Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Como ganhar dinheiro com lives e aproveitar melhor seu tempo online

Time Neon

Saber como ganhar dinheiro com lives é a nova aposta para fazer uma renda extra na internet.

Desde que a pandemia impôs o distanciamento social, as transmissões ao vivo se multiplicaram pela web como forma segura de entretenimento à distância.

Junto com essa tendência, surgiram as oportunidades para monetizar o conteúdo dos vídeos e tornar o live streaming lucrativo.

Ficou interessado em saber como ganhar dinheiro com lives? Leia até o fim e descubra como aproveitar melhor seu tempo online.

Dá para ganhar dinheiro com lives?

Ganhar dinheiro com lives é uma ideia para quem busca renda extra em tempos de distanciamento social.

Desde o início da quarentena, as live streamings, ou transmissões ao vivo, explodiram na internet e se tornaram a melhor solução para se divertir sem sair de casa.

Para você ter uma ideia, só no Instagram as lives aumentaram 70% em março de 2020 e sua audiência cresceu 50%, segundo dados da própria rede social publicados no R7.

Outro levantamento do Google, publicado no Estadão, revela que 85 milhões de brasileiros assistiram a lives musicais no YouTube em junho de 2020 — o recorde de audiência pertence à cantora Marília Mendonça, que reuniu 3,3 milhões de pessoas em uma única transmissão ao vivo.

Com tanta popularidade, é claro que as lives também se mostraram uma ótima oportunidade para monetizar conteúdo online.

Além de proporcionar dinheiro extra para quem está em casa, o formato também ajuda quem depende das aglomerações presenciais e perdeu sua renda durante a pandemia, como os músicos e artistas em geral.

Para viabilizar os ganhos com lives, surgiram aplicativos e plataformas de streaming com diferentes mecanismos de monetização, além dos sites e redes sociais que já ofereciam o serviço pago de transmissão ao vivo.

Assim, transmitir vídeos em tempo real está se tornando uma atividade lucrativa e cada vez mais profissional.

Como ganhar dinheiro com lives

Não é difícil entender como ganhar dinheiro com lives se tornou possível no cenário atual.

Afinal, se as pessoas estão acompanhando, interagindo e aguardando ansiosamente pela próxima live, por que não monetizar essa tendência?

Hoje, os produtores de conteúdo têm três opções para lucrar com as transmissões ao vivo:

  • Veicular anúncios durante a live e ganhar por cliques e visualizações
  • Vender ingressos e acesso exclusivo às lives
  • Incentivar os usuários a fazer doações e comprar itens virtuais como forma de apoio

 

De acordo com uma pesquisa realizada por uma agência norte-americana, o mercado global de live streaming movimentou 5 bilhões de dólares em 2019 — prova de que as estratégias de monetização estão funcionando.

Outro fator importante é que as lives têm o poder de engajar mais o público do que os vídeos gravados, pois geram um senso de urgência e convidam à interação imediata.

Quem pode ganhar dinheiro com lives

Pessoas dos mais variados perfis têm buscado como ganhar dinheiro com lives e não só aquelas que já trabalhavam com produção de conteúdo e marketing digital.

É claro que uma experiência prévia com redes sociais e um bom número de seguidores ajuda a aumentar os lucros, mas qualquer pessoa pode criar transmissões ao vivo e monetizar seus vídeos.

Basta ter uma boa ideia, mirar no público certo e garantir o mínimo necessário para oferecer uma boa qualidade de transmissão — e as plataformas disponíveis ajudam bastante nessa parte.

Com um pouco de dedicação e o apelo certo ao público, é possível transformar um hobby em fonte de renda ou aproveitar seus talentos para ganhar dinheiro online.

E a grande vantagem é que você pode começar a faturar sem gastar nada: em algumas plataformas, você consegue fazer uma live utilizando apenas um smartphone ou tablet.

Para uma live mais profissional, é indicado ter um computador com os requisitos mínimos, uma webcam com alta definição, um bom microfone e uma internet com velocidade adequada — e ainda assim, você pode recuperar o investimento rapidamente.

8 formas de ganhar dinheiro com lives

Chegou a hora de saber como ganhar dinheiro com lives e usar seu tempo online para aumentar sua renda.

Confira algumas dicas para começar.

1. Faça lives pagas

O jeito mais prático de ganhar dinheiro com lives é cobrando um valor pelo acesso, mas claro que essa estratégia não é para todo mundo.

As lives pagas são mais utilizadas por bandas, músicos, artistas, influenciadores e celebridades que já possuem um público amplo e vendem ingressos para suas transmissões ao vivo.

Há também os eventos online como webinars, eventos esportivos e conferências, que têm o acesso comercializado no modelo “pay-per-view”.

Nesse caso, as transmissões precisam ser feitas em alta qualidade para justificar o valor cobrado pelo acesso.

Algumas plataformas utilizadas para as lives pagas são a Nugs.net, Sempre ao Vivo e Netshow.me.

2. Entre no LiveMe

O aplicativo LiveMe é outra opção interessante para ganhar dinheiro com lives, pois permite que qualquer pessoa faça transmissões ao vivo e conquiste sua audiência.

Ao se cadastrar no app, você se torna um “transmissor” e começa a ganhar itens virtuais que podem ser trocados por dinheiro.

Quanto mais pessoas, visualizações e interações você conseguir atrair com seus vídeos, melhor será recompensado pela plataforma.

A vantagem é que você não precisa ser um influenciador digital, artista ou figura pública: basta criar conteúdo relevante e se dedicar às transmissões.

A dica é focar em um nicho que você domina e apostar no carisma para atrair um público segmentado.

Vale mostrar seus talentos artísticos, falar sobre a experiência da maternidade, fazer análises políticas, ensinar sobre investimentos, promover debates e o que mais sua criatividade permitir.

3. Faça shows pelo Sound Club Live

Se você é músico, o Sound Club Live é o aplicativo certo para aprender como ganhar dinheiro com lives.

Com ele, os artistas podem fazer lives com acesso gratuito, nas quais o próprio público decide quanto quer pagar (a partir de R$ 10), e lives pagas, nas quais o valor do ingresso é definido pelo músico.

O que diferencia o app de outras plataformas é a possibilidade de buscar artistas semelhantes e encontrar novos músicos a partir de um gênero preferido — o que amplia as possibilidades de alcance.

4. Use o YouTube Live

O YouTube, maior site de streaming do mundo, também permite a monetização de lives.

São basicamente duas opções para isso: exibir anúncios durante as transmissões ao vivo ou utilizar o recurso de Super Chat, que permite aos usuários comprarem mensagens de chat diferenciadas para se destacar durante a live.

Além disso, alguns criadores de conteúdo do YouTube podem usar o botão “Doar” em suas transmissões ao vivo para receber doações de seus seguidores.

5. Use o Facebook Live

Em abril de 2020, o Facebook anunciou um novo recurso para permitir que criadores de conteúdo cobrem por lives na rede social.

A ideia é que os autores de lives possam organizar eventos online e vender ingressos pela plataforma, adicionando mais uma forma de ganhar dinheiro com conteúdo.

Por enquanto, o recurso está disponível somente para um grupo restrito de parceiros, mas em breve será liberado para outros usuários.

6. Use o Instagram Live

Na mesma onda do Facebook, o Instagram também anunciou sua ferramenta de monetização de lives e do IGTV em maio de 2020.

De acordo com a empresa, os seguidores poderão comprar “badges” (distintivos) durante as lives para apoiar os produtores de conteúdo e desbloquear recursos especiais de interação.

No momento, o recurso está em fase de testes com um grupo restrito de influenciadores e não tem data para ser lançado oficialmente.

7. Faça lives de games

Os gamers já ganham dinheiro com lives há mais tempo do que você imagina.

Em plataformas como Twitch, Facebook Gaming e Nimo TV, os jogadores transmitem suas partidas ao vivo e são remunerados conforme o desempenho.

Os ganhos dependem de fatores como média de usuários em cada transmissão, horas mensais de lives, novos seguidores e duração das visualizações, por exemplo.

E não faltam usuários interessados em acompanhar os jogos e assinar os canais dos melhores jogadores.

8. Venda seus produtos com live shoppings

Se você tem uma empresa, pode aumentar suas vendas promovendo seus produtos ou serviços nas chamadas “live shoppings”.

Você pode fazer uma live com uma oferta especial, válida apenas durante a transmissão, ou usar o espaço para mostrar os detalhes do seu produto e oferecer um brinde aos usuários que estão acompanhando, por exemplo.

Outra possibilidade é fechar parcerias com influenciadores para que promovam seus produtos em suas próprias lives, quando o público-alvo for interessante para o seu negócio.

 

Agora que você sabe como ganhar dinheiro com lives e aproveitar melhor seu tempo online, comente se gostou das dicas e se teve alguma ideia para monetizar seus vídeos também.

 

Leia também:

+ 6 ideias de como ganhar dinheiro extra

+ Como ganhar dinheiro com o Facebook do jeito certo

+ 10 dicas fáceis que vão te ajudar a juntar dinheiro rápido

Comentários