Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

8 cursos gratuitos que vão te ensinar sobre investimentos

Murilo Oliveira

Se você está fazendo o seu dever de casa, ou seja, organizando suas finanças para manter as contas em dia, separando o salário no começo do mês para pagar os compromissos sem se complicar e ainda acompanha nossas dicas aqui no Foca no Dinheiro, com certeza está no caminho certo para começar a poupar uma graninha e entrar no mundo dos investimentos.

E investir é um passo muito importante em sua vida, pois irá te ajudar a construir e atingir seus objetivos, criar uma reserva de emergência e alcançar a independência financeira.

Ao contrário do que alguns pensam, não é preciso ter muito dinheiro para começar a investir, existem investimentos para todos os bolsos e o mais importante é dar o pontapé inicial.

Mas antes disso, você precisa preparar o terreno para dar o próximo passo da maneira correta, como conhecer o seu perfil de investidor – saber quais riscos se sente confortável em tomar, criar prazos para seus investimentos, conhecer as opções disponíveis e traçar uma estratégia.

Mas calma, existem dezenas de cursos gratuitos de educação financeira e investimentos para você aprender a investir e ter mais controle sobre as suas finanças.

Para isso, nós separamos uma lista com 8 cursos gratuitos sobre finanças e investimentos que podem ajudar a cuidar bem do seu dinheiro.

 

8 cursos gratuitos sobre finanças e investimentos

 

1. CVM – Poupança x investimento


O curso é oferecido pela Comissão de Valores Mobiliários e tem 15 horas de duração. Aborda conteúdos mais gerais sobre as finanças e investimentos, como organização financeira, a relação entre a dívida e o consumo, além de conceitos de investimentos que todos devem saber para investir melhor.

2. FGV – Como fazer investimentos

Nestes 2 cursos desenvolvidos pela Fundação Getúlio Vargas, uma das instituições mais respeitadas do País, você aprenderá sobre os fundamentos presentes nos investimentos, as diversas opções disponíveis, como aplicar o seu dinheiro com inteligência e muito mais.

No módulo 1 são abordados os conceitos básicos dos investimentos, suas características e como investir em renda fixa e variável (fundos de investimento). A carga horária é de 12 horas.

No módulo 2, desta vez com 8 horas de duração, você aprenderá sobre investimentos em ações, derivativos e ouro, além da relação entre investimento e risco.

3. Udemy – Investimento em renda fixa – iniciante


A plataforma de cursos online Udemy disponibilizou este curso com quase 2 horas de duração, para que você aprenda a investir nos diversos tipos de renda fixa – como fazer investimentos no Tesouro Direto, CDB, LCI/LCA, CRI/CRA e Debêntures.

Você também aprenderá a diversificar seus investimentos com segurança e rentabilidade.

4. Anbima cursos – Mercado de renda fixa

Com o foco em ensinar sobre o mundo dos investimentos em Renda Fixa, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) oferece o curso para que você aprenda sobre os mercados de títulos públicos e privados, além da gestão de risco e estratégias que podem ser usadas para este tipo de investimento.

A carga horária é de 18 horas e dá direito a certificado de conclusão de curso.

5. Anbima cursos - Produtos de renda fixa, renda variável e derivativos

Este curso é uma ótima opção para você aprender sobre os melhores produtos de investimentos presentes no Brasil.

São 10 horas de aulas e ainda disponibiliza certificado de conclusão.

6. Udemy – Minicurso de Tesouro Direto para iniciantes

Para você que já ouviu falar em investimentos no Tesouro Direto, esté curso é uma boa opção para se aprofundar no assunto e quem sabe começar a investir em títulos públicos.

Com 1 hora de duração, é indicado para quem não tem conhecimento em investimentos.

7. Anbima – Fundos de investimento

Com uma abordagem bastante interessante e completa sobre os fundos de investimento, você aprenderá como eles são estruturados, seus aspectos regulatórios, tributários e legais.

Além disso, são apresentadas as melhores estratégias para quem deseja investir nesse tipo de aplicação.

A duração é de 10 horas e oferece certificado de conclusão.

8. Vou na Bolsa – Como investir na Bolsa de Valores


A partir de uma linguagem simples e objetiva, este curso oferece o conteúdo necessário para você começar a investir na bolsa de valores e aprender mais sobre o mercado de ações.

São abordados os principais temas que envolvem a Bolsa de Valores e é indicado para iniciantes.

 

Os cursos citados acima são ótimas opções para quem está conhecendo agora o mundo dos investimentos e quer aplicar melhor o seu dinheiro. Mas a principal dica aqui é buscar conhecimento! Leia livros, ouça podcasts, aproveite para fazer cursos e descobrir o seu perfi de investidor.

Existem investimentos que podem ser mais vantajosos a curto, médio ou longo prazo, porém tudo depende dos seus objetivos financeiros.

Clientes Neon podem investir em CDB a partir de R$ 10 direto no app. É um investimento seguro, rende mais do que a poupança e dá para sacar o valor quando quiser 😉

 

E aí, bora focar nos estudos pra investir melhor e ter mais poder sobre o seu dinheiro?

Conte para gente nos comentários como está sendo sua experiência com os investimentos 😊

Leia mais:

+ Como fazer render o valor do benefício do auxílio emergencial

+ Já ouviu falar no FGC? Entenda o que é e como funciona

+ 6 passos para começar a investir na bolsa de valores sem mistérios

Comentários