Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Dicas para decorar a casa com DIY e gastando pouco

Larissa Chinaglia

Se você saiu da casa dos pais recentemente ou está planejando morar sozinho já deve imaginar que decorar a casa não é tão barato.

Embora seja a parte mais esperada por muitas pessoas, ter aquelas decorações incríveis de Pinterest não costuma ter um custo baixo. Mas isso não é motivo para não deixar a sua casa com a sua cara, não é mesmo?

Então hoje separamos diversas dicas de como decorar a sua casa gastando pouco, e assim você diminuir os custos de morar sozinho:

Mas antes, vamos falar sobre uma sigla que vai te ajudar muito nessa etapa de vida: DIY. Você sabe o que é isso?

DIY é a sigla para Do It Yourself, ou traduzindo, “faça você mesmo”.

Sempre que você ver DIY por aí, significa que aquilo pode ser feito por você, com suas próprias mãos. Exemplos: “móveis DIY”, “quadros DIY”, “decoração de Natal DIY”.

Ou seja, essa sigla será sua melhor amiga na hora de decorar a sua casa gastando pouco dinheiro.

Aproveite que você está reformando sua casa e dedique um tempo há se proteger financeiramente. Separamos alguns conteúdos importante para esse momento:

Agora sim, vamos conhecer quais são as dicas para decorara a casa gastando bem pouco?

6 dicas para decorar a casa gastando pouco

Chegou o momento de você aprender como decorar a casa, e claro com economia. Do jeitinho que a gente gosta!

Ao longo dos próximos tópicos você vai conferir as seguintes dicas:

Vamos conhecer cada uma das dicas acima e finalmente deixar sua casa com aquela decoração que você tanto sonha?

Capriche nas paredes

Seja colocando uma cor, fazendo algum desenho geométrico ou colocando quadros, as paredes fazem toda a diferença na decoração. E o melhor, é possível fazer tudo isso com custo baixo.

Uma lata de tinta de 900ml pode ser comprada na faixa de R$ 40, e são perfeitas para fazer detalhes coloridos nas paredes. No último tópico vamos dar dicas de aplicativos para você testar as cores antes mesmo de comprar as tintas.

Já para os quadros, você pode imprimir imagens gratuitas na internet e apenas emoldurar. Importante: não use imagens sem autorização. Escolha suas fotografias em banco de imagens gratuitos, como o Unsplash.

Agora se você quer uma arte inédita, compre de pequenos empreendedores e artistas que estão começando. Assim, além de economizar, você está ajudando essas pessoas. Incrível, não é?

Falando em ajudar, veja 11 ideias de doações que você pode fazer para ajudar o próximo!

E se você for mais ousado, aposte em chapéus, pratos, espelhos e outros objetos nas paredes. O importante é ter a sua personalidade!

Brechó de móveis

Mobiliar uma casa não é barato, mas é possível ser muito criativo e gastar pouco com os móveis. Você já foi em um brechó de móveis?

Existem vários, inclusive online. Você consegue garimpar móveis bons, mas antigos e com pequenos defeitos. Caso você não queira deixar a decoração da sua casa dessa forma, você pode investir no DIY. No tópico de influenciadores deixamos um exemplo incrível para você!

Com um pouco de DIY, tintas, papeis de parede, papel adesivo, mudança de puxadores, um pouco de luzes, e pronto! Você tem um móvel novinho e com um custo muito baixo.

Veja dicas de como economizar muito comprando pela internet!

E não se prenda somente nas compras, viu? Às vezes sua avó tem um móvel esquecido no quartinho da bagunça, e ele será perfeito para sua decoração.

Passou na rua e viu um móvel jogado? Se ele é lixo, ele não tem dono. E nada que um bom DIY não deixe ele novinho em folha.

Use plantas na decoração

As plantas deixam os ambientes mais aconchegantes e com uma energia muito boa, e o melhor: são baratas. Esse toque de verde – ou outras cores dependendo da sua escolha – pode fazer toda a diferença na sua decoração.

“Ah, mas cuidar de plantas dá muito trabalho”, bem isso vai depender bastante de quais você escolher.

Algumas plantas são mais simples de cuidar, como Espada de São Jorge, Lírio da Paz e as famosas suculentas.

Outra dica, principalmente para decorar sua cozinha, é fazer uma horta de temperos. Quem não quer um tempero fresquinho para o dia a dia?

Abaixo deixamos uma dica de influenciadora de plantas para você se inspirar bastante!

Aposte em objetos decorativos

Você já pensou que pode decorar a sala gastando pouco através de livros? O seu sofá também pode ganhar um charme todo especial se você usar mantas e almofadas para dar um toque de cor.

Garrafas também são ótimos objetos decorativos, sabia? Você pode usar para fazer um bar ou um espaço de café, também pode juntar com a dica anterior e colocar plantas, pode fazer DIY de garrafas.

Para decorar a sua cozinha gastando pouco, você pode expor canecas, taças, pratos e utensílios de dia a dia. Sendo prático e lindo! Além disso, armários improvisados (como prateleiras) e abertos deixam sua cozinha mais charmosa – o ponto negativo é que exige bastante limpeza.

Outros objetos que você pode apostar sem medo: espelhos, bandejas decorativas, itens colecionáveis, fotografias, tapetes, luminárias, bandeiras. E assim por diante, basta soltar a imaginação!

Renove os pisos e os azulejos

Comprar piso e azulejos novos pode ser muito caro, mas existem alternativas.

Você conhece as tintas Epóxi? Elas são indicadas para pintar dar acabamento a pisos de garagem, quadras poliesportivas, azulejos, pisos num geral.

Você consegue comprar a partir de R$ 50 uma latinha de 800 ml, e hoje é possível encontrar em todas as cores. Às vezes essa tinta é tudo que sua cozinha ou seu banheiro precisa para ser decorado gastando pouco.

Faça artesanatos

Sair decorando a casa com artesanato é simples, muito DIY e econômico. Do jeito que a gente gosta, não é mesmo?

Nos canais e influenciadores que deixamos abaixo você verá inúmeras dicas de artesanato para acrescentar na sua decoração.

Mas algumas dicas são clássicas e vale a pena relembrarmos aqui: vasos de cimento, decoração com caixotes de feira, crochês e macramês, pinturas, e muito mais!

Se você tem talento para o artesanato, ainda pode usá-lo como fonte de renda extra, sabia?

Canais e influenciadores de DIY que você precisa conhecer!

O segredo para decorar sua casa na base do faça você mesmo é se inspirando muito e colocando em prática.

Por isso, separamos alguns influenciadores que você precisa seguir para deixar sua casa perfeita gastando bem menos do que imagina. Bora lá?

Maddu Magalhães

A Maddu está reformando a casa dela todinha na base do DIY. Ou seja, é muita inspiração para você! Até o momento, ela já decorou os quartos, a sala, a cozinha e a área externa da casa.

Ricota não derrete

O canal da Dani Vasconcelos, Ricota não derrete, é perfeito para quem está querendo mudar a casa inteira. Ela faz transformação de móveis, cria objetivos do lixo ao luxo, dá dicas de como fazer os DIYs durarem mais tempo, e muito mais!

Senta que lá vem reforma

O Matheus Ilt é tão querido no mundo dos DIYs que até programa no GNT ele já ganhou! Você já viu as “meias paredes” por aí? Ele foi um dos principais a alavancar a ideia da parede metade de uma cor, e metade de outra. Então, já se inscreve no Senta que lá vem reforma.

Diycore

O Diycore com a Karla Amadori é aquele canal que faz parecer que tudo é possível. Ela cria móveis do zero sem nenhuma dificuldade! As dicas podem parecer um pouco mais avançadas, mas o quadro Terça de Casa é perfeito para iniciantes.

Ah, e no momento ela está construindo uma casa, ou seja, é muito conteúdo para se inspirar! E em alguns vídeos anteriores, ela fala sobre como decorar casas alugadas

Gui e Rafa

Esse casal incrível vai te fazer começar um DIY hoje mesmo! Você já viu uma dica de decoração, e pensou “hm, isso tem muita cara de fiz sozinho, não quero”? Bem, com o Gui e Rafa isso não acontece! Eles têm muito capricho, e em vídeos semanais vão te entregar muitas ideias simples e que realmente funcionam.

Se você adora horóscopo, dá uma olhadinha nessa dica abaixo! Se você não gosta, aproveita as demais dicas do canal que será sucesso 😉

Paulo Biacchi

O Paulo Biacchi já decorou um estúdio para a Pitty e a casa da Liniker. Ou seja, se elas confiaram, você também pode confiar no trabalho desse influenciador de decoração sem medo. Além de dicas de decoração e DIY, ele compartilha – sem medo – os erros que ele já comentou decorando sua casa.

Cauli Green Clube

Esse perfil no Instagram é para quem é apaixonado por plantas, e adora usá-las na decoração. O Cauli é feito pela Isabella Bin, e você encontra dicas de como cuidar das plantas, quais são as mais indicadas para cada ambiente e aprende um pouco mais a energia de cada uma.

Agora é só garantir que está inscrito em todos os canais e seguindo cada um deles nas redes sociais para se inspirar muito! 💡

Apps para te ajudar a decorar a casa

Você sabia que existe app que ajuda a decorar ambientes? A tecnologia está cada dia mais incrível, não é mesmo?

O app da Mobly é integrado com a loja online da marca, o que facilita na hora de imaginar como cada móvel irá ficar no seu ambiente. Além disso, ele oferece sugestões de decoração!

Já o app Magicplan te ajuda a tirar as medidas da sua casa, bem magic mesmo. Perfeito para você medir paredes, pisos, tetos e até janelas. E toda a mágica acontece a partir de uma foto do seu ambiente.

Os apps Coral Visualizer e Suvinil Cores são feitos para você testar como ficará aquela parede colorida. Será que azul é melhor que cinza? Você testa o rosa ou o verde?

 

Gostou das dicas? Estamos ansiosos para conhecer quais você vai usar na decoração da sua casa. Compartilhe com a gente nos comentários!

ilustração neon mulher cuidando do dinheiro com app

Cuide bem do seu dinheiro. Experimente o app Neon!

download app neon android
download app neon ios

Comentários