Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Cartão virtual Neon: como usar + respostas para dúvidas frequentes

Time Neon

Ele é prático, seguro, perfeito para fazer compras online e está no seu app Neon desde o momento em que você ativa sua conta. Sabe do que estamos falando, né? Do seu cartão virtual Neon!

Essa opção de pagamento é perfeita para quem tem uma vida digital e compra coisas online ou ainda paga por serviços de streaming, usa Uber ou pede comida pelo iFood e Rappi, por exemplo.

O cartão Neon não tem anuidade e você também não paga pela emissão dele!

Você sabe quais são todas as taxas de cartão de crédito que você paga em outros bancos? Descubra.

Se você ainda não é cliente Neon, o que está esperando para ter uma vida financeira sem burocracia e com poder sobre o seu dinheiro?

ABRA SUA CONTA NEON

Para pedir o cartão de crédito Neon você precisa ter uma conta conosco e solicitar uma análise de crédito, tudo bem?

De qualquer forma, assim que sua conta é aberta você já tem direito ao cartão físico e virtual na função débito!

Então, para saber mais é só navegar pelos tópicos abaixo ou continuar a leitura:

 

Queremos que você veja como é simples começar a usar o cartão virtual da Neon. 😉

Confira!

O que é um cartão virtual?

Cartão virtual é um cartão que não existe fisicamente, mas funciona exatamente como um cartão normal. No caso do cartão virtual Neon, por exemplo, ele tem uma numeração diferente e está disponível no app para ser usado apenas em compras online.

Fazer um cartão virtual garante mais segurança para suas transações e preserva o seu cartão físico. O melhor de tudo é que aqui você nem precisa solicitar, pois quando a sua conta é aberta automaticamente o cartão virtual é gerado!

Como usar o cartão virtual Neon?

Ao abrir uma conta Neon, o cartão virtual já estará ativo para ser usado e um físico chegará para você no endereço cadastrado para entrega dentro do app. Ou seja, você nem precisa se preocupar em criar um cartão virtual.

É muito simples: abra o app Neon, clique em "Cartões" e então escolha o virtual.

Depois, copie o número clicando em "Copiar número" e use-o para compras na internet e assinaturas dos seus serviços online favoritos!

Nas transações feitas pela internet você só deve usar o cartão virtual, pois esse é o seu cartão para compras online. Isso é importante para te proteger de golpes e fraudes.

Para a sua segurança, as informações do seu cartão físico, tal como número do cartão, do CVV (código de segurança) e da validade não funcionarão pela internet. Para esse tipo de compra, sempre use os dados do seu cartão virtual que está no app!

Quer uma dica para se proteger? Sempre verifique se o site é seguro! Fique atento ao link da página inicial e veja se no início do link existe um cadeado que funciona como símbolo de segurança.

Além disso, outra forma de conferir se o site é seguro é ver se no endereço do site o HTTP tem a letra S, ficando dessa forma: HTTPS://nomedosite.com.br

E mais: não poste fotos da sua tela com o seu cartão virtual nas redes sociais nem compartilhe essas informações com terceiros. A foto da tela permite que outras pessoas também tenham acesso às informações do seu cartão.

Veja aqui mais dicas sobre como evitar fraudes e golpes pela internet nas compras online.

Como as compras feitas pela internet com o cartão virtual são cobradas?

Existe uma diferença entre o cartão virtual cobrado na fatura (cartão de crédito virtual) e o cartão virtual cobrado na hora (cartão de débito virtual).

Ao fazer o depósito inicial e ativar a conta, todos os clientes Neon passam a ter disponível o cartão físico e o cartão virtual, ambos com a função débito (cobrado na hora).

O cartão físico serve para compras presenciais que são cobradas através de uma maquininha. Já o virtual deve ser utilizado para compras na internet e cadastros em serviços como Uber, Spotify, iFood, etc.

Nesse caso, todas as vezes que você fizer uma compra ou pagar uma plataforma de streaming, por exemplo, o valor será descontado na hora do seu saldo — por isso é importante deixar sua conta sempre no azul. 😉

Além disso, o cartão virtual funciona nos campos de débito ou crédito nos sites, mas a compra será de débito de qualquer forma.

Isso significa que você precisa ter o saldo em conta para comprar com o cartão virtual de débito. Por isso, as compras devem ser à vista, ou seja, sem parcelamento.

Já clientes que têm a opção crédito habilitada terão mais um cartão virtual. Nesse caso, o valor da compra aparecerá na fatura do seu cartão de crédito Neon e você só pagará quando ela vencer.

Ou seja, você terá um cartão virtual cobrado na hora e outro cobrado na fatura, além do seu cartão físico (mas esse é um só).

Para acessar seus cartões, é só tocar na aba “Cartões” do aplicativo e lá estarão todos. Importante reforçar que cada cartão tem uma numeração diferente, por isso tenha atenção principalmente na hora de fazer transações online.

Se quiser ver as compras feitas com o cartão virtual cobrado na hora, você pode tocar na aba “Saldo” do app.

Já para ver as compras com o cartão virtual de crédito cobrado na fatura, toque na aba “Crédito”, na qual você acessará sua fatura.

Aproveitando, você sabe quando vale a pena comprar parcelado no cartão de crédito? Veja aqui.

Respostas para 7 dúvidas frequentes sobre o cartão virtual Neon

1. O que é “Verified by Visa”?

“Verified by Visa” é uma verificação solicitada pela própria Visa quando compras são feitas em alguns sites.

Essa é uma notificação de segurança enviada pelo app Neon para garantir que você de fato está fazendo aquela compra.

Antes de finalizar a transação, você recebe uma notificação pedindo para confirmar a compra no site. Basta fazer a verificação e pronto, a operação será feita.

Esse procedimento é importante para garantir que as compras tenham sua validação e também para evitar que você tenha qualquer dor de cabeça caso seu cartão seja clonado e tentem fazer transações com ele.

2. Eu só tenho a função cartão virtual débito, mas o site que eu quero comprar só aceita crédito. E agora?

Temos uma boa notícia para você! Independentemente de seu cartão ter ou não a função crédito, quando você realizar compras em sites e aplicativos, selecione a opção "Pagar com cartão de crédito".

Se você tiver saldo suficiente na sua conta digital, a compra será realizada com sucesso! Lembrando que nessa função o dinheiro é descontado na hora do seu saldo bancário. 😀

Agora se você tiver a opção de crédito no seu Neon, é preciso ter limite suficiente para realizar a compra, ok?

3. Como o cartão virtual Neon funciona com os serviços de assinatura?

A lógica é semelhante à de pagamento de qualquer compra. O cartão de débito virtual precisa ter saldo no dia de vencimento da Netflix, HBO Go, Amazon Prime, Spotify ou quando você for pedir comida do iFoodUber Eats, Rappi, etc. também.

Além disso, na função crédito é preciso ter limite suficiente na fatura para poder usar esses serviços.

Para você ter ainda mais controle sobre sua vida financeira, o app Neon tem uma ferramenta para monitorar todas as transações feitas, a "Gestão de Assinaturas".

Com ela você consegue ver se seu cartão está cadastrado nas principais plataformas do Brasil e ver o status de cobrança em cada uma.

Para fazer esse acompanhamento, basta ir à aba “Cartões”, depois “Virtual cobrado na hora” e verificar o campo "Cadastre seus cartões em apps como:".

assinaturas do cartão virtual neon

Não se preocupe caso apareça apenas algumas empresas, pois é possível cadastrar seu cartão virtual em outros sites ou aplicativos, porém eles não aparecerão nesta tela — deixamos aqui os serviços mais usados pelos nossos clientes.

Sempre que tiver uma transação (uma compra com seu cartão), ela parecerá dentro do seu extrato na aba “Saldo”. Se for feita no crédito, ela deverá aparecer no detalhamento da fatura, na opção “Crédito” do app.

Entenda aqui como funciona o pagamento recorrente dos serviços por assinatura.

4. Como fazer compras internacionais com o cartão virtual Neon?

O seu cartão virtual é internacional com bandeira Visa e já vem liberado para compras internacionais, ou seja, pode ser usado em qualquer site do mundo!

Você pode fazer compras tanto no débito quanto no crédito (desde que tenha o crédito aprovado na sua conta).

Importante lembrar que em compras internacionais, físicas ou online, há incidência de IOF (6,38%) e de uma taxa de gerenciamento da Neon de 4%. O dólar praticado é o da nossa parceira Visa.  

Aqui você pode simular sua compra e verificar quanto ela custará com a conversão.

5. Não consigo cadastrar o cartão em um site, o que eu faço?

Caso você esteja tendo problemas, faça um checklist para verificar se todos os passos abaixo estão certos:

  • Veja se a função usada está correta: no caso de uma compra no débito, verifique se está usando o cartão virtual cobrado na hora. Se for uma compra no crédito, veja se você foi aprovado na solicitação de crédito na aba “Crédito” do app) e use o cartão virtual cobrado na fatura. Para acessar seus cartões virtuais, é só tocar na aba “Cartões” do aplicativo
  • Cheque os dados do cartão inseridos no pagamento: o número do cartão com todos os dígitos, o nome, a data de validade e o CVV (código de segurança) devem estar corretos para a transação ser efetuada
  • Verifique o saldo/limite da conta: se estiver comprando no débito, tenha o saldo em conta (veja na aba “Saldo” do app) para conseguir fazer a compra. Agora, se a compra for no crédito, veja se você tem limite disponível na aba “Crédito”

6. Como solicitar o estorno de uma compra no cartão virtual?

Antes de tudo, confira na aba “Saldo” do app se sua compra virtual já não foi estornada. Ela aparecerá riscada para você poder diferenciar das outras compras. Também dá para solicitar um extrato detalhado em “Meu Neon” > “Solicitação de documentos”.

Agora, se ela não aparece como explicamos acima, você terá que seguir os passos abaixo:

  • Caso queira cancelar sua compra: se você fez uma compra que não foi satisfatória ou teve problemas na entrega, por exemplo, o primeiro passo é entrar em contato com o estabelecimento para esclarecer o problema e solicitar a devolução do valor

 

Dentro de uma transação de compra, a Neon tem a responsabilidade de processá-la ou processar a devolução, mas quem cobra ou devolve é o estabelecimento. Então, entre em contato com o local onde comprou primeiro, para verificar.

Se não reconhecer mesmo aquela compra e ela foi feita em um estabelecimento em que:

  • Você já fez alguma compra anteriormente: entre em contato diretamente com o estabelecimento dizendo que não reconhece ela
  • Você nunca comprou no estabelecimento: recomendamos fazer uma contestação. Ela pode ser registrada pelo app em compras feitas com o cartão virtual de débito. Para compras com o cartão físico e/ou na função crédito, entre em contato com nosso atendimento e vamos te ajudar

 

Antes de entrar em contato, verifique se sua compra está dentro das condições abaixo:

  • O prazo mínimo para contestar uma compra é de 7 dias úteis a partir da data em que ela foi feita. Isso porque é o tempo que leva para ela ser processada e confirmada pelo estabelecimento
  • Você pode contestar uma compra em até 90 dias úteis (prazo máximo) depois que ela foi feita. Após isso, não é possível mais contestar

 

Seguindo os prazos acima para abrir uma contestação, toque na aba “Saldo” do aplicativo e depois na compra que quer contestar. Nos detalhes dela, toque na mensagem “Contestar compra”, no final da página.

Lá aparecerão as opções abaixo para você selecionar o que aconteceu:

  • Não reconheço a compra
  • Compra duplicada
  • Não recebi meu produto
  • Produto com defeito
  • Cancelei essa compra
  • O valor está errado
  • Saque não efetuado

 

Selecionando uma das opções, serão solicitados alguns comprovantes e uma explicação detalhada do que ocorreu ao fazer aquela compra. Com esses dados, entraremos em contato com o estabelecimento.

Porém, se você já conseguiu falar e resolver com o estabelecimento ou o dinheiro já está em sua conta, você pode cancelar a contestação. É só ir à aba “Saldo” e selecionar a compra em questão; nos detalhes dela aparecerá a opção de “Cancelar contestação”. Feito isso, ela estará cancelada.

7. Como bloquear/desbloquear temporariamente meus cartões?

Verificou alguma compra indevida ou teve o cartão clonado? Você pode bloquear seus cartões em alguns cliques até resolver a situação!

Para bloquear/desbloquear o cartão virtual, toque na aba “Cartões”, depois clique em “Virtual Cobrado na Hora” e então selecione “Bloqueio temporário”.

Já para fazer o processo com o cartão físico, toque na aba “Cartões”, arraste a tela para o lado para acessar o cartão físico e depois selecione “Bloqueio temporário”. Pronto! O bloqueio/desbloqueio é feito na hora!

 

Viu como o cartão virtual Neon facilita sua vida, te dá mais poder sobre o seu dinheiro e torna suas compras online muito mais seguras? Abra sua conta Neon agora mesmo e tenha o seu!

ABRA SUA CONTA NEON

Aproveite e conte para a gente nos comentários o que você achou sobre as informações do cartão virtual Neon.

ilustração neon mulher cuidando do dinheiro com app

Cuide bem do seu dinheiro. Experimente o app Neon!

download app neon android
download app neon ios

Comentários