Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Você sabe o que comprar para a casa nova?

Victor Jacinto

Tomar a decisão de morar sozinho é um ato de coragem e exige muita responsabilidade, mas você sabe o que comprar para a casa nova? É fato que, quando moramos com os nossos pais, não pensamos muito no que precisamos ter para manter uma casa em funcionamento.

Porém, é normal ter dúvidas na hora de fazer a lista de itens do novo lar, principalmente para escolher o que realmente é indispensável para a mudança e o que pode ser deixado para depois.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo para te ajudar nesse processo. Continue lendo e saiba mais!

Lista com o que comprar para a casa nova

Para começar a sua vida sozinho, o primeiro passo é estruturar um planejamento e ter em mente que a partir de agora você precisa ter mais responsabilidade e terá que abrir mão de algumas coisas, como gastos supérfluos.

Além disso, este é o momento de assumir tarefas que antes eram realizadas ou compartilhadas com seus pais, por exemplo. Você está no comando agora, então o planejamento vai te ajudar a não esquecer de nenhum detalhe importante. 😊

Então, antes de mostrarmos a lista de coisas para a casa nova, vamos explicar como você pode se organizar financeiramente da melhor forma possível.

Montando um planejamento antes de ir às compras

O planejamento financeiro vai te ajudar não apenas a fazer escolhas mais inteligentes para a sua nova casa, mas também para essa mudança não se tornar um pesadelo e você passar aperto logo no primeiro mês.

Para que isso não aconteça, o ideal é anotar todos os possíveis gastos que você terá a partir de agora, principalmente durante a etapa de compras dos itens para o lar. E, claro, também é preciso manter esse levantamento atualizado e acompanhar de perto para onde seu dinheiro está indo.

Vale lembrar que, a partir deste momento, você contará somente com os seus ganhos mensais, então terá que aprender a ter controle financeiro.

Uma dica é usar a nossa planilha de gastos mensais para ter todas as suas despesas planejadas e anotadas. São duas versões, uma completa e outra simplificada, é só baixar a sua.

BAIXAR PLANILHA COMPLETA

BAIXAR PLANILHA SIMPLIFICADA

Além disso, no aplicativo da conta Neon, todos os seus gastos são classificados em categorias por meio do Saldo Inteligente. Isso também te ajuda a entender se você está gastando mais com alimentação, moradia, lazer, saúde etc.

Lista de compras para a casa nova

Agora sim vamos mostrar quais são as coisas essenciais para morar sozinho! Veja na tabela abaixo os itens separados por categorias:

Móveis

Eletrodomésticos

Cozinha

Cama, mesa e banho

Dia a dia

Cama

Armários

Mesa

Cadeiras

Rack ou painel para televisão

Fogão

Micro-ondas

Geladeira

Televisão

Máquina de lavar roupas

Talhares

Aparelho de jantar

Copos

Panelas

Escorredor de louças

Abridor de latas

Tábua

Panos de prato

Facas de corte

Saleiro e açucareiro

Filtro de água

Toalhas de rosto e corpo

Jogo de cama

Travesseiros

Cobertores e edredom

Vassoura, rodo e pá

Panos de chão

Balde

Varal

Produtos de limpeza

Cesto de roupa

 

Vale lembrar que, se você for alugar um apartamento e não tiver o valor para comprar todos os móveis, uma alternativa é procurar por imóveis já mobiliados (até mesmo com eletrodomésticos), assim você precisará adquirir apenas os utensílios básicos.

Nesse caso, você deve focar nos itens de cozinha, cama, mesa e banho, e dia a dia.

Outra dica é fazer um “chá de panelas” ou “open house” para montar o enxoval da casa nova e ganhar os itens de presente de familiares e amigos.

O bacana disso é que, além de economizar com as compras, você ainda comemora esse grande passo que está dando em sua vida. 😊

Quanto custa morar sozinho?

Para você que pensa em morar sozinho, você precisa saber tanto quais são as coisas que você precisa comprar para a casa nova, quanto os custos que terá daqui para frente, assim pode se organizar financeiramente para arcar com todas as despesas fixas e variáveis.

Dentre as principais contas, estão:

  • aluguel e condomínio;
  • água, energia e gás;
  • supermercado, restaurantes e açougue;
  • TV a cabo e internet;
  • serviços por assinatura;
  • plano de saúde e medicamentos;
  • manutenção da casa;
  • estacionamento e gasolina;

Aqui você confere um artigo completo com todos os detalhes sobre quanto custa morar sozinho.

Dica: monte uma reserva de emergência

Ao morar sozinho, você deve lembrar que você é o responsável por todas as suas despesas, principalmente no momento do aperto. Afinal, seus pais não são obrigados a arcar com seus gastos, não é mesmo?

Assim, é essencial que você faça uma reserva de emergência, assim terá a segurança de ter um dinheiro guardado para imprevistos e meses em que os gastos extrapolarem o previsto.

Você já parou para pensar que toda vez que sobrar uma graninha algo acontece? Uma lâmpada queima, a geladeira ou máquina de lavar param de funcionar, enfim. Então, com uma graninha reservada, fica mais fácil arcar com esses custos inesperados.

Veja no vídeo abaixo como montar uma reserva de emergência:

Também temos um e-book gratuito com todas as orientações para você fazer a sua reserva:

baixar ebook reserva de emergência

Agora ficou mais fácil fazer a sua lista sabendo o que comprar para a casa nova? No início, morar sozinho terá inúmeros desafios, mas saiba que ter o seu próprio espaço e a sua liberdade recompensa qualquer esforço.

Aproveite e confira o artigo: “7 passos sobre como se planejar para morar sozinho”.

Conta para a gente nos comentários como está o seu processo de mudança!

ilustração neon mulher cuidando do dinheiro com app

Cuide bem do seu dinheiro. Experimente o app Neon!

download app neon android
download app neon ios

Comentários