Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Você já começou a fazer o seu planejamento financeiro para 2021?

Ana Gabriela Graças

Pois é, você piscou e 2020 praticamente acabou. Com isso, começam as conversas sobre o que esperar do próximo ano e as pessoas voltam a falar sobre suas metas e desejos. Mas, acima de tudo, é preciso pensar em um planejamento financeiro para 2021.

Afinal, ter suas finanças em ordem é essencial para que seus sonhos se realizem, já que você conseguirá colocar suas contas em dia e também terá condições de guardar dinheiro todos os meses para alcançar suas metas estabelecidas no começo do ano.

Se isso parece praticamente impossível para você, a boa notícia é que não é! Basta um pouco de organização e muita disciplina para ter um ano com seu orçamento em dia.

Continue lendo e veja como tornar isso realidade!

Por que fazer um planejamento financeiro para 2021

2020 deixou em evidência a importância de estar preparado para os imprevistos financeiros, por isso é importante levar essa lição para 2021 e começar a partir de agora a montar um planejamento para iniciar o ano com suas finanças em ordem.

Além disso, ao aprender como criar objetivos e metas, você passará a ter mais foco para realizar seus sonhos e conseguirá desenvolver uma maior disciplina para juntar dinheiro ao longo do ano.

O planejamento financeiro também é importante para que você consiga definir prioridades no seu orçamento e, assim, destine seus esforços para aquilo que realmente é relevante para você e sua família.

Veja aqui como organizar o orçamento familiar e definir prioridades.

Então, a seguir vamos mostrar como fazer um planejamento financeiro para 2021 e também como definir metas financeiras para o ano que está por vir.

Como fazer um planejamento financeiro para 2021 em 5 passos

1. Organize seu orçamento

O primeiro passo é colocar ordem nas suas finanças para se preparar para o próximo ano. Afinal, sem controle sobre suas contas, o desafio de terminar o mês no azul será muito maior.

Então, use uma planilha financeira para anotar sua renda, suas dívidas, suas despesas fixas e variáveis, bem como para contabilizar todos os investimentos que você tem ou planeja fazer.

Aliás, essa é uma dica importante sobre a planilha: você pode fazer projeções para o ano inteiro e, assim, ter ainda mais controle para conseguir realizar os seus objetivos. Por exemplo, caso você tenha uma compra parcelada em muitas vezes, já lance na planilha todas as parcelas nos meses subsequentes.

Da mesma forma, caso você pretenda juntar um dinheiro todo mês, anote também qual o valor que você espera conseguir guardar. Isso te manterá motivado para conseguir concretizar aquela projeção.

Você pode contar com a nossa planilha de gastos mensais gratuita para organizar o seu orçamento. São das versões prontas para serem usadas, uma completa e uma simplificada. É só escolher qual você prefere e começar!

BAIXAR PLANILHA COMPLETA

BAIXAR PLANILHA SIMPLIFICADA

2. Planeje-se para quitar suas dívidas

Após organizar o seu orçamento, você conseguirá entender melhor qual o cenário atual das suas dívidas e também quais despesas podem ser cortadas (pelo menos temporariamente) para que você consiga quitá-las com mais rapidez.

Antes de começar a poupar, é importante que essas pendências estejam resolvidas, pois isso evitará que você pague mais juros e ainda tenha que se preocupar com essa questão. Inclusive, aqui você confere 6 dicas para pagar suas dívidas e começar a investir.

Tente renegociar tudo o que for possível, consulte opções melhores de empréstimo para reduzir suas taxas e tente adiantar o máximo de parcelas que você conseguir. É justamente por isso que é importante ter um orçamento organizado, pois assim as dívidas poderão ser liquidadas mais rapidamente e você poderá ir para o próximo passo.

3. Encontre formas de economizar dinheiro

Descobrir como economizar dinheiro é o que todos nós queremos, não é mesmo? Pois saiba que muitos vilões do nosso orçamento estão nos detalhes, naqueles gastos praticamente invisíveis.

Aquelas compras de R$ 20 feitas por impulso em aplicativos, por exemplo, no final do mês podem somar uma quantia significativa à sua fatura, assim como taxas bancárias para fazer transações financeiras, como depósitos e transferências, bem como a anuidade do cartão de crédito.

Sabia que na Neon você não paga nada disso? Se você ainda não tem sua conta com a gente, faça a sua agora mesmo e comece o ano livre de taxas abusivas que comprometem seu orçamento!

ABRA SUA CONTA

Não subestime os valores pequenos, porque aos poucos eles formam um montante significativo que pode te deixar mais distante da realização dos seus sonhos. Então, anote cada centavo que sair da sua conta e se questione continuamente se realmente aquelas despesas foram necessárias ou não.

Precisa de uma ajuda extra? Veja aqui como evitar o consumismo e parar de comprar por ansiedade.

4. Faça um planejamento de metas para o próximo ano

Agora chegou a hora que fazer o que todo mundo faz no final de ano: criar as metas para o ano que vem! A nossa primeira dica sobre como criar objetivos e metas é, acima de tudo, ser realista.

É claro que você deve ter objetivos que te tirem da sua zona de conforto, mas coloque metas na sua vida que façam sentido dentro da sua realidade financeira e de acordo com aquilo que você realmente pode alcançar.

Por isso todas as etapas anteriores são tão importantes: com seu orçamento organizado, com suas dívidas dentro do controle e conseguindo economizar dinheiro, você poderá pensar em metas que de fato sejam factíveis.

Para fazer o seu planejamento de metas, separe-as entre planos de curto, médio e longo prazo e estabeleça prazos para cada um deles. Dessa forma, ficará mais fácil definir quanto de dinheiro será necessário guardar para realizar cada um dos seus sonhos.

Aqui você confere um artigo completo sobre como fazer um planejamento de metas.

5. Comece a poupar e invista o seu dinheiro

Com suas metas e seus respectivos prazos em mente, o próximo passo é começar a poupar todos os meses para torná-las realidade. Antes, é importante reforçar a importância de montar sua reserva de emergência para não ser pego desprevenido pelos imprevistos.

Aliás, caso você ainda não tenha a sua reserva feita, essa pode ser uma meta para seu 2021, afinal, nada como ter a tranquilidade de saber que, caso algo aconteça, você poderá contar com um dinheiro guardado e não precisará recorrer a um empréstimo, por exemplo.

Existem diferentes maneiras para conseguir guardar dinheiro todos os meses e manter o foco nas suas metas e uma delas é o Desafio 52 Semanas da Neon! Com ele você pode começar com R$ 1 real por semana e ainda conta com uma tabela para juntar dinheiro que irá te ajudar!

COMEÇAR DESAFIO 52 SEMANAS

Aos poucos você conseguirá acumular um montante significativo e poderá investi-lo de acordo com suas metas de curto, médio e longo prazo. Se você não sabe exatamente por onde começar, aqui respondemos as principais dúvidas sobre investimentos para iniciantes, confira!

 

O que achou das dicas sobre como fazer o seu planejamento financeiro para 2021 para começar o próximo ano com muito mais poder sobre o seu dinheiro?

Conta para a gente nos comentários como você está se organizando!

Comentários