Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Passo a passo: como fazer um Pix na Neon + dúvidas respondidas

Ana Gabriela Graças

Atualizado em 24 de junho de 2021

O Pix chegou e com ele surgiu a dúvida: “Como fazer um Pix”? O novo meio de pagamento do Banco Central permite fazer transferências e pagamentos online em até 10 segundos, 24 horas por dia e sete dias por semana (inclusive feriados).

Neste vídeo explicamos tudo o que você precisa saber a respeito do Pix, confira!

 

Aqui vamos mostrar:

 

Continue com a gente e veja como é simples fazer pagamentos e receber dinheiro usando o Pix!

Como fazer um Pix da Neon para outros bancos

Via dados bancários

Você pode fazer uma transferência pelo Pix via dados bancários, digitando manualmente os dados da conta transacional do usuário recebedor, como funciona hoje para iniciar uma transferência.

Entre no app Neon e clique na aba “Transferências”. A próxima tela mostrará a opção de você enviar para contatos que já estão cadastrados, o que facilitará ainda mais o processo, ou você poderá registrar um novo para fazer a transferência.

Para fazer um novo cadastro, basta clicar no ícone que está no canto superior direito e inserir as informações solicitadas.

Depois de selecionar o contato, aparecerão duas opções:

  • Transferência instantânea: é o Pix, disponível 24h por dia. Logo abaixo você verá que o valor de dois limites será mostrado: o limite para transferências entre contas Neon e o limite para outros bancos
  • Transferência comum: disponível das 7h30 às 16h. Aqui também aparecerá o valor do limite para fazer transferências para outros bancos via TED

 

Entenda as diferenças entre Pix, TED e DOC.

Para fazer um Pix, selecione a primeira opção. Em seguida, insira sua senha de quatro dígitos e pronto!

O comprovante da transação será gerado e você poderá enviá-lo para quem quiser tocando em “Compartilhar”.

Além disso, o comprovante fica disponível na aba “Saldo” do app. É só tocar na transação específica para acessá-lo.

Em até 10 segundos o Pix será compensado!

Via chave do Pix

Você também pode transferir dinheiro pelo Pix usando as chaves do Pix.

Entre no app Neon e clique na aba “Pix”. Você verá a tela abaixo:

passo a passo sobre como fazer um pix na neon

Depois, clique em "Transferir dinheiro". Em seguida, você deverá selecionar para quem deseja enviar o Pix, clicar em “Transferência instantânea” e depois em “Chaves Pix” para escolher a chave da transferência dentre as opções abaixo:

  • CPF
  • CNPJ
  • Telefone
  • E-mail
  • Chave aleatória

 

Após isso, digite a chave e clique em "Continuar". Aparecerá uma mensagem pedindo para confirmar se o destinatário está correto. Cheque o nome e o banco e, caso esteja tudo certo, selecione "Sim".

Digite o valor desejado e clique em "Próximo". Verifique novamente se todas as informações estão corretas e deslize a tela para cima para enviar. Depois é só colocar a sua senha e pronto! Pix enviado. 😉

O comprovante da sua transação aparecerá na tela para você. Além disso, o comprovante fica disponível na aba "Saldo" do app. É só tocar na transação específica para acessá-lo.

Veja o que é e como fazer a portabilidade das chaves do Pix.

Como receber um Pix de outros bancos para a Neon

Você pode receber um Pix de três formas diferentes na Neon:

1. Via chave do Pix

Informe uma chave de registro com os seus dados, pode ser o CPF/CNPJ, e-mail ou telefone celular, basta ser uma das suas chaves do Pix cadastradas na Neon!

Ainda não castrou suas chaves do Pix na Neon? Confira o passo a passo completo para cadastrar as suas.

2. Via QR Code

Dentro da aba “Pix”, clique em “Cobrar dinheiro” e depois escolha qual chave será usada para receber o pagamento; a cobrança é vinculada a uma de suas chaves, é por meio delas que o QR code é criado.

Insira o valor a ser cobrado — caso você não preencha esse campo, a pessoa que receber a cobrança poderá escolher o valor a ser pago. Caso queira, você pode adicionar uma descrição da cobrança. Então, toque em “Gerar cobrança”.

Seu QR Code será gerado e pronto! Basta compartilhá-lo com quem irá pagar.

3. Via dados bancários

Aqui será preciso informar os dados da sua conta para o pagador digitar manualmente na instituição que quer fazer o Pix.

Para facilitar, basta ir na aba “Meu Neon” e clicar em “Compartilhar” para enviá-los para quem irá fazer o pagamento para você.

Atenção! Neste caso, a instituição que o pagador deve escolher para a transação é a Neon Pagamentos S.A, pois essa é uma operação via Pix.

A opção Banco Votorantim é escolhida apenas para a realização de transferências e pagamentos.

O prazo de compensação do Pix é de até 10 segundos utilizando qualquer uma das três opções.

OBS: se você fez um Pix de outra instituição para a Neon e este ainda não compensou, por favor, entre em contato com a instituição responsável.

4 dúvidas frequentes respondidas sobre transferências via Pix

1. É possível estornar ou cancelar uma operação feita via Pix?

Caso você cancele a transação antes de fazer a última etapa, que é confirmar com a senha transacional de quatro dígitos, o Pix não será validado.

Porém, se você inserir a senha, o envio será confirmado automaticamente e não terá como ser cancelado.

Caso você queira recuperar o dinheiro, aconselhamos que você negocie com o recebedor para fazer a devolução deste valor que não estava acordado entre ambos.

Como transação ocorre em até 10 segundos para a conta de destino, então ele já terá recebido o dinheiro e poderá devolvê-lo.

2. E se eu errar a digitação de uma chave?

Caso haja algum erro de digitação da chave que receberá sua transação, enviaremos um alerta para você dentro do próprio aplicativo avisando que há algo errado e a operação não será concluída.

3. Qual o limite mínimo e máximo para fazer uma transação via Pix?

De acordo com o Banco Central, não existe um limite mínimo ou máximo para fazer uma transferência pelo Pix. Porém, este assunto será determinado e estipulado por cada instituição.

Na Neon, para fazer um Pix você não possui um limite mínimo. Porém, há um limite máximo diário, que é aquele valor que aparece antes de você finalizar uma transferência —esse limite é importante principalmente para a sua segurança.

Você pode consultá-lo clicando em “Pix” > “Meus limites Pix”.

Além disso, para recebimento não há nenhum tipo de limite.

Caso o aumento de limite esteja disponível, você poderá arrastar a barra de limites para a direita e aumentá-lo. Se quiser diminuir o limite diário, é só arrastar a barra para a esquerda. Em ambos os casos, não esqueça de tocar em “Salvar alteração”.

Se a barra de limites ainda não aparece para você, atualize o seu app tocando em “Meu Neon” > “Sobre” > “Atualizar versão”.

Após uma análise do seu perfil, o limite máximo disponível na aba Pix do app é o que podemos dar a você nesse momento. Assim que for possível aumentá-lo, vamos avisar pelos canais de contato.

Caso precise fazer uma transação com um valor maior do que seu limite neste momento, recomendamos usar transferências ou boletos de depósito.

4. Como faço para manter meus dados do Pix seguros?

O Pix é uma das formas mais seguras de transferir seu dinheiro. Veja algumas dicas para manter seus dados seguros na hora de transferir dinheiro pelo Pix:

Compartilhamento de chaves

Dados como CPF, e-mail e número de telefone são dados sensíveis que não devem ser divulgados a qualquer pessoa, principalmente de forma pública.

Só envie suas chaves Pix para pessoas e empresas de sua confiança e, se for enviar por uma rede social, mande via mensagem privada.

Em caso de perda de acesso ao número de telefone ou ao e-mail, você deve excluir a chave imediatamente, já que ela pode ser usada futuramente por outra pessoa.

Pagamento pelo app

Ao inserir a chave Pix para realizar um pagamento ou transferência pelo app, sempre esteja atento à tela de confirmação das informações sobre o recebedor.

As informações serão: instituição financeira, nome completo, CPF ou CNPJ e valor. Caso perceba qualquer inconsistência nesses dados, não finalize a transação.

Golpe do WhatsApp

Cuidado com pedidos de pagamento ou transferência via WhatsApp. Nunca envie dinheiro sem antes se certificar de que é realmente uma pessoa de confiança solicitando uma transferência.

Uso indevido de chaves

Ao identificar que uma das suas chaves Pix foi usada de forma indevida, realize o processo de reivindicação, no qual a instituição financeira entrará em contato com o local no qual foi realizada a transação e informará que a chave pertence a você.

Aqui explicamos como evitar cair nos golpes do Pix.

 

O que achou da explicação sobre como fazer e receber um Pix? Conta para a gente nos comentários se você já usou essa nova forma de pagamento!

ilustração neon mulher cuidando do dinheiro com app

Cuide bem do seu dinheiro. Experimente o app Neon!

download app neon android
download app neon ios

Comentários