminho as soluções de produto devem seguir;
  • Ajudar os(a)s designers a dizerem NÃO em decisões mais difíceis;
  • Serem usados como pensamentos iniciais para sessões de ideação;
  • Contextualizar na hora de informar métricas de sucesso

 

No início do ano, planejando o crescimento do time, chegamos à conclusão que era necessário estruturarmos o racional por trás das nossas decisões, para que pudéssemos escalar esse processo de forma mais assertiva.

O objetivo era justamente oficializarmos, que princípios estão mais bem alinhados com o propósito da Neon e os objetivos dos nossos clientes quando falamos do nosso produto.

Mas como fazer isso? Como a gente chegaria no que realmente importa para o nosso time?

Como oficializamos os princípios

Em outubro de 2019, rodamos um formulário de pesquisa com todo o time de produto para descobrir quais eram as características do nosso app que mais importam para as pessoas.

Em fevereiro, juntamos num workshop algumas pessoas do time de Produto e Branding para que, juntos, conseguirmos chegar na definição desses valores.

No primeiro momento, discutimos todo o contexto em que o nosso produto estava inserido, desde o propósito da Neon até os elementos da plataforma da nossa marca, passando também sobre características dos nossos clientes.

Analisamos ainda algumas referências de princípios de design já bem conhecidos no mercado, para termos uma melhor ideia de formatos e para que nossa dinâmica não começasse do zero.

A partir daí o workshop foi divido em três grandes etapas: brainstorm de opostos e brainstorm de princípios e votação final.

P_20200207_172712_vHDR_On_HP

Opostos

Na etapa dos opostos, ficamos livres para escrever tudo aquilo que NÃO caracterizava o aplicativo da Neon. Antes de pensar nos nossos valores, queríamos entender o que não somos.

Foi uma discussão muito rica e deu uma base muito importante para a etapa seguinte, onde dessa vez tivemos a liberdade de escrever os princípios em si. Todos concordaram que dar o passo de pensar antes em opostos nos ajudou bastante a termos base para escrever o que realmente valia como princípios.

Princípios

Abrimos para a apresentação, e à medida que as pessoas iam apresentando o que consideravam importantes, íamos agrupando em categorias e deixando a discussão se aprofundar.

Votação final

Finalizamos com uma visão geral categorizada e uma votação para elegermos os principais valores, aqueles que a gente não abria mão.

Workshop encerrado e com este material, fizemos uma priorização com base nos votos e em seguida juntamos aos resultados da pesquisa que tinha rolado em Outubro de 2019 com o time todo.

Foi só aí que conseguimos ter uma visão do top 10 princípios para o nosso time. Daí pra frente, foi um trabalho conjunto com um redator do time de Branding Experience para escrevermos da melhor forma cada título e descrição de cada princípio.

P_20200207_184950_vHDR_On_HP

Depois de trazer os resultados para papos recorrentes com as lideranças, conseguimos finalmente eleger os 5 princípios de design de produto da Neon.

 

Os 5 princípios de Design de produto da Neon

1. Faça novas descobertas

Todo problema tem porquês.

Ao criar soluções, faça as perguntas difíceis para chegar nos motivos reais dos problemas, fuja do superficial. Não se esqueça das lições aprendidas, assim você não foca no que já tem resposta. Não assumimos que sabemos de tudo.

2. Entenda através da empatia

Todo cliente tem seus motivos.

Pesquise e converse com nossos usuários, colocando-se no lugar deles, para entender a fundo suas vontades, necessidades, dores e contextos. É com eles e para eles que criamos nossos produtos. Não ignoramos quem usa o serviço.

3. Encante o usuário

Toda interação merece ser incrível.

Crie soluções que impressionam os usuários. Elas podem encantar pela simplicidade, pela inovação, pela experiência. Não nos conformamos com soluções sem graça.

4. Seja claro e transparente

Toda informação necessária deve estar presente sem letras miúdas ou truques.

O  importante é colocar tudo que o cliente deve saber de um jeito acessível. Não falamos difícil e nem escondemos o jogo.

5. Melhore constantemente

Todo resultado pode melhorar.

Nosso time se esforça para entregar o padrão máximo de UX e juntos trabalhamos para subir a régua sempre. Não temos soluções imutáveis.

O jeito Neon

Mesmo com os princípios oficializados, nunca esquecemos que nossas soluções sempre precisam ter o nosso DNA, os nossos valores como empresa e a nossa cara.

O jeito Neon aparece em tudo, desde a forma que nos comunicamos até nos mínimos detalhes das interações do nosso produto.

Estamos agora trabalhando para encontrar maneiras e ferramentas de como inserir esses princípios oficiais no dia-a-dia do nosso time.

Algumas pessoas já estão trazendo para os workshops e queremos encontrar mais formas de incluí-los em todos os nossos rituais. Temos a certeza que assim estamos sempre na rota certa para, através de uma conta 100% digital, continuarmos dando às pessoas o domínio sobre as suas vidas financeiras 😉

Leia mais:

+ Como a Neon surgiu: o cliente insatisfeito que criou uma fintech

+ Como é trabalhar na Neon?

+ Conheça os valores da Neon

Comentários