Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

O que é o Dia Livre de Impostos e como funciona?

Ana Gabriela Graças

No dia 27 de maio acontece online a 15ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), quando lojistas comercializam produtos sem incluir as taxas que são cobradas pelos governos.

Vem saber todos os detalhes!

Como funciona o Dia Livre de Impostos

O evento ocorre em todo o Brasil e é uma ação promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) e pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP).

O objetivo é deixar mais explícito o impacto da tributação no bolso dos brasileiros e também alertar as autoridades sobre os desafios que o setor está enfrentando, principalmente no contexto da pandemia. Os próprios lojistas arcam com os impostos nesse dia.

Segundo informações do site do DLI, a data “nasceu para manifestar a insatisfação do brasileiro com a tributação abusiva que limita o poder de consumo da população, além de servir de freio para o crescimento econômico do país.”

O site também destaca que, em um ranking composto por 30 países, o Brasil é o 14º que arrecada mais impostos.

Pior: aparece em último lugar como o país que oferece o melhor retorno do dinheiro para a população, como em bons serviços públicos de educação, saúde e segurança, para citar alguns exemplos.

No próximo tópico explicaremos mais a respeito das tributações pagas no Brasil.

Quanto o brasileiro paga de imposto

Segundo um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em 2020 o brasileiro precisou trabalhar 151 dias (5 meses) apenas para pagar impostos, considerando o salário médio do país que é de R$ 1.380.

Ou seja, como estamos no final de maio, praticamente tudo o que foi trabalhado até aqui foi apenas para cobrir tributação.

Dentre os principais tributos que são pagos pelos brasileiros, estão:

  • Imposto de Renda
  • INSS
  • Contribuições sindicais
  • PIS/COFINS
  • IPI/ICMS
  • ISS
  • ITCMD/ITBI
  • IPVA
  • IPTU/ITR
  • Limpeza e iluminação
  • Alvarás

 

Lembre-se que você não paga imposto apenas quando tem que declarar o Imposto de Renda ou precisa pagar o IPVA e o IPTU.

O imposto está presente todos em dias em tudo o que fazemos, por isso é importante prestar atenção nas notas fiscais, lá no final, para ver quanto da compra ou serviço foi apenas tributação.

Para você ter ideia de como pagamos muitos impostos, no dia 19 de maio o Impostômetro do país alcançou a marca de R$ 1 trilhão de tributações arrecadadas desde o primeiro dia o ano.

Como comprar no Dia Livre de Impostos

A boa notícia é que durante todo o dia do evento será possível encontrar produtos e serviços das lojas que aderiram ao DLI com descontos de até 70%.

Você pode conferir lista completa de lojas participantes do Dia Livre de Impostos no site criado para o evento — são 2.042 lojas de 25 estados e 249 cidades.

Para comprar, é só navegar pelo site, escolher o seu produto e clicar. Você será direcionado para a loja online da respectiva empresa e poderá finalizar a compra.

Que tal aproveitar para fazer o pagamento com segurança usando o cartão virtual Neon? Ele é uma versão digital que garante mais segurança para suas transações e preserva o seu cartão físico. Isso te protege de golpes e fraudes pela internet.

O melhor de tudo é que aqui você nem precisa solicitar, pois, quando a sua conta é aberta, automaticamente o cartão virtual é gerado! Além disso, ele já vem com a função débito e você pode usá-lo na hora para suas compras online.

Aqui explicamos como usar o cartão virtual Neon, suas vantagens e benefícios.

E mais: o cartão Neon não tem anuidade e você também não paga pela emissão dele!

Aliás, você sabe quais são todas as taxas de cartão de crédito que você paga em outros bancos? Mostramos aqui quais são elas.

Se você ainda não é cliente Neon, o que está esperando para ter uma vida financeira sem burocracia e com poder sobre o seu dinheiro? Abra sua conta gratuita e 100% digital agora mesmo!

ABRA SUA CONTA NEON

Deu para entender o que é o Dia Livre de Impostos, como as tributações impactam a sua vida e como aproveitar o evento para comprar com mais desconto?

Conta para a gente nos comentários.

ilustração neon mulher cuidando do dinheiro com app

Cuide bem do seu dinheiro. Experimente o app Neon!

download app neon android
download app neon ios

Comentários