Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Roda de conversa: os desafios das mulheres no ambiente de trabalho

Mariana Lima

Nas últimas décadas as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Apesar disso, não faz muito tempo que as empresas têm aumentado a procura por diversidade, incentivado a contratação de líderes mulheres, equidade de gênero e de salário entre os funcionários.

Os desafios e as questões de gênero no ambiente profissional foi tema de uma roda de conversa em comemoração ao Dia da Mulher, na Neon. Para liderar essa discussão, convidamos a Ana Bavon, fundadora do Business For People.

Vamos contar um pouco para você como foi essa troca de experiências 😉

Em um pouco mais de uma hora, discutimos assuntos importantes para a igualdade de gênero e nos questionamos sobre verdades colocadas há muitos anos pelo mercado de trabalho, como:

Se as pesquisas mostram que as mulheres hoje no Brasil têm mais capacitação e estudo formal, por que não temos mais líderes mulheres? E por que, de modo geral, o salário das mulheres costuma ser menor que de seus pares homens?

Ou até mesmo:

Ainda há espaço para o mercado de trabalho definir o que é “profissão de homem” e “profissão de mulher”?

Liderança feminina

Para o debate, Ana Bavon levantou alguns pontos que dificultam a equidade entre o número de líderes homens e de mulheres nas empresas.

A primeira delas se dá por uma questão de identificação. De acordo com ela, é muito comum que líderes homens, como hoje se configura a maioria nas empresas, procurem e promovam pessoas parecidas com o seu perfil, ou seja, outros líderes homens! Isso tem nome e se chama viés de afinidade.

Outro motivo são os pré-conceitos enraizados na sociedade. Como o que diz que as mulheres estão menos disponíveis para o trabalho porque também são responsáveis por cuidar da casa e dos filhos, ou o que afirma que líderes mulheres são mandonas, irritáveis ou que estão constantemente “de TPM”. Ninguém merece, né?

d48e05c9-c97e-4eac-bbb7-be1fe21b9490

Todo mundo perde, todo mundo ganha

De outro lado, é comprovado que empresas que promovem a diversidade – entre elas a de gênero – tem impacto positivo na economia.

A lógica, segundo a especialista, é clara: quanto mais diversa é a equipe, mais o produto daquela empresa consegue atender diferentes públicos.

“Há ainda a questão de afinidade. Hoje, o consumidor quer comprar produtos de empresas que ele se sente representado. Quem não faz isso, perde”, disse.

De acordo com os estudos apresentados pela palestrante, a diversidade de gênero em uma empresa promove um aumento de lucro de 21% quando comparado com uma companhia do mesmo setor. Quando essa diversidade se expande para o campo racial, o lucro cresce 33%!

Como começar a mudança

Acredito que você também está curioso para saber por onde começar essa mudança – assim como os neowners ficaram durante o bate-papo 😉 – e é por isso que destacamos alguns aspectos aprendidos com esse encontro:

  1. Questione como você olha para o mundo – todos nós temos algum tipo de preconceito que precisa ser estudado e tratado. Antes de exigir que a sua empresa comece a fazer alterações, veja como você pode melhorar. Depois que isso acontecer, será mais fácil -e genuíno – pedir mudanças estruturais no seu ambiente de trabalho;
  2. Estude e discuta sobre diversidade – aproveite que o assunto está em voga e participe de encontros que debatam a equidade. Isso fará com que você tenha mais conhecimento para conversar sobre o assunto com outras pessoas e explicar a importância de ter um ambiente de trabalho mais plural e diverso;
  3. Questione as “verdades do mercado” – agora que você já está mais consciente do seu olhar para o mundo e tem conhecimento sobre o assunto, é hora de exigir mudanças no seu ambiente de trabalho. Repense nas verdades do mercado, elas fazem sentido pra você? E levante a discussão dentro da empresa que você trabalha. Todo mundo vai sair ganhando 😉

 

17cc0b67-232c-47d4-8ae2-850c7169b669

E aí, gostou de saber um pouco de como foi a nossa rodada de conversa sobre o Dia da Mulher aqui na Neon? Acompanhe a gente no LinkedIn que sempre publicamos lá as ações que acontecem aqui dentro 😉

Leia mais:

+ Como é trabalhar na Neon?

+ Conheça os valores da Neon

+ Agora a MEI Fácil é Neon

Comentários