Investir é bem mais simples do que você pensa. Não é necessário muito dinheiro, mas disciplina e boa vontade. Aninha Baraldi e Victoria Giroto do “Invista como uma Garota” deram dicas de como se organizar para começar a investir.
Como nós achamos que investimento é um papo sério para a mulherada, reunimos algumas dicas pra você não ficar de fora e começar a investir já!
1. Defina objetivos
Quando você souber como vai gastar o dinheiro que será investido, todo o resto do processo será mais fácil. Seja poupar para dar entrada em uma casa própria ou para fazer uma festa, ter em mente a meta que você quer atingir vai te ajudar a te manter focada no objetivo.
Caso você não tenha objetivos definidos ainda, não espere eles surgirem para você começar a investir. Sempre tenha pelo menos dois tipos de reservas: uma para emergência/oportunidades e outra para longo prazo.
Os objetivos também são importantes para te ajudar a escolher qual investimento faz mais sentido para você. Assim, você vai poder comprar títulos com vencimento de acordo com a data em que você pretende sacar o dinheiro.
2. Reserva de emergência e de oportunidades
Aqui, você vai investir para estar preparada financeiramente para qualquer momento da vida. É com esse dinheiro, por exemplo, que você vai poder aproveitar o desconto repentino em um curso que quer muito fazer, comprar dólar mais barato para a sonhada viagem para os Estados Unidos ou ainda para comprar uma passagem em promoção para as próximas férias.
Lembramos ainda que é essa reserva de dinheiro que vai te ajudar a passar por momentos bons e ruins em que você normalmente teria de pedir dinheiro emprestado para alguém ou para o banco. Com esse dinheiro disponível, não corre risco de cair em juros e no fim pagar mais do que deveria.
Para manter essa reserva, guarde uma parte de seu salário todos os meses pensando nessas emergências. O ideal é que com o tempo você tenha o suficiente para manter seu padrão de vida de hoje por um período entre seis meses e um ano. Acredite, você vai conseguir aos poucos.
Há opções de investimento para quem precisa retirar o valor a qualquer momento. É o caso do CDB (Certificado de Depósito Bancário) da Neon. Quem é cliente Neon e investe no nosso app, o dinheiro começa rendendo 95% do CDI e a cada seis meses, o rendimento vai aumentando em 1% do CDI, até chegar a 101%.
3. Investimento a longo prazo
Não tem jeito, independentemente da idade que você tem hoje, precisa pensar na sua velhice. Afinal, todo mundo quer ter uma vida tranquila, certo? Lembre-se que o seu conforto no futuro está intimamente ligado à sua rotina de guardar dinheiro hoje.
Lembrando que essa reserva não deve ser mexida de forma alguma, viu? Então se programe para ter o suficiente para não precisar lançar mão desse dinheiro até mesmo em emergências.
4. Faça as contas
Depois de definir um objetivo, é importante que você faça as contas de quanto precisará juntar. Nesse caso, é necessário pensar em algumas variáveis como a data que você precisará sacar este dinheiro e quanto você precisará depositar por mês ou semana.
No aplicativo da Neon fazer isso é mais fácil. Na nossa aba de investimentos “Objetivos” é possível escolher o valor que você pretende atingir com o investimento, a quantia que você vai destinar para isso todos os meses ou semanas e por fim em quanto tempo pretende sacar o valor rendido. Super rápido e prático!
5. Não espere pagar os boletos
Eu sei que é difícil não cair na tentação de pagar primeiro todas as contas e só depois pensar em investir. Mas isso não é o ideal porque é comum encontrar novas formas de gastar o dinheiro e deixar para o próximo mês o começo dos investimentos. E nós não queremos mais isso, né?
Por isso, crie o hábito de transferir o valor do investimento assim que o dinheiro cair na conta, assim como você faz com os boletos de contas básicas como luz, água e internet. É importante que você entenda que investir é tão importante quanto qualquer outro pagamento.
6. Invista de forma automática
Tem dificuldades de lembrar de investir? Já existem formas de você automatizar o processo de investimento. Na Neon, por exemplo, na opção Objetivo você escolhe o valor e o dia do mês que você quer que seja descontado aquela quantia. Caso prefira, é possível separar um valor pode ser descontado por semana.
E aí, qual dessas dicas você vai começar a seguir primeiro? 😉
Leia mais:
+ 3 histórias inspiradoras sobre cuidar do dinheiro que a Neon já te contou
+ 4 dicas essenciais para quem está planejando uma festa de casamento