Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

O que é e como fazer um planejamento financeiro pessoal?

Ana Gabriela Graças

Como anda o seu planejamento financeiro pessoal? Ter as finanças em ordem é fundamental para você conseguir guardar dinheiro e realizar os seus sonhos.

Porém, os dados mostram que ainda estamos um pouco distantes disso. Segundo uma pesquisa feita pelo SPC Brasil e pela CNDL, 58% dos brasileiros admitem que não se dedicam às próprias finanças.

Contudo, a crise econômica provocada pela pandemia trouxe uma mudança de comportamento. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar), houve um aumento do interesse dos brasileiros por organização financeira.

72% dos entrevistados afirmaram conhecer o planejamento financeiro. Um dos motivos que levaram a isso foi o endividamento da população causado pela crise na pandemia.

O fato é: queremos te ajudar a organizar (ou reorganizar) as finanças. Dessa forma, você poderá colocar as contas em dia, começar a guardar dinheiro e realizar os seus sonhos.

Se isso parece praticamente impossível para você, a boa notícia é que não é! Basta conhecimento, um pouco de organização e muita disciplina.

Ao longo deste conteúdo, você vai descobrir:

 

Quer saber mais?

Continue lendo e veja como começar a montar o planejamento financeiro das suas contas.

O que é planejamento financeiro pessoal?

Planejamento financeiro pessoal é a organização e controle do seu dinheiro. Ele funciona como um “mapa” para você ter clareza sobre seus ganhos, gastos e onde pode economizar mais.

Com essa organização, você consegue tomar melhores decisões sobre suas finanças, traçar metas e objetivos para o seu dinheiro, e criar um plano para começar a guardar dinheiro.

Se você não conhece seu orçamento, como vai realizar seus sonhos? São os dados do planejamento financeiro que te mostrarão o caminho a seguir para manter o controle do orçamento e poupar para conquistar o que você deseja.

Qual a importância de um planejamento financeiro?

2020 evidenciou a importância de estar preparado para os imprevistos financeiros. Um levantamento feito pela ANBIMA com apoio do Datafolha mostrou que 62% da população brasileira entrou em 2020 sem ter nenhuma reserva para uma emergência.

Porém, a pandemia começou e essas pessoas foram pegas desprevenidas. Com um planejamento financeiro pessoal, esse tipo de cenário pode ser evitado, pois você consegue se programar para montar uma reserva de emergência, por exemplo.

banner para baixar ebook reserva de emergência

Além disso, ao aprender como criar objetivos e metas, você tem mais foco para realizar seus sonhos e desenvolve sua disciplina para juntar dinheiro ao longo do ano.

O planejamento financeiro também é essencial para você definir prioridades no seu orçamento e destinar esforços para aquilo que realmente é relevante para você e sua família.

Veja aqui como organizar o orçamento familiar e definir prioridades.

Como fazer um planejamento financeiro pessoal em 7 passos

1. Organize seu orçamento

O primeiro passo para montar um planejamento financeiro pessoal é colocar ordem nas suas finanças e estruturar o seu controle financeiro.

Afinal, sem domínio sobre suas contas, o desafio de terminar o mês no azul se torna muito maior.

Então, use uma planilha financeira para anotar sua renda, suas dívidas, suas despesas fixas e variáveis, bem como para contabilizar todos os investimentos que você tem ou planeja fazer.

Aliás, essa é uma dica valiosa sobre a planilha: você pode fazer projeções para o ano inteiro e, assim, ter ainda mais controle para conseguir realizar os seus objetivos.

Por exemplo, caso você tenha uma compra parcelada em muitas vezes, já lance na planilha todas as parcelas nos meses subsequentes.

Da mesma forma, caso você pretenda juntar um dinheiro todo mês, anote também qual o valor que você espera conseguir guardar. Isso te manterá motivado para conseguir concretizar aquela projeção.

Você pode contar com a nossa planilha de controle financeiro pessoal para organizar o seu orçamento. São das versões prontas para serem usadas, uma completa e uma simplificada. É só escolher qual você prefere e começar!

print da planilha de gastos mensais

BAIXAR PLANILHA COMPLETA

BAIXAR PLANILHA SIMPLIFICADA

2. Adeque seu padrão de vida ao seu orçamento

Ao analisar sua planilha financeira, você terá uma visão completa de qual é a realidade das suas finanças hoje. Por exemplo, se você estiver gastando mais do que recebe, este é um alerta vermelho para rever o seu padrão de vida.

Então, faça uma avaliação crítica da situação e estabeleça limites para os seus gastos. Também reveja suas despesas para identificar quais podem ser cortadas (pelo menos temporariamente).

3. Planeje-se para quitar suas dívidas

Conhecer todas as suas pendências financeiras também faz parte da estruturação de um planejamento financeiro. Por isso, elenque quais são as suas dívidas no momento e planeje-se para quitá-las quanto antes.

Tente renegociar tudo o que for possível, consulte opções melhores de empréstimo para reduzir suas taxas e tente adiantar o máximo de parcelas que você conseguir.

Antes de começar a economizar dinheiro, é indispensável que essas pendências estejam resolvidas, pois isso evitará que você pague mais juros e ainda tenha que se preocupar com essa questão. 

Confira aqui como sair das dívidas e começar a poupar dinheiro.

4. Encontre formas de economizar dinheiro

Descobrir como economizar dinheiro é o que todos nós queremos, não é mesmo? Pois saiba que muitos vilões do nosso orçamento estão nos detalhes, naqueles gastos praticamente invisíveis.

Aquelas compras feitas por impulso em aplicativos, por exemplo, no final do mês podem somar uma quantia significativa à sua fatura. Taxas bancárias também são gastos que praticamente ficam esquecidas ao longo do mês.

Sabia que na Neon você não paga nenhuma tarifa? Abra sua conta e descubra como é bom não ter que arcar com taxas abusivas que comprometem seu orçamento!

ABRA SUA CONTA NEON

Não subestime os valores pequenos, porque, aos poucos, eles formam um montante significativo que pode te deixar mais distante da realização dos seus sonhos.

Anote cada centavo que sair da sua conta e se questione frequentemente se realmente aquelas despesas foram necessárias ou não.

Precisa de uma ajuda extra? Veja como evitar o consumismo e parar de comprar por ansiedade.

5. Faça um planejamento de metas

Ao criar suas metas, saia da sua zona de conforto, mas seja realista. Seus objetivos devem fazer sentido dentro da sua realidade financeira e estar em conformidade com aquilo que você realmente pode alcançar.

É por esse motivo que todas as etapas anteriores do planejamento financeiro pessoal são tão importantes. Com seu orçamento organizado, com seu padrão de vida ajustado, com suas dívidas controladas e conseguindo economizar dinheiro, você poderá pensar em metas factíveis.

Para fazer o seu planejamento de metas, separe-as em planos de curto, médio e longo prazo e estabeleça prazos para cada um deles. Dessa forma, ficará mais fácil definir quanto de dinheiro será necessário guardar para realizar cada um dos seus sonhos.

Além disso, determine objetivos financeiros claros, não algo genérico, pois isso também te ajudará a manter o foco no que você deseja alcançar.

Por exemplo, ao invés de “guardar dinheiro”, prefira algo como “guardar R$ 2 mil até o final do ano para fazer uma reforma”.

Aqui você confere um artigo completo sobre como fazer um planejamento de metas.

6. Comece a poupar e invista o seu dinheiro

Com suas metas e seus respectivos prazos em mente, o próximo passo é começar a poupar todos os meses para torná-las realidade. Antes, é preciso reforçar a importância de montar sua reserva de emergência para estar preparado para os imprevistos.

Aliás, caso você ainda não tenha a sua reserva feita, essa pode ser uma de suas metas. Afinal, nada como ter a tranquilidade de saber que, caso algo aconteça, você poderá contar com um dinheiro guardado e não precisará recorrer a um empréstimo, por exemplo.

Existem diferentes maneiras para conseguir guardar dinheiro todos os meses e manter o foco nas suas metas. Uma delas é o Desafio das 52 Semanas! Com ele, você pode começar com apenas R$ 1 real por semana.

Para te ajudar, criamos um kit gratuito completo com tabela, planilha e guia para você poupar semanalmente com muito mais facilidade.

COMEÇAR O DESAFIO 52 SEMANAS

Aos poucos, você conseguirá acumular um montante significativo e poderá investi-lo de acordo com suas metas de curto, médio e longo prazo.

Se você não sabe exatamente por onde começar, aqui respondemos as principais dúvidas sobre investimentos para iniciantes.

7. Aprenda sobre organização financeira pessoal

Investir em educação financeira é determinante para você dominar suas finanças e ter poder sobre o seu dinheiro.

Ao entender sobre o assunto, você toma melhores decisões, mantém seu planejamento financeiro pessoal em andamento e aprende como fazer seu dinheiro trabalhar para você.

Na Neon, temos a missão de contribuir com a educação financeira, pois acreditamos em diminuir desigualdades, mostrando caminhos financeiros mais simples e justos, porque todos merecem um futuro brilhante.

E nada como o conhecimento para você ir mais longe, não é mesmo?

Para começar, veja aqui uma lista com 8 cursos de educação financeira gratuitos.

 

O que achou das dicas sobre como fazer o seu planejamento financeiro pessoal? Aproveite para conferir o artigo "Guia de planejamento financeiro para quem não tem salário fixo".

Conta para a gente nos comentários se você ficou inspirado a começar a organizar suas finanças! 😉

ilustração neon mulher cuidando do dinheiro com app

Cuide bem do seu dinheiro. Experimente o app Neon!

download app neon android
download app neon ios

Comentários