Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

NFC: o que é e como funciona o pagamento por aproximação

Mariana Lima

Atualizado em 30 de agosto de 2021

Talvez você não esteja familiarizado com a sigla NFC, mas saiba que essa tecnologia está mais presente no seu dia a dia do que você imagina.

Você já deve ter visto alguém pagar uma conta apenas aproximando o smartphone ou o cartão de crédito/débito na tela da maquininha e se perguntou: “Como isso acontece?” 🤔

O que está por trás dessa “mágica” é justamente o NFC! Por isso, aqui vamos te explicar:

 

Ficou curioso?

Continue lendo e saiba mais sobre o pagamento por aproximação!

O que é NFC?

NFC é a sigla para Near Field Communication, em português “comunicação por campo de proximidade”, uma tecnologia que está mudando o mercado de pagamentos do mundo inteiro.

Por isso, grandes empresas como Visa, Apple, Samsung, Google, Microsoft e Neon estão colocando o NFC em seus produtos.

O recurso permite o pagamento por aproximação, também chamado contactless, cada vez mais comum nos cartões de crédito e débito mais recentes, e que diminui o tempo de pagamento nas lojas. É super seguro e você nem precisa digitar a senha. 🎉

Leia também: Como usar o cartão Neon para pagar por aproximação via Samsung Pay

Como funciona o NFC?

Ao contrário de muitos dispositivos disponíveis hoje no mercado, a tecnologia NFC não precisa nem de internet nem de Bluetooth para enviar e receber dados entre aparelhos.

A principal diferença entre as tecnologias de internet sem fio (Wi-Fi) e o Bluetooth é que o NFC costuma ser usado para transações rápidas, com poucas informações e com o processo seguro, sem grandes riscos de vazamento de dados.

É toda essa segurança prevista nas transações de aparelhos com chips que torna o NFC um grande aliado para novas formas de pagamento.

Vantagens do NFC

  • Você pode deixar a carteira em casa: não precisa ficar andando com dinheiro e nem encostar na maquininha;
  • Sem filas: o pagamento é fácil, ágil e rápido;
  • Menos risco de fraude: cada uma das carteiras digitais tem uma tecnologia única de criptografia para guardar os dados da transação, evitando o compartilhamento indevido de informações. Além disso, o número do seu cartão está sempre protegido, pois um código diferente é gerado para cada compra.

Como fazer pagamentos com NFC?

Você pode pagar com NFC em qualquer local com a maquininha com o logo do NFC ou que aceite pagamento das carteiras digitais.

Hoje existe uma série de dispositivos que usam NFC: tem relógios, anéis, pulseiras inteligentes e celulares com NFC, além dos cartões de crédito e débito, como os da Neon. 💙

Veja aqui como funciona o cartão Neon contactless que paga por aproximação.

Para pagar, é só aproximar o dispositivo ou cartão do aparelho e pronto! Pagamento aprovado. Dependendo do valor da transação, a senha será solicitada, pois isso garante a sua segurança.

Por que os dispositivos precisam estar tão próximos da maquininha?

Assim como o nome da tecnologia já diz, o NFC é uma boa opção para transmitir informações em alta velocidade em curta distância por meio de chips.

Por isso, é recomendável você colocar seu celular ou cartão com NFC a uma distância de no máximo 10 centímetros da maquininha. Caso o espaço entre os dois dispositivos seja maior que isso, falhas podem acontecer no processo de pagamento.

Outras funcionalidades do NFC

A principal função do NFC hoje é agilizar o pagamento de contas, mas a tecnologia também é usada com outras finalidades.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, já é possível usar o cartão de crédito Neon com NFC para pagar passagens de metrô direto na catraca, por exemplo.

Para pagar com o contactless é bem simples: basta aproximar o seu cartão. O pagamento é feito na hora, a passagem é liberada e você já pode partir para o destino escolhido! Fácil, rápido e sem burocracia.

O valor da viagem é cobrado direto na fatura, sem custo adicional ou taxas, no final de cada dia. Ou seja, se você fizer duas ou três viagens de metrô no mesmo dia, o valor creditado será a soma das viagens.

Além disso, o NFC também é usado no lugar do ingresso físico de shows e eventos, para controlar dispositivos de casas inteligentes (destravar portas, ligar a luz dos cômodos, ajustar ar condicionado, etc.), entre outros recursos.

A previsão é que a tecnologia ganhe ainda mais funcionalidades nos próximos anos e, com isso, novas ferramentas surjam para agilizar a sua vida!

 

Gostou de saber o que é NFC e como funciona o pagamento por aproximação? Conta para a gente nos comentários se você já conhecia a tecnologia! 😉

ilustração neon mulher cuidando do dinheiro com app

Cuide bem do seu dinheiro. Experimente o app Neon!

download app neon android
download app neon ios

Comentários