Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

O que é e como fazer a portabilidade das chaves do Pix?

Ana Gabriela Graças

Cadastrou todas as suas chaves em um banco só e agora precisa fazer a portabilidade das chaves do Pix, né?

Não precisa se preocupar, é muito simples trazer uma chave que está cadastrada em outro banco para a Neon (e, se você quiser, também é fácil cadastrar uma chave daqui em outra instituição).

Aqui vamos explicar como fazer esse processo e também como excluir uma chave da sua conta caso você não queira mais ela no app Neon, combinado? Mas, antes, vem ver tudo o que você precisa saber a respeito do Pix!

 

Mostraremos aqui:

 

Vem com a gente, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre as chaves do Pix e como solicitar a portabilidade.

O que são as chaves do Pix 🔑

As chaves do Pix são códigos que identificam as contas dos usuários no novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, como CPF/CNPJ, e-mail e telefone.

Para fazer transferências como TED e DOC, você precisa ter em mãos informações como banco, agência, conta e CPF do recebedor, certo?

Com o Pix, é possível fazer transações com apenas uma chave de identificação, que pode ser justamente o e-mail, CPF/CNPJ, telefone ou a chave aleatória (gerada pela instituição).

A chave aleatória é composta por 32 dígitos entre números e letras. Para obter a sua, é só registrar o Pix e solicitar a chave para a própria instituição.

Lembrando que pessoa física pode ter até cinco chaves cadastradas, ok? Mas você não pode cadastrar a mesma chave em instituições diferentes.

O que é portabilidade das chaves do Pix e para que serve

A portabilidade das chaves do Pix é o processo feito para transferir uma chave que está em seu nome de uma instituição para outra.

Isso é necessário porque duas chaves iguais não podem ser cadastradas em instituições diferentes, afinal, elas são o “apelido” da sua conta em um determinado banco.

Assim, o seu CPF/CNPJ, e-mail ou número de celular não podem ser cadastrados mais de uma vez em instituições diferentes. E é justamente por isso que existe a portabilidade!

Você pode ter chaves cadastradas em diversos bancos, desde que elas não se repitam.

Então, caso você tenha uma chave e queira usá-la em uma instituição diferente, precisará fazer a portabilidade.

A portabilidade existe porque algumas pessoas acabaram cadastrando todas as suas chaves em um só lugar e depois precisam distribuí-las entre bancos diferentes, por exemplo.

Por isso, basta escolher onde você quer deixar cada uma delas e fazer a portabilidade. Nada te impede de deixar seu CPF cadastrado na Neon, seu e-mail na instituição X e seu celular na instituição Y; desde que as informações sejam diferentes.

Fica a seu critério determinar onde você usará cada uma das suas chaves.

Você sabe qual a diferença entre Pix, TED e DOC? Entenda.

Como fazer a portabilidade das chaves do Pix

Para fazer o pedido de portabilidade de chaves do Pix, é preciso fazer a solicitação no banco em que você quer sua chave cadastrada. Ela notificará a instituição de origem da chave, solicitando a portabilidade.

Se você quiser que suas chaves cadastradas em outra instituição venham para a Neon, é preciso solicitar a portabilidade pelo nosso app e confirmar o processo no banco de origem da chave.

Isso é necessário para autorizar a portabilidade e garantir sua segurança.

Você terá até sete dias corridos para confirmar a portabilidade. Caso nada seja feito, o processo será automaticamente cancelado.

Veja abaixo o passo a passo para fazer a portabilidade das chaves do Pix.

1. Entre no app Neon, clique na aba “Pix” e depois em “Minhas chaves”.

2. Escolha a chave que você deseja realizar a portabilidade e siga o fluxo de validação. Aparecerá uma mensagem explicando que a chave está registrada em outro banco e pedirá que você confirme o processo.

Basta clicar em “Solicitar portabilidade”.

tela do app neon com botão para fazer a portabilidade das chaves pix

3. Você receberá um código de confirmação para dar andamento à portabilidade e é só inserir ele no local indicado.

4. Depois, confirme a portabilidade na instituição de origem da chave e aguarde a finalização do processo.

Lembre-se de que isso pode levar até sete dias corridos para ser concluído, mas pode ficar tranquilo, te avisarmos pelo app quando tudo estiver certo!

Na aba “Pix” > “Minhas Chaves” você também consegue visualizar o status do processo de portabilidade.

Como manter apenas uma chave cadastrada na Neon

Como explicamos no começo deste artigo, você pode distribuir suas chaves do Pix da forma como for mais conveniente para você.

Além disso, também entendemos que nossos clientes muitas vezes têm contas em mais de um banco.

Então, tudo bem deixar apenas uma chave cadastrada na Neon e as outras nas demais instituições. Mas deixe pelo menos uma aqui, hein! 👀

Para isso, você tem algumas opções. Confira a seguir quais são elas.

Cadastro das chaves do Pix

Caso você ainda vá fazer o cadastro da chave na Neon, o caminho é o mesmo para solicitar a portabilidade.

Entre no app Neon, clique na aba “Pix” e depois em “Minhas chaves”. Em seguida, escolha a chave que você deseja cadastrar na Neon e siga o fluxo de validação. Simples assim!

Veja aqui o passo a passo completo para cadastrar uma chave Pix na Neon.

Portabilidade das chaves do Pix

Se você já tiver cadastrado as chaves aqui e quiser manter apenas uma na Neon, basta fazer a portabilidade das demais para a outra instituição.

Entre em contato com o banco que irá receber a chave e solicite a portabilidade por lá. Aqui você precisará apenas confirmar a portabilidade.

Vá até a aba “Pix” e clique em “Minhas chaves”. Ali você poderá consultar o status de solicitação de uma portabilidade feita para uma chave sua que estiver na Neon.

É só clicar em “Aceitar” para finalizar a operação.

Exclusão das chaves do Pix

Caso você ainda não saiba exatamente onde quer cadastrar suas outras chaves do Pix além da que vai ficar na Neon, você pode apenas excluí-las.

Clique nos três pontinhos do lado direito da chave e depois em “Remover”. Pronto! A chave estará excluída.

tela do app neon mostrando como excluir uma chave pix

Não se preocupe: a exclusão não é definitiva. Você poderá cadastrá-la de novo quando quiser.

Diferença entre portabilidade e reivindicação das chaves do Pix

A portabilidade sempre será feita entre contas de mesma titularidade, enquanto a reivindicação é necessária quando você tenta cadastrar uma chave que já está vinculada a outra conta de titularidade diferente da sua.

Mas, como assim? As operadoras de celular, por exemplo, costumam reutilizar números desativados, então pode ser que você tenha um número que já foi de alguém e que já tenha sido cadastrado anteriormente no Pix.

Ao solicitar a reivindicação, você será o novo dono dessa chave após o prazo de análise.

Porém, diferentemente da portabilidade, a reivindicação leva cerca de 14 dias para ser finalizada.

Importante lembrar que a reivindicação só está disponível para e-mail e telefone, pois CPF e CNPJ são dados pessoais e intransferíveis.

Como solicitar a reivindicação do Pix

Você deve solicitar a reivindicação da sua chave na instituição de destino. Ela fará o pedido deste processo para a instituição de origem da chave. Assim, o dono atual da chave receberá uma notificação e poderá analisá-la dentro de sete dias corridos.

No período de mais sete dias, totalizando os 14 dias do prazo máximo, por segurança, essa chave não ficará vinculada a nenhuma das contas.

Nesse mesmo prazo, o dono atual da chave poderá recadastrá-la para recuperação. Caso não seja tomada nenhuma ação pelo dono atual da chave durante 14 dias, ela estará disponível automaticamente para você, que fez a solicitação.

Você consegue solicitar a reivindicação direto pelo app, tocando na aba “Pix”. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Escolha a chave que deseja realizar a portabilidade;
  2. Registre o código que será enviado para o número de telefone cadastrado;
  3. Toque em “Prosseguir” > “Reivindicar chave”.

 

Reforçando: esse processo pode levar até 14 dias corridos, e através da aba “Pix” > “Minhas chaves” você consegue visualizar o status do processo de reivindicação. Também será informado pelo app assim que for concluído!

 

Viu como é simples fazer a portabilidade das chaves do Pix, manter apenas uma chave cadastrada na Neon e também reivindicar uma chave sua? Agora é só distribuir as suas como for melhor para você. 😉

Aproveite e confira como fazer um Pix na Neon.

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe com a gente nos comentários!

ilustração neon mulher cuidando do dinheiro com app

Cuide bem do seu dinheiro. Experimente o app Neon!

download app neon android
download app neon ios

Comentários