Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

NFC: conheça a tecnologia por trás do pagamento por aproximação

Mariana Lima

Você já deve ter visto alguém pagar uma conta apenas aproximando o smartphone e o cartão de crédito/débito na tela da maquininha e se perguntou: como isso acontece? 🤔A tecnologia por trás dessa “mágica” se chama NFC (Near Field Communication, na sigla em inglês).

O NFC é uma tecnologia que promete revolucionar o mercado de pagamentos do mundo. Por isso, grandes empresas como Visa, Apple, Samsung, Google, Microsoft e Neon tem se preocupado em colocar NFC em seus produtos.

É ele que permite o pagamento por aproximação, ou contactless, cada vez mais comum nos cartões de crédito e débito mais recentes e que diminui o tempo de pagamento nas lojas 🎉

Ficou curioso? 👀 Vamos te explicar melhor como funciona a tecnologia e como usá-la a seu favor!

Como funciona?

Ao contrário de muitos dispositivos disponíveis hoje no mercado, o NFC não precisa nem de internet nem de Bluetooth para enviar e receber dados entre aparelhos.

A principal diferença entre as tecnologias de internet sem fio (WiFi) e o Bluetooth é que o NFC costuma ser usado para transações rápidas, com poucas informações e com o processo seguro, sem grandes riscos de vazamento de dados.

É toda essa segurança prevista nas transações de aparelhos com chips que torna o NFC um grande aliado para novas formas de pagamento.

Quais são os aparelhos com NFC?

Hoje há uma série de dispositivos que usam NFC. Os mais comuns são smartphones, relógios, anéis e pulseiras inteligentes, além dos cartões de crédito e débito, como os da Neon 💙

Aparelhos com essa tecnologia possuem uma sinalização de que eles são aptos para transações via NFC. O mesmo acontece com as maquininhas de pagamento nos estabelecimentos comerciais.

Por que os dispositivos precisam estar tão próximos da maquininha? 🤔

Assim como o nome da tecnologia já diz, o NFC é uma boa opção para transmitir informações em boa velocidade em curta distância por meio de chips.

Por isso que é recomendável você colocar seu celular ou cartão em uma distância de no máximo 10 cm da maquininha. Mais do que essa distância entre os dois dispositivos pode acontecer falhas no processo de pagamento.

Dá para usar NFC em outras funcionalidades?

A principal função do NFC hoje é para agilizar o pagamento de contas, mas a tecnologia também é usada em outros momentos.

No Rio de Janeiro, já é possível usar o cartão de crédito Neon para pagar passagens de metrô direto na catraca, via NFC, por exemplo.

Recentemente em São Paulo começaram os testes para pagar a tarifa do ônibus direto na catraca com o cartão de crédito Neon, substituindo o uso de bilhete único e de dinheiro.

Mas ele também é usado no lugar do ingresso físico de shows e eventos, para controlar dispositivos de casas inteligentes (destravar portas, ligar a luz dos cômodos, ajustar ar condicionado etc) entre outras funcionalidades.

A previsão é que a tecnologia ganhe ainda mais funções nos próximos anos e com isso novas ferramentas surjam para agilizar a sua vida!

Gostou de saber mais como funciona o NFC? Conta pra gente se você já experimentou usar essa tecnologia em algum momento do seu dia!

Comentários