Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Como investir de acordo com a fase da vida

Mariana Lima

“Onde eu devo investir?” Essa é uma dúvida comum para quem começou a dar os primeiros passos no mundo dos poupadores de dinheiro. Apesar de não existir uma fórmula mágica para isso, é possível adotar umas táticas para não ficar muito perdido.

Uma delas é decidir os investimentos de acordo com a fase da sua vida. Isso mesmo! De acordo com a sua faixa etária!

De acordo com alguns especialistas, relacionar o tipo e o risco de investimento com a sua idade é uma boa opção para quem ainda está confuso sobre como investir.

Mas antes de te dar essas dicas, precisamos te lembrar que é sempre bom você ter uma reserva de emergência – aquele dinheirinho que você pode recorrer quando tiver um imprevisto, evitando assim ter de pegar crédito ou fazer empréstimos com juros altíssimos.

Agora que você já está pronto para conhecer mais sobre o mundo dos investimentos vamos te dar as dicas que falamos no começo do artigo:

Os tipos de investimento de acordo com a fase na vida

Os iniciantes (de 20 a 34 anos)

É seu primeiro emprego? Ou ainda: não tem grandes contas para se preocupar? É a hora perfeita para assumir riscos nos seus investimentos!

Nessa fase, você deve se preocupar em acumular. Então, não se esqueça de sempre separar um valor do seu salário para investir e deixar render o máximo de dinheiro que você puder. A hora de fazer seu pé de meia é agora e não quando estiver mais velho 😉

Esse também é o momento pra você adquirir mais conhecimento sobre investimentos e de testar várias opções de aplicações. Divida seu dinheiro em diferentes tipos de investimentos e perceba o que melhor funciona pra você, apostando em CDB, LCI e LCA. 

Só não esqueça de começar a fazer um investimento de longo prazo, viu? Aquele pra você resgatar na aposentadoria. Quem cedo começa, mais cedo consegue se aposentar e mais dinheiro terá!

Os focados (35 a 49 anos)

Com essa idade é normal que você já tenha algumas preocupações e/ou objetivos definidos.

Seja para ampliar a família, comprar uma casa, pagar a faculdade do filho, criar ou expandir os negócios, tudo isso precisa de dinheiro e planejamento.

Aproveite que você está no topo da carreira para fazer investimentos mais robustos em aplicações de menor risco. Aposte em CDBs, Tesouro Direto e fundos de crédito privado com liquidez diária.

Em contrapartida, diminua os valores investidos em ativos de risco como ações e fundos multimercados. Mas não deixe de mão o seu investimento para a aposentadoria, ok?

Os ansiosos (50 a 64 anos)

Você já deve estar cansado de tanto trabalhar. E se fez a tarefa de casa certinho, já está pensando no dinheiro da aposentadoria que acumulou nos últimos 30 e 40 anos.

Nessa fase de vida é importante ficar de olho para proteger o seu patrimônio de perdas como inflação. Por isso, aposte em papéis atrelados ao IPCA com vencimento em médio prazo.

Nessa idade você costuma ter mais gastos inesperados, como com remédio e consultas hospitalares. Por isso, opte por investimentos de liquidez diária, como CDB Neon, que você poderá resgatar a qualquer hora do dia e dia da semana!

De olho na renda (a partir dos 65 anos)

Se você começou a investir logo cedo pensando na aposentadoria, dinheiro não deve ser um problema para você nessa fase da vida. Mas, se os investimentos começaram um pouco tarde, também é possível completar o dinheiro da aposentadoria – seja pública ou privada – com investimentos.

Nesse caso, invista em aplicações de baixo risco como CDB e Tesouro Direto. Assim, você terá sempre um dinheiro guardado acompanhando a inflação, uma “Reserva de emergência 2.0” e mais robusta.

Para quem já tem dinheiro suficiente guardado para ajudar nas despesas e quer continuar investindo com um pouco de risco, aproveite para testar os fundos imobiliários e os de ações.

Independente da sua faixa etária, o importante é começar a investir!

Não deixe para quando o salário estiver sobrando – convenhamos, é difícil que esse dia chegue, né? – ou quando você for receber um dinheiro a mais que não está esperando.

Investir é cuidar bem do seu dinheiro e é por isso que clientes Neon tem a facilidade de aplicar no CDB Neon a partir de R$ 10 sempre que quiser!

Ainda não é um cliente Neon? O que está esperando? Vem cuidar bem do seu dinheiro com a gente! 😊

Leia mais:

+ Como abrir uma conta Neon direto do celular

+ Reajuste do salário mínimo: o que você tem a ver com isso?

+ 6 dicas de aplicações financeiras mais rentáveis

Comentários