Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Pedir desconto: veja 5 dicas para conseguir pechinchar

Mariana Lima

Você tem vergonha de pedir descontos na hora de comprar um produto ou contratar um serviço? Saber pechinchar é bem importante para o seu bolso e para te ajudar a organizar sua vida financeira.

Tem quem consiga pedir descontos com mais facilidade e dominam a arte de negociar, agindo como se fosse um movimento natural. Mas se não é assim para você, não se preocupe! Existem algumas técnicas que vão te ajudar a cuidar bem do seu dinheiro.

Vamos ver quais são as dicas?

Não tenha vergonha

A primeira e mais importante delas é não se envergonhar por estar pedindo desconto. Comerciantes estão preparados para isso e muitas lojas – principalmente as grandes – já embutem uma margem a mais no preço esperando que você faça isso.

Entenda que são épocas difíceis e que qualquer economia para o seu bolso pode te ajudar a realizar um sonho ou até mesmo a pagar as contas no fim do mês.

Por isso, não se sinta mal por querer fazer o seu dinheiro render. Estamos todos juntos nesse momento e sabemos que cada cuidado conta.

Conheça bastante o produto


Antes de comprar, lembre-se de se questionar se você precisa mesmo daquele produto. Nós já falamos aqui que muitas vezes compramos por impulso e acabamos tendo um gasto desnecessário.

Procure pensar uns dias se deve ou não fazer essa compra e aproveite esse momento para conhecer mais sobre o produto.

Caso tenha certeza que é hora de fazer a compra, as informações coletadas vão te dar mais elementos para debater com o vendedor na hora de pedir desconto.

Com conhecimento, dificilmente alguém conseguirá te passar a perna. E você pode investir o tempo que o lojista teria que te explicar sobre o produto, negociando um bom desconto.

Pesquise bem para saber o valor

Para você ter algum sucesso na hora pechinchar, é preciso saber quanto custa realmente aquilo que você quer comprar ou contratar.

Por isso, é muito importante que você invista alguns minutos em pesquisa. Veja quanto custa em outras lojas e se há mudança de preço em lojas físicas e online – sem esquecer de somar com o valor do frete, viu?

Depois que você tiver essa informação, mostre para o vendedor quanto custa no concorrente e o quanto está disposto a pagar por aquilo.

Algumas lojas já têm a política de cobrir o preço de concorrentes, o que deve facilitar essa tarefa pra você 😉

Seja paciente e educado

Essa é uma dica universal para qualquer situação, mas imprescindível se você está buscando fechar um negócio mais vantajoso para o seu bolso.

Lembre-se que o lojista está a trabalho e que você está pedindo que ele abra mão de parte de sua margem de lucro para fechar um negócio. Por isso, seja simpático, educado e gentil.

O vendedor também não tem obrigação de te dar o desconto – e você não precisa comprar, se não concordar com o preço. Então, se perceber que ele está irredutível, não perca o seu tempo. Agradeça o atendimento e procure outra loja.

Não consegui o desconto, e agora?

Não será todas as vezes que você terá sucesso na hora de pechinchar, então, não desanime!

Se durante a sua pesquisa você viu que há elementos que comprovem que consegue um preço melhor em outra loja, compre no concorrente e comece todo o processo de pechincha de novo.

Mas se você identificou que este é um preço de mercado e puder esperar para comprar o produto, aguarde chegar a época das grandes promoções do comércio, como a Black Friday.

Aproveite o tempo para monitorar o preço dos produtos. Dependendo da época do ano, eles podem naturalmente ficar mais baratos 😉

 

Gostou das dicas de como pedir descontos? Conta pra gente nos comentários!

Leia mais

+ Planejamento financeiro: 6 sinais de que você está fazendo errado

+ 6 hábitos comuns que destroem sua vida financeira

+ Aprenda a quitar as suas dívidas com 5 passos

logo desafio 52 semanas neon

Junte-se a mais de 100 mil pessoas! Comece a juntar dinheiro hoje!

BAIXAR KIT DO DESAFIO

Comentários