Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Para quem usa conta digital Neon, nada muda com o fim do Banco Neon

Time Neon

**Atualizado em 02 de julho de 2020**

Apesar de serem instituições totalmente diferentes, a notícia do fechamento das atividades de um banco com o mesmo nome, Neon, pode estar causando dúvidas. Mas, calma, vamos te explicar tudo o que aconteceu.

Após o fechamento do Banco Neon, o que aconteceu com o dinheiro de quem tinha conta digital Neon? A resposta é simples: nada!

Isso porque a Neon Pagamentos - startup que administra a sua conta digital, é responsável pelo app e atendimento incrível - não está ligada ao Banco Neon (antigo Banco Pottencial).

Além de CNPJ, escritórios e sócios diferentes, as duas empresas sempre tiveram atividades separadas.

Nesse artigo, a gente explica em detalhes como a Neon Pagamentos tinha apenas uma parceria comercial com o Banco Pottencial, instituição financeira de Belo Horizonte. Quando assinaram o contrato, o Banco Pottencial trocou de nome para Banco Neon e é por isso que algumas pessoas confundem as duas empresas.

Na prática, o contrato previa que o Banco Pottencial realizasse as transações financeiras dos clientes da Neon Pagamentos, uma determinação exigida pelo Banco Central. Mas o contrato foi excluído pela Neon Pagamentos assim que o Banco Central identificou inconsistências no Banco Neon.

Para não deixar os seus clientes sem poder fazer todas as transações de sua conta digital, em apenas três dias a Neon Pagamentos fechou contrato com o Banco Votorantim, uma instituição sólida e conhecida no mercado e que tem parceria com a Neon até hoje. Esse acordo também teve o aval do Banco Central.

Desde o início do processo até os dias atuais, o Banco Central sempre deixou claro que a Neon Pagamentos respeita as regras estipuladas por lei. Em nenhum momento o Banco Central encontrou erros ou fraudes em processos relacionados à startup, como abertura de contas e o cartão de crédito.

Quando o Banco Central fechou o Banco Neon e toda a imprensa noticiou o fato, era comum as pessoas se perguntarem: o Banco Neon é seguro? O Banco Neon é confiável? Foi aí que muitas pessoas descobriram que a conta digital Neon e o Banco Neon eram empresas diferentes. E que a conta digital Neon é sim segura e confiável 😉

O que aconteceu com quem tinha dinheiro na Neon?

À época, clientes que tinham investimentos em CDB comprados por meio do app Neon foram indenizados conforme diz a lei, por meio do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Quem tinha dinheiro em conta também pôde sacar em caixas 24 horas e fazer outras movimentações financeiras, como transferência bancária.

Em poucos dias e com o novo contrato com o Banco Votorantim, a Neon Pagamentos voltou a abrir novas contas digitais. Com inovação e responsabilidade, nos tornamos uma das maiores fintechs do mercado!

Com a página virada, a Neon Pagamento tem crescido em todo o Brasil e se tornado referência mundial, ganhando diversos prêmios de empresas conhecidas, como Forbes e LinkedIn.

Tirou as dúvidas que ainda tinha sobre o que aconteceu com o fechamento do Banco Neon, ex-Banco Pottencial? Você pode ver mais sobre essas dúvidas na nossas perguntas frequentes (FAQ) ou deixar aqui nos comentários 😉

Leia mais:

+ Quais são as diferenças entre Banco Neon e Neon Pagamentos?

+ Como a Neon surgiu: o cliente insatisfeito que criou uma fintech

+ A Neon é uma das 250 fintechs mais promissoras do mundo

+ Conheça os valores da Neon

Comentários