Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

5 tipos de amigos e como eles influenciam nossa vida financeira

Larissa Chinaglia

Dia 20 de julho é o Dia do Amigo, e nada melhor do que relembrarmos os tipos de amigos que existem. Tem aqueles que apoiam a vida financeira, e outros que, se seguirmos o ritmo deles, não sobra um real para o investimento.

No final, cada um pode nos influenciar de uma maneira, positiva ou negativa, a lidar com as finanças.

Vamos descobrir quem são seus amigos? E claro, que tipo de amigo você é.

Tipos de amigos e suas influências financeiras

O amigo “me empresta dinheiro?”

Seja porque está sem emprego ou porque gastou mais do que deveria, esse amigo sempre te pede um dinheiro emprestado.

Ajudar as pessoas é muito importante, mas você precisa garantir que todas as suas contas estão em dia e as dividas quitadas antes de sair emprestando dinheiro por aí.

O amigo caloteiro

Quem nunca teve um amigo desses? Junto com o amigo “me empresa dinheiro?”, vem – as vezes – o amigo caloteiro.

Ele te pede dinheiro emprestado ou pede para você pagar a conta dele naquela saída, e nunca mais toca no assunto.

Esse amigo te influencia a aprender a cobrar ou a não emprestar mais o seu dinheiro.

E já que o assunto é esse, separei algumas dicas para você cobrar seus amigos sem estragar a amizade:

  • Não tenha vergonha de cobrar: seu amigo pediu dinheiro emprestado, ele sabe que precisa devolver
  • Explique que precisa do dinheiro de volta: seja por alguma emergência ou porque tem outros planos para esse valor
  • Combine um prazo para devolução: pense em uma data que funcione para você e para o seu amigo
  • Ofereça alternativas para o pagamento: veja se é possível dividir o valor em duas vezes, assim fica mais tranquilo para o seu amigo pagar e para você receber

E a dica final é: se você não irá cobrar o valor, melhor não emprestar.

Tenha uma boa conversa com o seu amigo, e explique que não é possível emprestar dinheiro nesse momento.

O amigo que cobra até os R$0,20

O famoso “mão de vaca” ou “capricorniano” para quem adora uma astrologia. Todo mundo conhece alguém que te cobra e pede de volta até aquele troco de R$0,20 que mal serve para uma bala.

E não é por menos! O horoscopo do dinheiro dos capricornianos mostram que eles são ótimos poupadores. Errados esses seus amigos não estão. Afinal, é possível economizar com moedas e fazer qualquer troco render muito mais.

Esse amigo pode te influenciar a economizar mais. Se você seguir o exemplo dele, com certeza terá mais dinheiro no final do mês.

O amigo da balada

Aquele que, fora da pandemia, é o primeiro a chamar a turma para ir para a balada. Normalmente é o solteiro da turma – daqueles que gasta bem mais do que os que tem status de casado.

Já na influência, se você entrar no ritmo do seu amigo de balada, com certeza gastará muito mais do que planejado no final de semana.

A dica é intercalar as saídas mais caras, por atividades mais em conta.

Veja o que fazer no tempo livre sem gastar muito dinheiro aqui!

O amigo ostentação

Sabe aquele amigo que parece sempre com último celular do momento, compartilha todas as viagens nas redes sociais e frequenta lugares muito caros? Bem, esse pode ser o seu amigo ostentação.

Não tem nada errado e ele não precisa sentir culpa ao comprar, mas você precisa estar atento aos seus sentimentos em relação as atitudes financeiras do seu amigo.

Seguir o mesmo ritmo dele, assim como o do amigo baladeiro, pode não ser saudável para sua saúde financeira. Entenda qual é o seu padrão de vida, e viva com base nele, e não do seu amigo. Combinado?

Como falar de dinheiro com os seus amigos

Nem sempre temos condições financeiras de sair com nossos amigos, mas como falamos disso com eles?

Em primeiro lugar é importante que você saiba que falar de dinheiro não deve ser um tabu. Se o dinheiro está tão presente em nossas vidas, por que ainda é tão delicado trazer essa pauta à tona?

Algumas dicas podem te ajudar a falar de dinheiro com seus amigos e até mesmo economizar bastante:

Seja o primeiro a sugerir encontros econômicos

Piquenique no parque, um encontro para assistir filmes em casa ou até ir à um show gratuito na sua cidade. Fique de olho em sites e perfis de influenciadores, como o Catraca Livre, que dão dicas de passeios gratuitos, e seja o primeiro a sugerir essas ideias para seus amigos.

Aproveita e chama seus amigos para assistir filmes sobre consumismo na sua casa, assim vocês conseguem discutir sobre o tema "sem querer".

Compartilhe conselhos financeiros

Está vendo que seu amigo está gastando mais do que deveria? Percebeu que toda saída de vocês, os gastos estão superando o planejamento? Converse com seu amigo!

Muitas vezes, ele pode estar tendo atitudes consumistas como forma de aliviar a ansiedade ou o estresse, e você pode ajudar. Como amigo, seja parceiro e escute o que está acontecendo na vida dele.

Quem sabe ele não precise de um empurrãozinho para melhorar essa situação?

Ah, importante! Entenda se você tem essa liberdade, afinal cada um tem o direito de usar o próprio dinheiro da forma que achar melhor. Se não tiver essa liberdade, no máximo, compartilhe vídeos sobre finanças que você achar que possam ajudá-lo.

Seja sincero, e compartilhe experiências

Se seus amigos souberem que você está poupando dinheiro para sonhos futuros, talvez sejam mais compreensíveis quando você recusar aquela saída para a balada caríssima.

Claro que você não precisa contar todos os detalhes sobre suas metas financeiras, mas compartilhar um pouco da sua experiência pode te ajudar e ainda influenciar positivamente seus amigos.

Conseguiu realizar aquele sonho porque economizou? Conte para eles! Quem sabe você não influencia alguém a topar algum desafio para economizar dinheiro?

 

E aí, descobriu quais são seus tipos de amigos? E que tipo de amigo você está sendo? Fique de olho no blog, acompanhei todas as dicas, e seja o amigo que influencia positivamente todos a seu redor!

ilustração neon mulher cuidando do dinheiro com app

Cuide bem do seu dinheiro. Experimente o app Neon!

download app neon android
download app neon ios

Comentários