Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

5 filmes sobre mercado financeiro que você precisa ver

Luiza Bortolatto

Sabemos que a época que estamos vivendo não é sinônimo de férias. Mas o tempo que você levaria se deslocando durante a ida e a volta do seu trabalho pode ser usado de outras formas!

Pensando nisso, que tal aproveitar a quarentena para assistir alguns filmes sobre o mercado financeiro? Separamos uma lista de indicações pra você:

1. Fome de Poder

“Fome de Poder”, disponível na Netflix, retrata a história do encontro dos irmãos McDonald, que faz com que o vendedor Ray Kroc resolva revolucionar a maneira de fazer e de vender hambúrgueres.

As hamburguerias americanas passam a ideia de que o fast food nasce de costumes e coletividade. Você vai notar que quem vence aqui é o anúncio, a fachada.

 

2. Indústria Americana

Em “Indústria Americana”, disponível na Netflix, a consciência de classe é o foco. O primeiro filme produzido pela companhia Higher Ground, de Michelle e Barack Obama, desperta os Estados Unidos para uma consciência de precariedade do subemprego.

Neste longa, uma empresa chinesa reabre uma fábrica em Ohio e enche o povo de esperança. Mas os conflitos culturais podem acabar com esse sonho americano.

3. O Lobo de Wall Street

“O Lobo de Wall Street”, baseado em uma autobiografia, mostra a vida de exageros e loucuras que o corretor da Bolsa, Jordan Belfort, levava entre nos anos 80 e 90.

O único dinheiro “real” naquele mundo de ações e flutuações é a comissão do corretor. Percebemos que o poder que o dinheiro tem é dar forma à realidade. Vemos o corretor tomado por estimulantes e sedativos que seu dinheiro criou.

4. Salvando o Capitalismo


“As pessoas estão preocupadas com seus empregos e seus salários. Elas sentem que não têm voz ativa em nenhuma decisão relacionada a elas. Política ou economicamente. Eu vejo isso em todos os lugares.”

O documentário “Salvando o Capitalismo”, disponível na Netflix, é inspirado no livro de Robert B. Reich e expõe suas ideias sobre o capitalismo e a desigualdade de renda. O título do professor de Políticas Públicas em Berkeley e ex-secretário de Trabalho da gestão Clinton, recebeu críticas como “sugere que há algo errado com o capitalismo” e “para que salvar o capitalismo?”.

As regras impostas pelos governantes sobre a economia de livre mercado, a mudança de leis e regulamentações para favorecer a si e prejudicar a outros, os salários que mal sustentam os trabalhadores, a deterioração da classe média, o poder de mercado e o poder político das indústrias farmacêuticas e muitos outros assuntos são abordados.

4. The China Hu$tle

“O que é capitalismo? É um sistema econômico? Ou um aparato que podemos usar para ganhar mais e tirar mais dinheiro dos outros? Eu acho que, no fundo, recompensa aqueles que trabalham duro. Também aqueles que estejam dispostos a... tirar vantagem dos outros.”

O documentário “The China Hustle”, disponível na Netflix, mostra como banqueiros usaram empresas na China para enganar os investidores. Nas palavras de um dos entrevistados, “diante de olhos americanos, você dizia: ‘Puxa vida. A China é mesmo a terra dourada de rápido crescimento econômico.’”

Você vai descobrir como o Roth Capital e a Rodman & Renshaw lucraram com a China, ouvir depoimentos de Carson Block (fundador da Love Box Self Storage e coautor do livro “Doing Business in China for Dumbies”), saber um pouco sobre como funcionam as fusões reversas da China, conferir depoimentos de Jim Chanos (que derrubou as maiores fraudes da história) e muito mais!

Bônus: Na Rota do Dinheiro Sujo

“Na Rota do Dinheiro Sujo” é uma minissérie original da Netflix, com duas temporadas, que conta histórias de corrupção corporativa nos EUA.

No primeiro episódio, alguns dos assuntos tratados são a Wells Fargo (companhia de capital aberto nos EUA que presta serviços financeiros, chamada de mina de ouro do setor bancário durante a crise financeira), a verdade por trás dos números exigidos por grandes bancos e a venda cruzada.

 

E aí, que tal fazer uma maratona dessas produções que exploram diferentes aspectos sobre o mercado financeiro? ? Conta pra gente nos comentários por qual você vai começar!

Leia mais:

+ Dicas de livros para você ler durante a quarentena

+ 15 livros de negócios recomendados por Bill Gates

Comentários