Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

8 dicas para conseguir um aumento de salário e evoluir na carreira

Time Neon

Conseguir um aumento de salário é uma das maiores conquistas da vida profissional e também uma das mais difíceis.

Para justificar um pagamento mais generoso, você tem que provar que seu trabalho vale mais e que o retorno para a empresa compensa aumento dos custos. Mas, para isso, não basta ter um bom discurso: é preciso apresentar dados, resultados, feedbacks e argumentos que convençam o gestor.

Se você não sabe por onde começar, é melhor conferir nossas dicas para acelerar sua evolução na carreira e aumentar as chances de receber seu aumento de salário.

Vá lendo e se preparando para a conversa decisiva!

Por que pedir aumento de salário é essencial

O aumento de salário é uma conquista que faz valer toda a dedicação ao trabalho e mostra que você está no caminho certo na carreira.

No mundo ideal, esse aumento é concedido espontaneamente pela empresa, como recompensa pelos resultados consistentes e contribuição com o negócio.

Mas, na vida real, a iniciativa costuma partir dos próprios profissionais, quando percebem que o salário ficou pequeno perto da importância e qualidade de seu trabalho.

E não faltam profissionais insatisfeitos com o contracheque atual: 40% dos profissionais com nível superior acreditam que merecem ganhar mais no Brasil, enquanto 34% acham seu salário muito baixo, conforme dados da Robert Half publicados em 2020 no G1.

Nos EUA, o número é ainda maior: 50% das mulheres e 41% dos homens norte-americanos se sentem mal pagos em seu trabalho, segundo o estudo Robert Half 2020 Salary Guide.

Então, não surpreende que as pessoas tentem negociar seu salário para permanecer no emprego, e não há nada de errado nisso — desde que você o faça na hora certa e pelos motivos certos.

Quando é hora de pedir um aumento de salário?

O segredo para conseguir um aumento de salário é saber quando e como argumentar com seu gestor.

De acordo com uma pesquisa da Payscale, realizada em 2019 com 160 mil profissionais norte-americanos, a maioria dos pedidos de aumento são negados por “falta de verba”, enquanto um terço dos profissionais sequer recebe uma explicação para a negativa.

Ou seja: não é nada fácil ter essa conversa com o chefe, e as chances de ouvir um “não” são grandes - ainda que haja uma boa justificativa.

Para começar, você precisa entender que o aumento só faz sentido se você estiver entregando resultados acima da média, que extrapolam o valor pago pelo seu trabalho e trazem retorno superior à empresa.

Evidentemente, você deve estar ocupando a mesma posição há um tempo (no mínimo um ano) e ter passado por avaliações de desempenho que comprovam sua performance e produtividade, além de ter dados concretos para justificar o pedido e intenção de construir carreira na empresa.

Em relação ao tempo, é importante fazer as seguintes perguntas:

  • Seus últimos resultados foram satisfatórios ou excepcionais?
  • Você foi bem avaliado pelo gestor e colegas recentemente?
  • A empresa está em uma boa fase?
  • O clima da empresa e equipe estão favoráveis?
  • Você cumpriu todas as metas estabelecidas até agora?
  • Você está assumindo responsabilidades maiores?
  • Seu salário está dentro da média do mercado ou abaixo?
  • A empresa tem plano de carreira?

 

A partir das respostas, você saberá se é um bom momento para pedir seu aumento salarial ou se é melhor esperar um cenário mais propício.

8 dicas para acelerar sua evolução e conseguir o aumento de salário

Se você quer conseguir o aumento de salário o quanto antes, temos algumas dicas importantes para acelerar sua evolução na empresa e defender seu mérito.

Veja como ser reconhecido mais rapidamente.

1. Reúna dados para provar seu valor

Seu principal argumento para pedir aumento de salário são os dados que comprovam sua performance e resultados superiores.

Por isso, é importante reunir suas conquistas e compilar informações como:

  • Resultados positivos de avaliações de desempenho;
  • Estatísticas que comprovam o sucesso dos projetos (ex: a campanha aumentou as vendas em 30% ou o sistema ficou 20% mais rápido);
  • Metas atingidas e superadas;
  • Feedbacks positivos de colegas, gestores e clientes;
  • Certificados de cursos, workshops, prêmios, recomendações e outras iniciativas de desenvolvimento profissional.

 

Ao reunir esse dossiê, você terá material de sobra para justificar seu aumento e convencer seu gestor.

2. Torne-se indispensável

Não basta fazer o seu trabalho com excelência para merecer um aumento: é preciso ir além e tornar-se indispensável. A melhor forma de fazer isso é começar a assumir novas responsabilidades além da sua função original, mostrando que está disposto a crescer e abraçar a missão da empresa.

Conforme você for aumentando sua relevância na área em que atua, mais chances você terá de conseguir um salário compatível com funções de confiança.

3. Invista no seu desenvolvimento

Investir continuamente no seu desenvolvimento profissional é outra forma de trilhar o caminho para o aumento de salário.

Em vez de se acomodar no seu nível atual, por melhor que seja, você deve buscar cursos de especialização, workshops, eventos, livros, webinars e qualquer conteúdo e formação que contribua com seu avanço na carreira.

Lembre-se de compartilhar essas iniciativas com seu gestor e trazer esse aprendizado para o dia a dia da empresa, mostrando que está sempre atualizado na sua área.

4. Acompanhe as tendências do mercado

A média salarial da sua área e valores pagos em outras empresas também são argumentos importantes para defender um aumento. Por isso, é importante acompanhar as tendências de remuneração da sua área e verificar as práticas da concorrência.

Outro ponto essencial é entender quais competências e perfis estão sendo mais valorizados atualmente e quais são as projeções para o futuro, para focar seus esforços em se tornar um profissional disputado.

5. Cresça com os feedbacks

Os feedbacks são ferramentas valiosas para avançar rapidamente na carreira e alcançar seu aumento de salário.

Por isso, peça feedback ao seu gestor, colegas, clientes, parceiros e quaisquer pessoas que trabalham com você e podem contribuir com opiniões sobre seu desempenho e comportamento.

Só assim, você saberá exatamente onde deve focar para evoluir na função atual e terá condições de fazer sua autocrítica.

6. Escolha o momento ideal

Quando estiver pronto para pedir o aumento, você pode multiplicar suas chances de sucesso escolhendo o momento ideal para a conversa.

Por exemplo:

  • Depois de completar um projeto bem-sucedido de grande impacto;
  • Depois de receber um prêmio, menção ou outro tipo de reconhecimento;
  • Logo depois de assumir uma função de alta responsabilidade;
  • Após uma avaliação positiva.

 

Além desses momentos convenientes, escolha um dia em que seu gestor esteja tranquilo e de bom humor, sem agenda lotada ou sobrecarga de trabalho.

7. Coloque-se no lugar do gestor

Na hora de preparar seus argumentos, é importante se colocar no lugar do gestor e entender seus critérios para conceder o aumento de salário.

Do ponto de vista da empresa, só vale a pena pagar mais por um funcionário que dá um retorno maior, equilibrando o custo-benefício da folha de pagamento.

Além disso, seu chefe tem um limite de orçamento para aumentos e promoções, e precisa prestar contas sobre suas escolhas - cabe a você provar que é o melhor investimento do momento.

Outro critério do gestor é ter certeza de que o colaborador vai permanecer na empresa e tem interesse em seguir carreira, para justificar o custo da retenção - ou seja, nada de insinuar que teve uma proposta melhor de outra empresa.

8. Foque no mérito, e não na necessidade

Por fim, o pedido de aumento deve ter como base o seu mérito na função e contribuição com o negócio - nunca as suas necessidades pessoais.

Por isso, não cometa o erro de falar das suas dificuldades financeiras, dívidas e problemas pessoais, tampouco da sensação de “injustiça” diante do valor atual.

Da mesma forma, é constrangedor justificar o pedido mencionando salários mais altos de colegas ou usando apenas o tempo de casa como motivo.

Lembre-se: só o seu trabalho, esforço e competência podem tornar esse aumento incontestável.

Prepare-se para negociar seu aumento de salário

Mesmo depois de toda essa preparação, não se surpreenda se a resposta for “não” para o pedido de aumento.

Na verdade, você deve jogar seu valor, mas estar totalmente disposto a negociá-lo até chegar a um acordo bom para ambos.

Se o problema for financeiro, você pode propor um prazo para a efetivação do aumento ou acréscimos graduais no salário mensal, ou mesmo negociar novos benefícios, bônus e prêmios enquanto a verba não é liberada, por exemplo.

Se for uma questão de desempenho, basta combinar novas metas e alinhar expectativas com o gestor até que o dinheiro extra se justifique.

O importante é ter essa conversa com tranquilidade e encontrar o equilíbrio entre as suas necessidades e as da empresa - ou decidir buscar outra oportunidade, se nada der certo.

Independentemente do desfecho, você terá essa conversa várias vezes ao longo da carreira, se quiser realmente chegar longe.

E aí, gostou das dicas para negociar seu aumento de salário? Se você também acha que merece ganhar mais, treine seu discurso nos comentários.

Leia mais:

+ Como mudar de carreira durante a pandemia

+ Como se comportar em uma entrevista de emprego online

+ Como organizar sua vida financeira em apenas 15 minutos

Comentários