Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

12 vantagens do Open Banking que você precisa conhecer

Time Neon

As vantagens do Open Banking vão convencer você a participar dessa revolução no sistema financeiro.

O novo sistema bancário aberto será muito mais livre, conectado e inovador, com muitas opções de produtos e serviços sob medida para você.

Tudo o que você precisa fazer é compartilhar seus dados, com a devida autorização e consentimento, para ter acesso a um universo de soluções financeiras de bancos, fintechs, corretoras e outras instituições.

Neste artigo, você vai conhecer as seguintes vantagens do Open Banking:

Continue lendo e entenda o que você vai ganhar com essa novidade.

Quais são as vantagens do Open Banking?

As vantagens do Open Banking estão ligadas à liberdade e competitividade que esse novo conceito irá trazer para o nosso sistema financeiro.

Basicamente, é um sistema bancário aberto em que instituições como bancos e fintechs se integram 100%, permitindo que clientes compartilhem seus dados com diferentes empresas para obter produtos e serviços inovadores.

Ele já está em implementação e vai trazer muitas vantagens para os consumidores.

Confira as principais:

1. Mais liberdade para contratar produtos e serviços

A primeira vantagem que merece destaque no Open Banking é a liberdade total para contratar os produtos e serviços financeiros que você quiser.

Hoje, nós acabamos “reféns” de algumas instituições que retêm nosso histórico de transações e informações importantes sobre nossa vida financeira.

Com a chegada do Open Banking, você terá autonomia para ter uma conta corrente em um banco, um cartão de crédito em uma fintech, um empréstimo pessoal em uma financeira e um investimento em uma corretora — todos ao mesmo tempo e sem complicação.

Para contratar novos produtos e serviços de instituições financeiras diferentes, você só terá que compartilhar seus dados em um processo rápido e seguro.

2. Maior controle sobre seus dados

Desde o início da divulgação do Open Banking, o Banco Central deixou claro que o cliente estaria no centro do novo sistema.

Isso significa que você poderá retomar o controle dos seus dados, que antes pertenciam aos bancos.

Toda vez que você quiser compartilhar uma informação sua, como um dado pessoal, um histórico de crédito ou seu extrato bancário, a instituição responsável será obrigada a compartilhar esses dados com outras empresas que você escolheu.

Assim, você poderá levar seu cadastro e histórico financeiro para onde for mais vantajoso, sem ficar preso a uma instituição específica.

Além disso, seus dados só serão compartilhados com sua expressa autorização e consentimento, e você ainda terá o poder de suspender qualquer acesso na hora que quiser.

3. Muito mais opções de produtos e serviços

Historicamente, o Brasil tem um problema sério de concentração bancária, ou seja, os serviços financeiros estão na mão de pouquíssimos bancos.

Para você ter uma ideia, as cinco maiores instituições bancárias do país dominam 68,5% do mercado de crédito e 79,2% das operações, segundo dados do Banco Central publicados na Folha.

Como resultado desse monopólio, o consumidor acaba tendo menos opções de produtos como contas, cartões de crédito, empréstimos, investimentos, etc.

Mas o Open Banking veio para mudar esse cenário.

Veja alguns exemplos de soluções que podem nascer com o Open Banking:

  • Comparadores de serviços financeiros e tarifas
  • Agregadores de produtos e serviços financeiros
  • Apps de aconselhamento e planejamento financeiro pessoal
  • Serviços de iniciação de pagamentos em redes sociais
  • Marketplaces de crédito, que vão funcionar como verdadeiros “shopping centers online” de empréstimos e financiamentos
  • Novos apps e corretoras de investimentos
  • Novas contas digitais, carteiras digitais e cartões de crédito e débito.

A abertura do sistema financeiro vai impulsionar o surgimento de vários produtos e serviços novos e a entrada de empresas inovadoras para competir com os bancos tradicionais.

4. Mais inovação no sistema financeiro

Na linha de frente da inovação no sistema financeiro estão as fintechs (startups de serviços financeiros), que devem ganhar ainda mais espaço com o Open Banking.

A própria Neon é uma das principais fintechs brasileiras — veja como a empresa nasceu a partir de um cliente insatisfeito, que traz soluções para descomplicar a vida financeira das pessoas.

Hoje, existem cerca de 1.158 fintechs no Brasil, de acordo com o relatório Distrito Fintech Mining Report 2021.

Veja quantos serviços diferentes essas startups oferecem:

vantagens open banking 1

Fonte: Distrito Fintech Mining Report 2021

Com o Open Banking, essas empresas poderão trazer soluções cada vez mais inovadoras para facilitar sua vida, e será muito fácil contratá-las.

5. Rapidez nas contratações e portabilidade

Se você já deixou de contratar serviços financeiros só de pensar na burocracia do cadastro, o Open Banking também vai resolver esse problema.

Em vez de preencher um formulário e enviar documentos, você só precisa autorizar o compartilhamento dos seus dados com a empresa que oferece o produto do seu interesse.

Por exemplo, você pode autorizar a Fintech A a acessar seu histórico de crédito, saldo e dados pessoais registrados no Banco B para conseguir um empréstimo mais rapidamente e com uma taxa de juros mais atrativa.

O processo é feito rapidamente e você tem acesso ao produto de forma prática e sem enrolação.

Além disso, o Open Banking facilita ainda mais a portabilidade de produtos e serviços entre instituições, pois todos os sistemas estarão conectados em um único ambiente.

6. Menores taxas e tarifas

Uma das vantagens do Open Banking mais aguardadas é a sonhada redução de taxas e tarifas no sistema financeiro.

Como você já sabe, a Neon já oferece a taxa zero em praticamente todos os serviços da conta digital, mas essa não é a realidade em muitas instituições.

Com o aumento da concorrência proporcionado pelo Open Banking, não haverá outra opção senão oferecer preços mais competitivos aos consumidores.

Além da competitividade, é importante ressaltar que as instituições terão custos menores graças à integração do novo sistema e eliminação de intermediários.

Logo, a tendência é que taxas e tarifas diminuam em todo o mercado e beneficiem diretamente o seu bolso.

7. Personalização avançada

Outra vantagem que faz os olhos do consumidor brilharem é a possibilidade de ter produtos e serviços altamente personalizados.

Basta imaginar que a instituição terá acesso a uma grande quantidade de informações sobre você e suas finanças em instantes.

Com a ajuda dos recursos de tecnologia e algoritmos atuais, será muito mais fácil criar uma oferta feita especialmente para você, levando em conta suas preferências, perfil de crédito, histórico de pagamentos, etc.

Por exemplo, você pode receber uma oferta de crédito sob medida com uma taxa de juros atrativa ou uma sugestão de investimento 100% compatível com seus objetivos.

8. Gestão simplificada em uma única plataforma

A promessa do Banco Central é que o Open Banking será como “montar seu próprio banco”.

Na prática, você terá um único ambiente digital para gerenciar todos os produtos e serviços de instituições diferentes que você contratou.

Ainda não sabemos exatamente como será esse sistema, mas ele vai funcionar como um painel de controle da sua vida financeira, com todos os seus produtos organizados.

9. Transparência no compartilhamento de dados

Muitas pessoas ficam preocupadas com a ideia de compartilhar dados confidenciais sobre suas finanças e informações pessoais — e com toda a razão!

A boa notícia é que o Open Banking exige o cumprimento das normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) de seus participantes, incluindo a transparência no uso das informações.

Lembrando que seus dados só podem ser compartilhados após um processo que envolve três etapas: consentimento, autenticação e confirmação.

Além disso, no seu ambiente do Open Banking, você poderá visualizar com quem compartilhou seus dados, quais informações foram cedidas, para qual finalidade e por quanto tempo.

10. Mais segurança nas transações

Também entra na lista de vantagens do Open Banking a segurança das operações dentro do sistema.

As instituições participantes serão fiscalizadas pelo próprio BC e devem seguir diretrizes como a adoção de assinaturas digitais, criptografia, protocolos de autenticação, entre outros recursos de segurança de dados.

Como vimos, o compartilhamento de dados também segue um protocolo de consentimento, autenticação e confirmação, e só pode ser feito por meios eletrônicos.

11. Melhora contínua na qualidade de produtos e serviços

O Open Banking vai incentivar as instituições a melhorarem seus produtos e serviços continuamente.

Afinal, os consumidores estarão muito mais empoderados e exigentes — e não vai ser fácil conquistar a atenção deles em um ambiente tão competitivo.

Então, é possível que suas insatisfações com serviços financeiros fiquem para trás em um futuro próximo.

12. Maior inclusão financeira

Para terminar, o Open Banking traz uma vantagem para toda a sociedade que é a inclusão financeira.

Quem nunca teve acesso a produtos e serviços para cuidar do seu dinheiro terá mais oportunidades, preços acessíveis e soluções que não requerem uma conta tradicional em banco.

Veja também o que o Chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro, João André Pereira, tem a dizer sobre os benefícios do Open Banking:

Saiba tudo sobre o Open Banking e suas vantagens

Agora que você conhece as vantagens do Open Banking, precisa entender melhor como vai funcionar esse novo sistema financeiro.

Para começar, você pode conferir uma explicação detalhada sobre o que é Open Banking, com todos os conceitos essenciais sobre o assunto.

Nós também temos um conteúdo completo sobre como funciona e quais são as etapas de implementação do Open Banking, bem aqui.

E, para fechar, mostramos por que o Open Banking é seguro para compartilhar seus dados.

 

Gostou de conhecer as vantagens do Open Banking?

Então, comente se está pronto para participar dessa revolução no sistema financeiro.

ilustração neon mulher cuidando do dinheiro com app

Cuide bem do seu dinheiro. Experimente o app Neon!

download app neon android
download app neon ios

Comentários