Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Descubra seus pontos fortes e aprenda a ganhar dinheiro com eles

Time Neon

Os pontos fortes são aquelas qualidades que fazem você se destacar da multidão. Pode ser um grande talento para se comunicar, um carisma irresistível, uma capacidade analítica invejável, uma grande paciência, dentre diversas outras virtudes.

Se você conhecer bem essas características, poderá aproveitar todo o seu potencial e investir nos caminhos certos para ser bem-sucedido — inclusive, financeiramente.

A seguir, vamos ajudar com dicas para encontrar seus pontos fortes e usá-los a favor do seu bolso. Continue lendo e veja como descobrir o que você tem de melhor.

Afinal, o que são pontos fortes?

Os pontos fortes são as qualidades marcantes da sua personalidade e capacidades nas quais você se destaca. Geralmente, são competências acima da média e traços que se tornam a sua “marca registrada” para as pessoas ao redor.

Todas as pessoas têm suas forças e fraquezas, mas não é tão simples reconhecê-las e saber como trabalhar com elas. Nós costumamos nos lembrar desse assunto na entrevista de emprego, quando o recrutador faz a clássica pergunta: “quais são seus pontos fortes e seus pontos fracos?”

E, não por acaso, muitos candidatos não sabem o que responder ou acabam recorrendo a clichês como “sou competente e meu ponto fraco é ser perfeccionista”.

Na verdade, todos precisam saber quais são suas melhores características e como usá-las para avançar na carreira, melhorar as relações, progredir nos estudos e ganhar mais dinheiro, por exemplo.

Alguns são grandes comunicadores, outros têm uma criatividade impressionante, outros são organizados e centrados — e cada um deve ser capaz de aproveitar seu potencial ao máximo para crescer na vida.

Para isso, o caminho é investir no autoconhecimento para descobrir no que você realmente é bom e onde pode melhorar.

Falando em autoconhecimento, aqui explicamos qual sua importância para tomar decisões relacionadas às finanças.

Os 6 pontos fortes da psicologia positiva

A psicologia positiva é uma vertente da ciência que foca nos aspectos positivos da experiência humana e estuda a “felicidade”.

Ela foi criada em 1998 pelo psicólogo Martin Seligman com o intuito de redirecionar a psicologia para os pontos fortes e virtudes do ser humano.

Após anos de estudos, os pesquisadores da área identificaram as seis principais forças de caráter humanas e mais 24 virtudes associadas a elas:

  1. Sabedoria e conhecimento: criatividade, curiosidade, julgamento, amor pela aprendizagem e perspectiva
  2. Coragem: bravura, perseverança, integridade e vitalidade
  3. Humanidade: amor, bondade e inteligência social
  4. Justiça: cidadania, igualdade e liderança
  5. Temperança: perdão, humildade, prudência e autocontrole
  6. Transcendência: apreciação da beleza e da excelência, gratidão, esperança, bom humor e espiritualidade

 

Logo, do ponto de vista científico, esses são os pontos fortes que formam a base do caráter humano em diversas culturas e estão presentes em maior ou menor grau em todas as pessoas.

Inclusive, você pode fazer um teste gratuito desenvolvido pelo próprio Seligman para identificar suas principais forças: o Via Survey, disponível em português aqui.

Como identificar seus pontos fortes em 6 passos

Se você não faz ideia de quais são seus pontos fortes, está na hora de olhar para si mesmo e reconhecer o que você tem de melhor.

Veja algumas dicas para acelerar o processo.

1. Faça uma autoanálise

O primeiro passo para identificar seus pontos fortes é fazer uma autoanálise sincera e profunda.

Você pode começar respondendo às perguntas:

  • No que eu sou realmente bom?
  • Por quais características e atividades as pessoas costumam me elogiar?
  • De quais qualidades pessoais me orgulho com mais frequência?
  • Quais atividades tenho mais confiança em realizar?
  • Por quais características sou reconhecido entre familiares, amigos e colegas de trabalho?
  • Quais foram minhas maiores realizações e como as alcancei?

 

Quanto mais longe você for na jornada de autoconhecimento, mais pontos fortes conseguirá identificar.

2. Avalie seu histórico profissional

É no trabalho que nós testamos nossas capacidades com mais frequência e somos avaliados pelos resultados.

Por isso, avaliar seu desempenho profissional é uma etapa fundamental para descobrir seus pontos fortes.

Pense nos projetos bem-sucedidos que você realizou e quais competências técnicas e emocionais foram essenciais nesse processo, por exemplo.

Lembre-se também dos feedbacks que você recebeu de colegas e chefes — eles dão muitas respostas sobre suas verdadeiras forças e fraquezas.

Outras pistas para encontrar qualidades estão nos motivos pelos quais você recebeu um aumento de salário, foi promovido ou premiado de alguma forma.

3. Faça testes comportamentais

Os testes comportamentais e de habilidades são ferramentas úteis para descobrir seus pontos fortes.

Acima, já recomendamos o teste gratuito Via Survey, que mostra suas principais forças de caráter e leva menos de 15 minutos para ser concluído.

Outro teste famoso é o DISC (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade), que classifica sua personalidade de acordo com quatro padrões de comportamento identificados pelo psicólogo William Moulton Marston. Você pode fazer o teste gratuito do MyDiscProfile, que possui 24 perguntas de múltipla escolha.

Há ainda o famoso teste dos 16 tipos de personalidade, que na verdade se chama MBTI, ou Tipologia de Myers-Briggs — uma homenagem às psicólogas Isabel Briggs Myers e Katharine Cooks Briggs, que criaram a metodologia.

Mas, lembre-se: sua individualidade é muito mais complexa do que o resultado de um teste online, que deve servir apenas como referência.

4. Peça a opinião de pessoas próximas

As pessoas ao seu redor, como amigos, familiares e colegas de trabalho, podem te ajudar a enxergar seus pontos fortes. Por isso, um caminho é perguntar a eles sobre suas principais qualidades e competências.

Algumas pessoas são mais honestas, outras podem querer agradar você — e é importante saber a diferença entre esses dois tipos de resposta.

5. Use uma lista de pontos fortes

Uma lista de pontos fortes pode ajudar você a reconhecer características que nem sempre recebem a devida atenção.

Por exemplo, você pode olhar para a tabela abaixo e escolher as cinco virtudes que te representam melhor:

Resiliente

Focado

Criativo

Responsável

Decidido

Compassivo

Receptivo

Comunicativo

Ágil

Flexível

Confiante

Vivaz

Curioso

Prestativo

Confiável

Determinado

Automotivado

Analítico

Solícito

Inspirador

Disciplinado

De mente aberta

Negociador

Bem humorado

Visionário

Otimista

Altruísta

Autêntico

Carismático

Prudente

Esperto

Cooperador

Preciso

Humilde

Equilibrado

Corajoso

Detalhista

Espontâneo

Ambicioso

Ousado

Paciente

Líder nato

Empático

Convicto

Estratégico

Enérgico

Educado

Reflexivo

Íntegro

Organizado

 

6. Coloque suas competências à prova

Por fim, você pode colocar seus pontos fortes à prova testando suas habilidades.

Uma forma de fazer isso é encarando desafios como um projeto de grande responsabilidade no trabalho, um novo emprego com uma longa lista de requisitos ou uma prova para um programa de mestrado, por exemplo.

Essas situações práticas são ótimas para comprovar suas competências para si mesmo e alimentar sua autoconfiança.

Como ganhar dinheiro com seus pontos fortes

Depois de identificar seus pontos fortes, o próximo passo pode ser usá-los para melhorar sua vida financeira.

Veja algumas dicas para aproveitar seu potencial.

Cresça na carreira

Quando você conhece suas forças, fica mais fácil focar no caminho certo e crescer na carreira. Dessa forma, você pode usar suas principais habilidades para conquistar aquele cargo dos sonhos e multiplicar seu salário.

Por exemplo, se você tem uma capacidade incrível de liderança, pode investir nela até ser promovido a diretor na empresa. É claro que essa mudança não acontecerá de uma hora para outra, mas ter foco nesse objetivo e trabalhar em cima de seus pontos fortes para alcançá-lo é essencial.

Abra um negócio

Aproveitar suas capacidades para abrir um negócio próprio é outra forma de prosperar com seus pontos fortes.

Por exemplo, se você tem muita criatividade e habilidades manuais acima da média, pode criar um negócio de produtos artesanais de sucesso.

Essa também é uma solução para conseguir algum dinheiro extra e manter sua atividade principal.

Torne-se referência na sua profissão

Conhecendo seus pontos fortes, você pode chegar muito mais longe e se tornar referência na sua profissão ou campo do conhecimento.

Para isso, foque no que você faz de melhor e invista no desenvolvimento pessoal e profissional, mirando sempre nas suas áreas de interesse. Nesse caso, você pode ganhar dinheiro com palestras, consultorias e cursos, por exemplo.

Organize suas finanças

Você também pode aproveitar seus pontos fortes para desenvolver a inteligência emocional nas finanças e se organizar melhor.

Por exemplo, se você é muito disciplinado e analítico, terá grandes vantagens na hora de planejar o orçamento e fazer investimentos.

Lembre-se que apenas será possível ganhar dinheiro conhecendo seus pontos fortes caso suas contas estejam em dia, então tenha foco e mantenha um planejamento que te ajudará a alcançar seus objetivos.

Crie conteúdo online

A internet está cheia de influenciadores digitais e criadores de conteúdo bem-sucedidos que souberam aproveitar seus pontos fortes.

Se você domina um assunto e tem algo a compartilhar com as pessoas, por que não criar um canal no YouTube, um blog ou uma página no Facebook e monetizar conteúdo?

Inclusive, aqui mostramos como ganhar dinheiro com lives e aproveitar melhor seu tempo online, dá uma olhada.

Melhor ainda se a comunicação, o carisma e a capacidade de influenciar pessoas estiverem na sua lista de qualidades.

 

E agora, está preparado para usar seus pontos fortes ao seu favor? Conte para a gente nos comentários quais qualidades você descobriu enquanto lia este artigo.

Comentários