Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Empréstimo entre pessoas? Veja aqui como funciona!

Murilo Oliveira

Quando o assunto é empréstimo pessoal, podemos encontrar algumas opções disponíveis no mercado. Há desde alternativas mais baratas, seguras e sem burocracia a empréstimos com juros a perder de vista!  

Mas o que pouca gente sabe é que existe uma modalidade de crédito, legalizada desde 2018 pelo Banco Central (BC) chamada de Sociedade de Empréstimo Entre Pessoas (SEP), onde é possível que duas pessoas se conectem e uma empreste dinheiro à outra 😉 

Essa atividade também é chamada de empréstimo coletivo ou “peer-to-peer lending” (empréstimo entre pares, na tradução livre do inglês) e acontece por meio de uma empresa responsável por intermediar o negócio.  

Por isso é importante lembrar que apenas empresas autorizadas pelo Banco Central podem realizar a atividade. Ok? 

Esse tipo de empréstimo é uma opção para quem precisa de dinheiro, porém não está disposto a aceitar as altas taxas de juros e a burocracia que as instituições tradicionais aplicam para disponibilizar o valor. Por outro lado, também é uma oportunidade para quem tem uma reserva financeira e está buscando por alternativas de investimento. 

Pensando nisso, separamos algumas vantagens e desvantagens do empréstimo entre pessoas, tanto para quem está buscando crédito quanto para quem está procurando por diferentes tipos de investimento. 

Para quem está procurando por crédito 

Antes de tomar uma decisão na hora de pedir crédito por meio do empréstimo entre pessoas, é muito importante avaliar as vantagens e desvantagens que ele oferece. 

 Vantagens da SEP para quem precisa de crédito 

Juros mais baixos 

Normalmente os juros cobrados por esse tipo de empréstimo são menores quando comparados aos cobrados pelas instituições financeiras tradicionais, principalmente pelo fato do dinheiro ser oferecido por outra pessoa física. 

Popularizar o crédito 

Com o SEP fica mais fácil para as pessoas investirem em seus próprios negócios, organizar a vida financeira ou tirar um sonho do papel.  

Outro tipo de empréstimo pessoal 

Por ser oferecido a partir de empresas digitais, todo o processo é feito em plataformas online, o que torna o processo menos complicado e mais agilizado. 

Desvantagens da SEP para quem precisa de crédito 

O crédito não é flexível 

Isso significa que, no momento em que for solicitar o crédito, precisa justificar o motivo. Por exemplo, se for para fazer uma reforma, é necessário que o dinheiro emprestado seja usado apenas para este objetivo. 

Serviço totalmente digital  

Para algumas pessoas, realizar processos online pode ser um pouco complicado. E para pedir e receber o crédito, é necessário realizar tudo por meio de plataformas digitais, dependendo da empresa contratada, o que pode dificultar o processo para quem não está acostumado ou ainda tem um pouco de desconfiança em assinar documentos online. 

Para quem busca investir o dinheiro 

A SEP permite que pessoas físicas emprestem dinheiro em troca de rendimentos sobre o valor disponibilizado. Para o investidor, pode ser uma possibilidade de conseguir rendimentos maiores do que alguns investimentos tradicionais.  

Mas assim como quem procura por crédito, o investidor também precisa ficar atento às vantagens e desvantagens que a modalidade apresenta. 

Vantagens da SEP para investidores 

Possibilidade de maiores rendimentos 

Para quem tem dinheiro em poupança ou outro tipo de aplicação semelhante, investir na SEP pode trazer retornos mais vantajosos, com isso seu dinheiro rende mais.  

Desvantagens da SEP para investidores 

Risco de Inadimplência   

Embora a possibilidade de maiores retornos para quem empresta dinheiro na SEP seja atrativa, é necessário bastante atenção, pois como você já deve ter aprendido em nossos artigos do Foca no Dinheiro, o retorno de um investimento e o risco que ele tem andam juntos, ou seja, por esse tipo de aplicação trazer mais retornos significa que apresenta mais riscos.  

E as SEPs não garantem o retorno ao investidor caso a pessoa que recebeu o empréstimo fique inadimplente. Algumas empresas podem oferecer a contratação de um seguro para cobrir um possível calote. 

Além disso, é necessário avaliar as empresas que oferecem o serviço. Elas precisam estar dentro dos requisitos estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional, principalmente pelas resoluções 4.656 e 4.657.  

Também é importante entender os critérios usados para que elas aprovem crédito à quem precisa, pois isso pode aumentar ou diminuir os riscos de inadimplência. 

 

 

Assim como outros tipos de empréstimos pessoais, a Sociedade de Empréstimo Entre Pessoas também tem vantagens e desvantagens. Se estiver pensando em realizar um empréstimo pessoal ou então buscando opções de investimentos, é muito importante avaliar com atenção o que está sendo oferecido pelo mercado. 

Nós queremos que você tenha cada vez mais poder sobre o seu dinheiro, por isso com o CDB Neon dá para investir a partir de R$ 10 direto no app. É um investimento seguro, rende mais do que a poupança e dá para sacar o valor quando quiser.  

E não para por aí, a Neon também oferece empréstimo pessoal! Alguns clientes já conseguem pedir o valor que precisam no nosso app! E em até 5 minutos já recebem a resposta do nosso time. Caso seja aprovado, no próximo dia útil o dinheiro já estará disponível na sua conta.  

empréstimo pessoal da Neon é uma funcionalidade exclusiva que está sendo liberada aos poucos para os clientes da nossa conta digital. 

Ficou alguma dúvida? Conte para gente nos comentários que nós te ajudamos 😉

Leia também:

+ Descubra como limpar seu nome durante a pandemia em 6 passos

+ Vale a pena usar imóvel como garantia de empréstimo? Decida agora

+ Quais os tipos de crédito e como usar com responsabilidade?

 

logo desafio 52 semanas neon

Junte-se a mais de 100 mil pessoas! Comece a juntar dinheiro hoje!

BAIXAR KIT DO DESAFIO

Comentários