Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Você sabe a diferença entre conta corrente e conta salário?

Victor Jacinto

Se você está em dúvida sobre a diferença entre conta corrente e conta salário, é porque provavelmente precisa decidir qual delas abrir, não é mesmo? Existem pontos distintos entre essas duas modalidades que as instituições financeiras oferecem aos seus clientes.

Por isso, neste conteúdo mostraremos que conta salário e conta corrente não são a mesma coisa, e explicaremos o que muda de uma para a outra.

Assim, no momento de abrir uma nova conta, você já saberá qual será a melhor opção para você, e a que mais atenderá suas necessidades naquele momento.

Gostou? Continue lendo.

Diferença entre conta corrente e conta salário: entenda os detalhes de cada opção

O que é conta corrente?

A conta corrente  é uma conta bancária que pode ser utilizada por pessoa física e pessoa jurídica, administrada por uma instituição financeira. Esta modalidade de conta te oferece fácil acesso ao dinheiro e é uma opção para quem precisa de praticidade com uso diário da conta.

Com isso, algumas instituições financeiras oferecem a conta corrente como conta de depósito, o que pode ser feito de forma gratuita ou não, e de forma conjunta ou individual. Isso dependerá de cada instituição financeira e do seu modo de trabalho.

Vale lembrar que a conta corrente pode ser aberta por você em qualquer instituição de sua escolha, mas no processo de cadastro você pode passar por uma avaliação do seu histórico de crédito.

Desta maneira, o banco pode te oferecer cartão de crédito, empréstimos, entre outros, sabendo se você é um bom pagador ou não. 😊

Leia também: Open Banking no Brasil: como funciona e etapas

Conheça as vantagens da conta corrente

Algumas instituições financeiras oferecem vantagens em abrir uma conta com eles, seja ela uma conta corrente, salário ou poupança.

De acordo com cada modalidade, pode sim existir um benefício diferente, e agora iremos falar somente das vantagens de abrir uma conta corrente.

Algumas instituições oferecem benefício como:

  • tarifa menor (algumas instituições não cobram tarifas para TED e DOC, por exemplo);
  • cheque especial;
  • débito automático para pagamento de boletos;
  • empréstimos;
  • liberação de crédito;
  • mais facilidade para usar o banco, como através de aplicativos ou internet banking).

Agora que você já tem um panorama sobre as características da conta corrente, vamos explicar os detalhes da conta salário.

O que é conta salário?

Ao contrário da conta corrente, a conta salário é direcionada a um banco específico, mas por quê?

Quando você é novo na companhia e entra para trabalhar, esta empresa já trabalha com alguma instituição financeira para fazer seus pagamentos de contas de consumos e depósitos de salários de funcionários.

Então, ao entregar seus documentos ao departamento de Recursos Humanos, eles te fornecem uma carta para abertura de conta neste banco em específico e você começa a receber seu salário por ele.

Contudo, isso não significa que depois de algum tempo você não conseguirá pedir uma portabilidade de conta salário para outra instituição financeira de sua escolha, porque você pode escolher outro banco para receber seu pagamento. 😊

E quais são as vantagens da conta salário?

Existem alguns benefícios para a abertura de conta salário, sendo eles:

  • taxas reduzidas;
  • pode solicitar portabilidade de conta salário para outro banco sem nenhum custo;
  • algumas instituições têm até 5 saques gratuitos.

Portanto, a conta salário não é uma conta corrente ou conta poupança. Ela servirá somente para você receber seu salário no final do mês.

 

5 tipos de conta corrente

Com o avanço da tecnologia, deixou de existir somente bancos físicos tradicionais oferecendo conta corrente aos clientes. Surgiram também os famosos bancos digitais, prometendo maior liberdade e conforto aos seus clientes para atender às necessidades da população.

Segundo pesquisa, em 2021 32% dos brasileiros adultos tinham conta em bancos digitais (o que equivale a mais de 51 milhões de pessoas), sendo que este número pode chegar até 43% em 2022.

O fato é que os bancos tecnológicos trazem maior comodidade aos seus clientes, por isso o alto índice de procura. Através do seu smartphone, você consegue resolver tudo que você precisa sem ter que sair de casa. 😊

Agora você já sabe tanto que existem bancos digitais quanto tradicionais, assim como conhece a diferença entre conta corrente e conta salário. Mas quais são os tipos de conta corrente que existem?

Veja a seguir.

Gratuita

Esse modelo de conta corrente não irá te cobrar “taxas de manutenção”. Ela é um direito de qualquer pessoa física, e neste modelo o cliente tem o pacote mínimo de serviços oferecidos.

Contudo, ele poderá ser cobrado caso utilize algum outro serviço oferecido pela instituição que esteja fora do pacote.

Estudantil/ Universitário

Não muda muita coisa da conta corrente comum, mas o que pode acontecer é o cliente ter taxas reduzidas em alguns serviços específicos, ou ficar isento de algumas tarifas como saque, anuidade, etc.

Conjunta

Nesse modelo, a conta corrente é igual à conta tradicional, sendo a única diferença o fato que duas pessoas físicas ou jurídicas têm acesso à mesma conta. Esse é um tipo de conta muito procurado por casais, pais e filhos.

Mensal

A conta corrente mensal é utilizada por usuários que fazem pagamentos de taxa mensal ou manutenção de serviços.

Normalmente quem tem esse tipo de conta tem um pacote de benefícios diferente, como saques grátis, transferências ilimitadas, entre outros.

E qual a diferença entre conta corrente e conta poupança?

A conta poupança é mais utilizada para guardar dinheiro, considerando que você pode ter uma rentabilidade em cima do valor guardado.

A vantagem em ter uma conta poupança é que ela pode render algo sobre o dinheiro depositado nela, por isso ela é mais utilizada para poupar dinheiro do que movimentá-lo.

Assim, a conta corrente é mais utilizada para transações financeira diárias e não para guardar dinheiro e ter rendimento sobre eles. Ou seja, ambas as contas são de fácil abertura em bancos, mas com finalidades diferentes.

Para você que pensa em guardar dinheiro para o futuro do seu filho (a), você pode abrir uma conta poupança em nome dele (a). Nesses casos, o pai, mãe ou algum responsável legal deve acompanhar o jovem no momento de abertura e deverá cuidar das finanças dele.

 

Deu para entender a diferença entre conta corrente e conta salário? Conta para a gente nos comentários. 😉

ilustração neon mulher cuidando do dinheiro com app

Cuide bem do seu dinheiro. Experimente o app Neon!

download app neon android
download app neon ios

Comentários