Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Pix para PJ: prepare seu negócio para a revolução dos pagamentos

Time Neon

O Pix para PJ é uma verdadeira revolução dos pagamentos que vai mudar a rotina na sua empresa.

O novo sistema do Banco Central promete pagamentos e transferências em menos de 10 segundos, tarifas zeradas ou muito mais baratas e transações utilizando apenas um QR Code ou uma chave Pix — tudo isso 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Para o empreendedor, será uma alternativa vantajosa aos meios de pagamentos atuais e uma forma de ganhar mais agilidade, eficiência e produtividade.

Ficou interessado na novidade? Faça o pré-cadastro no Pix Neon!

PRÉ-CADASTRAR NO PIX NEON

A seguir, você vai entender o que é Pix, como funciona o Pix para PJ e quais as vantagens de adotar esse sistema.

Leia até o fim e prepare-se para inovar a forma de pagar e receber dinheiro no seu negócio.

Como vai funcionar o Pix para PJ

O Pix para PJ terá um grande impacto na forma como lidamos com os pagamentos nas empresas.

Basicamente, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central vai permitir que pessoas e empresas paguem, transfiram e recebam dinheiro em questão de segundos, com disponibilidade 24 horas por dia e 7 dias por semana (incluindo feriados).

Todas as transações serão realizadas online, por meio dos aplicativos e sistemas de bancos, carteiras digitais e fintechs participantes — ou seja: o Pix não é um sistema à parte, mas sim uma solução integrada aos sistemas das instituições financeiras já existentes.

Para os consumidores pessoa física, as transações como transferências e pagamentos serão gratuitas, e a expectativa é que as tarifas cobradas de empresas sejam bem menores do que as praticadas atualmente na rede bancária.

No caso, os pagamentos instantâneos poderão ser realizados entre:

  • Pessoas físicas (P2P)
  • Pessoas e empresas (P2B)
  • Empresas (B2B)
  • Pessoas e governo (P2G)
  • Empresas e governo (B2G)
  • Governo e empresas (G2B)

 

Dessa forma, a tendência é que os TEDs, DOCs e boletos sejam gradualmente substituídos pelo Pix, que é muito mais simples, ágil e barato para consumidores e empresas.

Além disso, as organizações terão inúmeras vantagens com os pagamentos feitos praticamente em tempo real, redução de custos com meios de pagamento e mais agilidade nas vendas.

E aproveitando o assunto, temos uma novidade para te contar: Mei Fácil agora é Neon!

Com isso, ser MEI ficou muito mais fácil. Você terá auxílio para emitir nota fiscal, pagar o boleto MEI e muito mais! Tudo em uma plataforma completa e 100% online.

Não perca tempo, faça como mais de 800 mil empreendedores e abra seu CNPJ MEI em minutos. É grátis, rápido e seguro!

ABRA SUA CONTA MEI

Quem pode usar o Pix para PJ

Todas as empresas poderão aderir ao Pix para PJ, desde que possuam uma conta ou carteira digital em alguma das instituições financeiras participantes.

Até agora, quase mil instituições já solicitaram adesão ao Pix, mas somente as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes são obrigados a adotar o sistema, segundo dados do Banco Central publicados em 2020 no Canal Tech.

Enquanto 120 instituições vão atuar com participação direta (usando o Sistema de Pagamentos Instantâneos do Governo), outras 860 serão participantes indiretas (vão precisar de representantes para intermediar os recursos).

De modo geral, o sistema afetará todo o mercado, incluindo bancos, bandeiras de cartão, adquirentes, empresas, estabelecimentos comerciais, consumidores, fintechs etc.

Obviamente, as empresas de finanças terão que enfrentar um cenário mais competitivo e repensar suas soluções — o que também significa ter novas oportunidades à vista —, enquanto os empreendedores e consumidores têm muito a ganhar com as facilidades do Pix.

Como será o cadastro no Pix para PJ

Para começar a usar o Pix, bastará cadastrar a empresa por meio da instituição financeira e criar uma chave Pix — que pode ser o CNPJ da empresa, e-mail, telefone celular ou um código aleatório gerado pelo sistema.

A chave não será obrigatória para fazer ou receber um Pix, pois ainda será possível realizar transações informando os dados da conta bancária, como é feito em um TED ou DOC.

Mas seu cadastramento é recomendado porque torna as operações mais práticas e seguras, além de facilitar o controle dos seus dados.

Segundo o cronograma divulgado pelo Banco Central, os cadastros vão começar no dia 5 de outubro de 2020, e o lançamento oficial do sistema em todo o país está marcado para 16 de novembro de 2020.

Inclusive, alguns bancos já estão anunciando o pré-cadastro no Pix para outubro de 2020.

7 vantagens do Pix para PJ

Os empreendedores têm muitos motivos para comemorar a chegada do Pix para PJ.

Veja algumas das vantagens do sistema.

1. Pagamentos direto na conta

A principal vantagem do Pix para PJ é que os pagamentos poderão ser recebidos diretamente na conta da empresa, sem intermediários.

Hoje, quando um cliente paga com cartão de débito ou crédito, por exemplo, o dinheiro precisa passar por adquirentes, bandeiras e bancos emissores até chegar à empresa — o que eleva as taxas e aumenta o tempo de liquidação do pagamento.

Com o Pix, o dinheiro sai da conta do cliente diretamente para a conta da empresa, sem ter que percorrer um longo caminho antes.

2. Redução de custos

Os custos das transações também devem ser reduzidos com o Pix para PJ, já que não haverá intermediários cobrando taxas a cada pagamento e recebimento.

Para a pessoa física, as operações serão gratuitas (com exceção do saque na loja), enquanto as tarifas para pessoa jurídica prometem ser bem menores do que as praticadas atualmente nas redes bancárias.

Para você ter uma ideia, o Banco Central divulgou o custo do Pix para as instituições financeiras: R$ 0,01 para cada dez transações, enquanto cada TED custa R$ 0,07.

Nas próximas semanas, as tarifas para empresas devem ser divulgadas, mas a expectativa é que aliviem o bolso do empreendedor.

Além disso, se o Pix se confirmar como uma alternativa mais vantajosa do que os TEDs, DOCs, boletos e maquininhas, as empresas de pagamentos terão que praticar preços mais competitivos e criar soluções.

3. Mais rapidez nos pagamentos

Outro diferencial do Pix que está empolgando os empresários é a rapidez das transações.

O Banco Central já deixou claro que os pagamentos, transferências e saques devem ser liquidados em até 10 segundos.

Isso representa muito mais agilidade para o empreendedor no dia a dia, redução das filas, maior capacidade de atendimento e comodidade para os clientes.

PRÉ-CADASTRAR NO PIX NEON

4. Disponibilidade 24/7

Nada mais inconveniente do que ter que esperar a compensação de um boleto ou uma transferência que só pode ser feita em dias úteis e horário comercial.

Mas o Pix para PJ vai acabar com esse problema e garantir pagamentos e transferências imediatas a qualquer hora do dia e dia da semana — inclusive finais de semana e feriados.

Para o empreendedor, é mais uma forma de agilizar os pagamentos e recebimentos, além de melhorar o processo de cobrança.

5. Facilidade para receber e pagar

Além de receber o dinheiro das vendas mais rapidamente, o empreendedor também poderá usar o Pix para fazer seus pagamentos do dia a dia.

Assim, será muito mais fácil pagar fornecedores, salários de funcionários, impostos e outras obrigações sem precisar gastar tempo e dinheiro com transferências e depósitos, por exemplo.

6. Mais segurança

O Pix foi criado em conjunto com os bancos e utiliza tecnologias de criptografia, autenticação mútua e assinatura digital para garantir a segurança das transações.

Enquanto um boleto pode ser alterado e um cartão clonado, por exemplo, o QR Code do Pix é muito mais difícil de ser fraudado.

Além disso, as instituições financeiras devem limitar o valor das transações, como ocorre com o TED e DOC hoje.

7. Mais vantagem competitiva

Por fim, o Pix para PJ é uma oportunidade de sair na frente da concorrência com um meio de pagamento mais rápido, barato e prático.

Para o microempreendedor individual (MEI) e pequeno empreendedor, por exemplo, o sistema representa uma nova forma de pagamento para agilizar as vendas, melhorar o atendimento e conquistar mais clientes.

Para quem trabalha com e-commerce ou delivery, os prazos de entrega podem ser reduzidos com os pagamentos instantâneos.

E, de modo geral, todas as empresas poderão melhorar a experiência do cliente com um meio de pagamento 100% digital e sem burocracia.

Como fazer e receber um Pix para PJ

Qualquer transação de pagamento poderá ser feita com o Pix, incluindo transferências e pagamentos de compras, serviços, contas e até impostos.

Para fazer um Pix, você terá basicamente duas opções:

  • Ler um QR Code com a câmera do celular
  • Informar uma chave Pix do recebedor ou digitar os dados da conta do recebedor, como fazemos hoje com TEDs e DOCs

 

Para receber um Pix, o processo é o mesmo:

  • Gerar um QR Code e compartilhar com o pagador
  • Informar a chave Pix da sua conta

 

No caso, você pode gerar um único QR Code de pagamentos para todos os clientes ou gerar um novo QR Code a cada transação.

Além disso, existem dois tipos de códigos:

  • QR Code estático: serve para recebimentos simples e é recomendado para pessoas físicas, profissionais liberais e micro e pequenas empresas (não precisa de valor especificado)
  • QR Code dinâmico: é indicado para recebimentos mais complexos que demandam integração de sistemas e automatização, por exemplo (é obrigatório incluir o valor da transação)

 

Para usar o Pix como meio de pagamento na sua empresa, basta informar o QR Code aos clientes de forma digital, impressa ou em uma placa de sinalização.

Prepare sua PJ para adotar o Pix

Agora que você entendeu o que é Pix para PJ e como essa novidade vai mudar a cultura dos pagamentos no país, já pode preparar sua empresa para a chegada do sistema.

Afinal, quem promover o uso do novo meio de pagamento tem grandes chances de se destacar no mercado.

Como vimos, o Pix veio para democratizar as transações financeiras e beneficiar empresas e consumidores, e as organizações que entenderem isso primeiro vão largar na frente da concorrência.

Então, prepare-se para se cadastrar no Pix e incentivar seus clientes a fazerem o mesmo.

Obviamente, a Neon vai estar nessa com você!

Nós estamos trabalhando para disponibilizar o PIX para PJ com toda a segurança e facilidade. Afinal, queremos que você tenha cada vez mais poder pelo seu dinheiro! 😉

Não perca tempo e faça o pré-cadastro no Pix Neon.

PRÉ-CADASTRAR NO PIX NEON

Entendeu como o Pix para PJ vai revolucionar os pagamentos no seu negócio?

Deixe seu comentário contando o que achou e compartilhe com quem precisa saber da novidade.

Leia mais:

+ Planilha de Gastos: Controle Financeiro Pessoal e Familiar [GRÁTIS]

+ Como protestar boleto em cartório quando seu cliente não paga

+ Planejamento de metas: realizando planos de curto, médio e longo prazo

Comentários