Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

É preciso ter muito dinheiro para começar a investir?

Mariana Lima

“Investir é coisa de gente rica”. Eu posso apostar que você já deve ter ouvido isso. Mas antes de achar que investimento não é para o seu bolso, saiba que não é preciso ter muito dinheiro para dar os primeiros passos 😉

Assim como pagar as contas em dia, quitar as contas atrasadas e poupar uma parte do salário, investir é uma forma de cuidar bem do seu dinheiro.

Ao fazer isso, você consegue se planejar melhor para realizar um sonho, arcar com um problema financeiro inesperado ou ainda ganhar um dinheiro extra sem precisar fazer muito esforço.

Como começar a investir

Há vários tipos de investimentos. Eles podem ser definidos de acordo com a sua fase atual na vida – idade, planos e salário, por exemplo – ou com os sonhos que você quer atingir.

Mas o que você precisa entender de uma vez por todas é que quem está começando a investir não precisa ter muito dinheiro disponível para isso. O mais importante é começar, independentemente do valor!

Quando você tirar essa ideia errada na sua cabeça, o mundo dos investimentos vai parecer bem menos complicado e finalmente vai poder desfrutar dos benefícios de ter o seu dinheiro trabalhando por você 😉

Tipos de investimentos para quem tem pouco dinheiro

Se esse é o seu caso, vamos te dar algumas opções de investimentos para começar com pouco dinheiro:

Conta poupança

Você já deve ter ouvido falar nesse tipo de investimento. Ele é próprio de bancos tradicionais e são facilmente confundidos com a ideia de “guardar dinheiro”.

A poupança é uma forma segura de investir, você pode começar com qualquer valor e não precisa conhecer muito sobre economia e finanças para deixar o seu dinheiro lá.

O problema é que o rendimento desse tipo de investimento é tão baixo que você pode até perder dinheiro por conta da inflação.

Por isso, se você já guarda dinheiro na poupança, parabéns pela iniciativa de começar a poupar dinheiro! Mas há outras formas de cuidar melhor do seu dinheiro, sem dor de cabeça e com a mesma segurança da poupança.

Renda fixa

Os investimentos de renda fixa são ideais para quem quer começar a investir e não tem muito dinheiro pra isso.

Esse tipo de investimento acompanha taxas básicas da economia, o que significa que dificilmente o seu dinheiro vai perder valor enquanto estiver guardado – que é o que acontece hoje com a poupança.

Há vários tipos de renda fixa, mas os mais famosos são o Tesouro Direto e o CDB. O Tesouro Direto é um investimento comprado diretamente do Governo Federal - na prática, você assume uma dívida do Governo e, em troca, ele te dá um valor a mais (juros) por isso!

Esse investimento é considerado um dos mais seguros porque é emitido pelo Governo, que também controla a economia do País. E dá para comprar Tesouro Direto com poucos reais no site do Governo.

O CDB é uma outra opção para investir com segurança. Ele funciona de uma forma parecida com o Tesouro Direto, mas se refere as instituições financeiras ao invés do Governo.

Clientes Neon podem comprar CDB a partir de R$ 10 direto do app. É só abrir a área de INVESTIMENTOS, criar um investimento e selecionar quantos reais você quer investir.

Na Neon, dá para sacar o valor do CDB quando quiser! Você pode transferir para o seu saldo de volta a qualquer momento do dia ou da semana – até mesmo em feriados, fins de semana e fora do expediente bancário 😊

Ainda não é Neon? Faça a sua conta agora! É de graça, sem burocracia e nem cobramos taxas 😉

ABRA A SUA CONTA NA NEON

Como me organizo financeiramente para começar a investir

Agora que você já sabe que investimento é algo possível para todo mundo e pode te dar o poder da sua vida financeira, está na hora de começar a colocar o dinheiro para trabalhar para você!

Se as contas estão apertadas e você não tem ideia de onde tirar o valor para o investimento, já demos algumas dicas de como se organizar financeiramente aqui. Baixe uma planilha de gastos mensais gratuita para te ajudar a organizar as contas e comece hoje mesmo a cuidar bem do seu dinheiro.

Mas se ainda assim ficar difícil separar um dinheiro para os investimentos, que tal fazer um desafio para juntar dinheiro rápido?

Separamos uma lista com vários desafios para te ajudar a criar o hábito de poupar dinheiro. Um deles é o Desafio das 52 Semanas, em que você pode começar a economizar com apenas R$ 1 por semana!

Quer participar desse desafio? Separamos para os leitores do blog um kit especial, com planilhas, tabelas e tira-dúvidas, tudo de graça para você começar agora mesmo a juntar dinheiro 😉

COMEÇAR DESAFIO DAS 52 SEMANAS

Agora ninguém mais pode te dizer que é preciso ser rico pra investir, né? Se você vai começar a investir agora, conta pra gente nos comentários! 😊

Leia mais:

+ Aprenda a quitar as suas dívidas com 5 passos

+ Como se livrar das dívidas de cartão de crédito em 5 passos

+ Como organizar sua vida financeira em apenas 15 minutos

Comentários