Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Como a Neon me ajudou a organizar as minhas finanças e a guardar dinheiro

Jonata Santos

Controle financeiro nunca foi meu forte, mas eu sempre digo que trabalhar na Neon resolveu isso. Eu sou Jonata Santos e faço parte do time de atendimento da Neon. Uma das minhas tarefas diárias é ajudar as pessoas a cuidarem melhor do seu dinheiro, mas eu também não era tão organizado financeiramente assim.

Comecei a receber meu próprio dinheiro quando tinha 18 anos e trabalhava como menor aprendiz. Naquela época, recebia em torno de R$ 400 e ajudava meu pai nas contas de casa.

O fato do salário não ser alto era o que me ajudava a não ter dívidas. Mas, no decorrer dos anos, quando fui efetivado e depois promovido, fiquei muito consumista e não tinha muita noção dos meu gastos e contas. Conclusão: As coisas foram saindo do controle.

Dívida sem fim

Na época, a dívida era em torno de R$ 800. Eu sei que não é um valor muito alto, mas comparado com o que eu recebia era muito dinheiro pra mim. Mesmo endividado, não parei de gastar. Eu até queria guardar dinheiro naquela época, mas não conseguia porque não sobrava nada para eu poupar.

Juntando a dívida com o fato de não ter controlado as compras, o valor devido começou a aumentar com o acréscimo de multas e encargos, virando uma verdadeira bola de neve - eu negociava, mas não conseguia pagar.

Eu tinha pouco mais de 20 anos e era responsável por uma dívida que crescia com juros em cima de juros!

Minhas tentativas

A primeira solução encontrada foi começar a me organizar financeiramente. Mas como não tinha muita ideia de como fazer isso sozinho, o plano sempre falhava e eu voltava pra bola de neve.

Só consegui me organizar completamente quando conheci a Neon e vim trabalhar aqui. A cultura da empresa é 100% voltada para que as pessoas tenham mais controle do próprio dinheiro. E conviver com isso diariamente foi o que faltava para, de fato, me organizar financeiramente.

Como mudei?

Foi aqui que eu aprendi que com organização era possível ter domínio do próprio dinheiro e, consequentemente, ter uma vida financeira saudável: sem dívidas, poupando para o futuro e, ao mesmo tempo, continuar comprando as minhas coisas, mas agora com mais consciência.

Por isso, se você está cheio de dívidas e com dificuldades como eu, te aconselho a dar alguns passos que a Neon me ensinou a dar:

  1. Tenha controle dos seus gastos e anote tudo o que você consome. Tudo mesmo! Aqui tem uma planilha de gastos que pode te ajudar nisso. Mas clientes Neon conseguem acompanhar muito mais fácil com o saldo inteligente do app, que separa os gastos por categorias;
  2. Programe seu dinheiro. Tenha em mente as suas contas para os próximos meses e quanto de dinheiro você receberá naquele período. Só depois disso, você saberá quanto realmente poderá gastar;
  3. Tenha uma reserva financeira. Aos poucos, vai juntando dinheiro. É importante guardar dinheiro para o futuro e para tirar os sonhos do papel.

 

Por fim, não desista. Pode parecer difícil no começo, mas com as ferramentas certas em mãos você conseguirá se organizar financeiramente 😉

Nota do editor: Decidimos compartilhar a história inspiradora do Jonata porque se assemelha à situação de milhões de brasileiros que tentam, todos os dias, organizar sua vida financeira.

Nós da Neon temos orgulho de nos esforçarmos ao máximo para você ter sempre o  controle do seu próprio dinheiro. Para a gente, te ajudar a realizar seus sonhos é a nossa maior inspiração.

Precisando de uma mãozinha? Faça como o Jonata: Conte com a Neon! 💙

Comentários