Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Orgulho Nerd: como fazer renda extra neste universo?

Larissa Chinaglia

Nosso presente para o Dia do Orgulho Nerd é uma lista de ideias de como fazer renda extra neste universo que você ama tanto!

Você sabia que o mercado está aquecido para quem quer empreender ou apenas aumentar os lucros no final do mês? Por isso, preparamos um artigo completo com sugestões para te ajudar.

Abaixo você pode navegar pelos tópicos que vamos mostrar ao longo do artigo:

 

A parte mais legal dessa leitura é que você provavelmente já domina todo esse mundo e vai conseguir aproveitar boa parte das nossas dicas.

Continue lendo e confira!

O que é um geek?

Sabe aquela pessoa que está sempre inteirada nas novas tecnologias e na cultura pop? Muitas vezes gosta de usar roupas ou acessórios de personagens, sejam eles de filmes nerds ou histórias em quadrinhos? Essa pessoa é geek.

Felizmente, esse termo não é usado de forma pejorativa, mas sim representa um estilo de vida daqueles que amam a cultura nerd.

Como é o mercado geek?

O universo geek movimenta cerca R$ 18 bilhões ao ano e esse ainda é um número pequeno frente ao potencial do segmento, segundo a ABRAL (Associação Brasileira de Licenciamento).

Em 2019, a CCXP (Comic Con Experience, evento brasileiro de cultura pop) gerou 11 mil empregos, R$ 265 milhões na economia de São Paulo e atraiu aproximadamente 280 mil pessoas.

Ser fã de cultura pop é como ser torcedor de futebol. A pessoa faz tudo para ter algo do seu time ou, no caso, do filme predileto. A cultura geek virou mainstream”, afirmou Pierre Mantovani, CEO da Omelete Company, em entrevista à ISTOÉ DINHEIRO em 2020.

Inclusive, segundo o levantamento Geek Power feito pela Omelete Company, 91% dos geeks optam por compras online. Já em relação ao perfil do consumidor geek, o geek brasileiro é em sua maioria composto por homens (63%), na faixa dos 25 a 35 anos (40%) estão entre 25 e 35 anos, solteiros (72%) e pertencem às classes A e B (42%). 

Veja aqui 5 dicas sobre como criar um site de vendas online.

Qual a origem do Dia do Orgulho Nerd?

No dia 25 de maio é comemorado o Dia do Orgulho Geek ou Nerd, você sabia?

Essa data também é conhecida como Dia da Toalha, por conta da frase de Douglas Adams em “Um Mochileiro das Galáxias” e eternizada como mantra: "Nunca vá a lugar nenhum sem a sua toalha".

Ou seja, esse é um ótimo dia para se vestir de acordo com seu personagem favorito e juntar os amigos para comemorar (quando a pandemia deixar, claro!).

Já para os empreendedores de plantão, na semana do orgulho nerd os geeks costumam buscar promoções dos seus desejos do momento. Então já salva o dia 25 de maio na sua agenda.

10 ideias de renda extra geek

Agora que você já sabe o que é um geek, como é esse mercado e como surgiu o Dia do Orgulho Nerd, que tal conhecer algumas ideias para fazer renda extra nesse período?

Nos próximos tópicos, vamos abordar as seguintes dicas:

  • Roupas geek
  • Roupas infantis e para pets personalizadas
  • Quadros de personagens
  • CDs, DVDs e Blu-rays
  • Histórias em quadrinhos
  • Canecas
  • Lives de games
  • Comidas com tema nerd
  • Aluguel de casa temática
  • Revenda de produtos importados

 

Preparado para começar a gerar renda extra com essas dicas? Então continue lendo!

Roupas geek

De camisetas de cultura pop a tênis de personagens de quadrinhos, o universo geek é recheado de peças de roupas que reforçam o estilo de vida que fez faz parte dele.

Se você também abre seu guarda-roupa e sabe que muitas peças não estão sendo usadas, chegou a hora de fazer renda extra com elas.

  • Separe as que você menos usa, afinal elas também são as que você menos gosta
  • Confira se estão em boas condições
  • Fotografe as peças em uma boa iluminação
  • Escolha um lugar de divulgação

 

Agora é só esperar!

Alguns sites já te ajudam a criar sua loja geek de roupas virtual, como o Enjoei. Além disso, você pode divulgar suas peças nas suas redes sociais e em grupos de vendas de roupas usadas.

Roupas infantis e para pets personalizadas

Emendando com a dica anterior, pais geeks adoram comprar peças de roupa dos seus personagens favoritos para seus bebês, sejam eles humanos ou de quatro patas.

Aproveite seus conhecimentos sobre o assunto e todas as suas referências de filmes e séries para trazer mais criatividade para suas peças.

Quanto mais imerso você estiver na cultura geek, maiores são as chances de desenvolver produtos incríveis.

Quadros de personagens

Quantos quadros geek você tem em casa?

Os quadros são itens de decoração com preços acessíveis e que ajudam a imprimir a nossa identidade dentro de casa. E adivinha? Eles podem ser uma ótima fonte de renda.

Se você souber desenhar, faça ilustrações temáticas, imprima e enquadre. Dessa forma, você poderá divulgar a sua arte, sua paixão pelo universo geek e ainda fazer um dinheiro extra.

Na hora de vender, também faça a divulgação nas redes sociais e lojas online de produtos artesanais, como o Elo7.

CDs, DVDs e Blu-rays

Se engana quem pensa que só de Netflix vive o geek, afinal existe o prazer de colecionar, não é mesmo?

Então, na hora de fazer renda extra, faça uma limpa na sua casa e veja se não há CDs, DVDs e Blu-rays antigos que possam ser vendidos. E vale tudo: CDs de música, DVDs de filmes e Blu-ray de jogos, onde o mundo nerd te levar.

Você pode tanto vender online ou quanto vender para uma loja de colecionáveis — no caso dessa última, você conseguirá ajuda para definir o valor que esse produto merece.

Histórias em quadrinhos

Algumas histórias em quadrinhos são muito difíceis de ser encontradas, por isso podem valer bastante dinheiro.

Então, se você tem uma coleção, o que acha de colocar algumas à venda? Pode ser as raras ou simplesmente as mais antigas, de qualquer forma elas poderão render um bom dinheiro para você.

Assim como a dica dos CDs, DVDs e Blu-rays, você pode vender sozinho ou procurar ajuda de uma loja especializada nisso.

Canecas

As canecas oferecem muitas possibilidades: por exemplo, você pode estampar um personagem ou uma frase clássica, assim como também consegue mesclar conteúdos geek e criar um design completamente novo.

O melhor é que elas são muito úteis, já que podem ser usadas tanto no dia a dia quanto como um item colecionável de decoração.

Lives de games

Já pensou em ganhar dinheiro jogando na internet? Se você é o tipo de geek que adora os games, então as lives podem ser fonte de renda extra ideal para você!

Em plataformas como Twitch, Facebook Gaming e Nimo TV, os jogadores transmitem suas partidas ao vivo e são remunerados conforme o desempenho.

Os seus ganhos vão variar de acordo com as suas horas de dedicação, os novos seguidores e a duração das visualizações, por exemplo. O importante é tentar e começar a explorar essas alternativas para fazer um dinheiro a mais!

Comidas com tema nerd

Doces ou salgados, todo geek amará comprar uma comida que tenha como tema central esse universo. 

Você pode fazer kits de presentes ou até mesmo para festas. Agora na pandemia, por exemplo, as "festas na caixa" estão ganhando bastante espaço e podem ser uma boa fonte de renda para quem tem o dom da culinária.

Aluguel de casa temática

Já pensou em deixar sua casa ou um cômodo dela todo temático?

Cenários do Harry Potter e do Senhor dos Anéis já inspiraram a decoração de casas inteiras. O aluguel delas é tão disputado que muitas vezes você tem que esperar meses para marcar sua viagem.

Caso essa opção seja viável para você, sites de aluguel de casas como Airbnb podem te ajudar com isso.

Revenda de produtos importados

Produtos colecionáveis, como os Funko, costumam ser comprados lá fora e vendidos por aqui com um preço superior.

Com o valor do dólar alto, essa pode se tornar uma opção mais avançada para conseguir dinheiro extra.

 

E aí, conseguiu decidir qual será sua próxima fonte de renda extra depois de conhecer essas dicas para o Dia do Orgulho Nerd? Conta para a gente nos comentários!

 

ilustração neon mulher cuidando do dinheiro com app

Cuide bem do seu dinheiro. Experimente o app Neon!

download app neon android
download app neon ios

Comentários