Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Pagar ônibus com cartão de crédito Neon em São Paulo: como funciona

Isabella Paschuini

Está acontecendo! Se você mora na cidade de São Paulo, vai poder pagar sua passagem do ônibus com seu cartão de crédito que tenha tecnologia NFC para pagamento por aproximação (contactless), como é o caso do novo modelo do nosso cartão Neon. 

Se seu cartão ainda não tem a tecnologia NFC, você ainda assim pode pagar o ônibus usando carteiras digitais em seu smartphone! É o caso de Samsung Pay, Google Pay e Apple Pay. 

Isso será possível devido a uma parceria da Visa e Mastercard com a SPTrans. O teste com 12 linhas de ônibus começa no dia 16 de setembro. O teste terá duração de 3 meses ou 500 mil passageiros pagando com a nova tecnologia, e depois disso mais linhas devem disponibilizar a nova forma de pagamento. 

Para quem é cliente Neon, o pagamento com cartão direto na catraca do ônibus estará disponível se tiver o contactless com a função crédito habilitada. Já se você quer pagar com débito, é só cadastrar seu Neon no Samsung Pay ou Google Pay.  

Veja abaixo quais linhas de ônibus estão participando do teste (torcendo aqui pra você ser um felizardo que é atendido por alguma dessas linhas!): 

675R/10 Grajaú – Metrô Jabaquara  

715M/10 Jardim Maria Luiza – Largo da Pólvora  

807M/10 Terminal Campo Limpo – Shop. Morumbi  

908T/10 Parque Dom Pedro ll – Butantã  

917M/10 Morro Grande – Metrô Ana Rosa  

917M/31 Morro Grande – Metrô Ana Rosa  

2002/10 Terminal Bandeira – Term. Parque Dom Pedro ll 

2590/10 União de Vl. Nova – Parque D. Pedro ll  

4031/10 Parque Santa Madalena – Metrô Tamanduateí  

5129/10 Jardim Miriam – Terminal Guarapiranga  

5129/41 Jardim Miriam – Santo Amaro  

6030/10 Unisa-Campus – Term. Santo Amaro  

9300/10 Term. Casa Verde – Term. Parque Dom Pedro ll  

9500/10 Term. Cachoeirinha – Praça do Correio 

Por que usar o cartão de crédito para pagar a passagem no ônibus? 

Já aconteceu de você precisar pegar um ônibus e não ter saldo no Bilhete Único nem dinheiro na carteira? Comigo já aconteceu várias vezes. 

Por sorte, percebi isso antes de entrar no ônibus e não passei vergonha na catraca. Já peguei um Uber (e gastei muito mais do que planejava), já tive que desviar meu caminho pra procurar um caixa eletrônico... 

Se a gente já usa o cartão ou o smartphone pra pagar no restaurante, no mercado, no táxi e até na barraquinha que vende milho cozido, nada mais justo que os ônibus aceitarem também! 

Aliás, se você mora na cidade do Rio de Janeiro ou vai viajar pra lá, sabia que pode usar seu cartão habilitado na função crédito para pagar a passagem direto na catraca?  

Situações desagradáveis que você vai evitar usando seu cartão Neon contactless 😉

Atire a primeira pedra quem nunca chegou na catraca do ônibus e percebeu que não tinha levado dinheiro e/ou os créditos do bilhete único tinham acabado. 

É um sufoco, né? 

Imagina a situação: você está indo para o cinema encontrar os amigos. O ônibus passou atrasado e você olhou para a carteira e percebeu que esqueceu de sacar dinheiro pro transporte! 

Ou pior: é seu primeiro dia no novo emprego e você quer criar uma boa impressão chegando cedo. Na hora de pagar o ônibus: percebe que o dinheiro no Bilhete Único não é o suficiente para a passagem 😟

E aqueles dias em que você está morto de cansado, entra no ônibus e há várias cadeiras disponíveis depois da catraca, mas precisa esperar o cobrador conseguir separar o seu troco? 

Mas é seguro usar meu cartão na catraca do ônibus? 

Nós prezamos sempre pelo bem do seu dinheiro. A bandeira do nosso cartão é Visa, que garante que a segurança no pagamento da passagem de ônibus é a mesma de uma compra feita com o cartão em chip! 

Demais, né? 

Como eu sei se o ônibus aceita o pagamento por contactless? 🤔

Todos os ônibus que aceitarem esse novo tipo de pagamento vão ter essa sinalização na porta: 

nfc-onibus

Ah, lembrando que o pagamento da passagem por aproximação ainda não funciona como o Bilhete Único. Assim, não há descontos de integração quando, por exemplo, você pegar um ônibus seguido do metrô. Ok? 

E aí, gostaram da novidade? 💙

Para mais detalhes, confira também o site da SPTrans.

Comentários