Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

5 melhores negócios para abrir com pouco dinheiro

Time Neon

Atualizado em 25 de fevereiro de 2021

Se você está com vontade de empreender e não tem certeza por onde começar, provavelmente já se perguntou quais são os melhores negócios para abrir com pouco dinheiro, não é mesmo?

Em especial com a chegada da pandemia causada pelo novo coronavírus, inúmeros trabalhadores precisaram se reinventar para obter uma renda todo mês e manter as contas em dia.

Por outro lado, esse momento também alavancou oportunidades que estavam começando a despontar, como a possibilidade de trabalhar de casa, de lançar produtos digitais, de trabalhar com o delivery e muito mais.

O fato é que ideias para abrir um negócio com pouco dinheiro não faltam, seja para diversificar as atividades ou ampliar a renda além do salário como funcionário.

Então saiba que é possível sim abrir uma empresa com pouco ou nenhum investimento.

Aliás, um baixo custo inicial significa menor risco e essa é uma excelente perspectiva para quem está começando.

Mas sabemos que identificar boas oportunidades para abrir um negócio com pouco dinheiro pode ser um desafio, então estamos aqui para ajudar.

Neste artigo vamos mostrar:

 

Quer saber mais? Preparamos um guia rápido com dicas para montar um planejamento estratégico e também uma lista com os melhores negócios para abrir com pouco dinheiro.

Continue lendo e veja como começar a empreender!

É possível criar negócios promissores com pouco investimento?

Sim! Muitos tipos de negócios não exigem grande capital inicial e podem ser abertos com pouco dinheiro.

Qualquer empresa digital, por exemplo, tem um custo relativamente baixo em comparação a outros empreendimentos mais tradicionais.

Essa é uma opção interessante para quem busca investir com risco menor ou para quem não tem recursos financeiros e acesso a crédito. Inclusive, diante do cenário que estamos vivendo, o número de pessoas que decidiram começar o próprio negócio aumentou significativamente.

ideias de melhores negócios para abrir com pouco dinheiro

Segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), estima-se que em 2019 o Brasil tinha 53,4 milhões de empreendedores. Além disso, a previsão é de que em 2020 o país alcance um novo recorde de pessoas envolvidas na abertura de uma empresa: 25% de toda a população. No ano anterior, essa taxa tinha sido de 23,3%.

Então, se você está levando a sério a ideia de começar um negócio com pouco dinheiro, o primeiro passo é fazer um planejamento adequado para não ser pego desprevenido por alguma burocracia ou custos que devem ser cobertos.

Importância de um plano de negócios

Com um plano de negócios, você poderá organizar tanto o seu planejamento financeiro quanto a estrutura estratégica da empresa. Não negligencie essa etapa, pois é isso que te dará todo o embasamento necessário para começar a empreender do zero com organização e diretrizes claras.

Neste plano de negócios, você deverá reunir o máximo de dados sobre a área de atuação, a concorrência, os custos, as perspectivas de faturamento, margens e diversos outros detalhes.

quais são os melhores negócios para abrir com pouco dinheiro

Se você não sabe como criar esse documento, o Sebrae tem um manual bem completo sobre o assunto.

Nele, você vai aprender como preencher o sumário executivo, a análise de mercado, o plano de marketing, o plano operacional, o plano financeiro, a análise de cenários e a avaliação estratégica, por exemplo.

Além disso, também é importante que você defina qual tipo de profissional você será: autônomo, MEI ou profissional liberal. Aqui você confere um artigo com as diferenças entre cada um deles.

Tipos de negócios para abrir com pouco dinheiro

Existem dois tipos de negócios que fazem bastante sentido para quem está pensando em montar uma empresa com poucos recursos e que ganharam ainda mais força com a chegada da pandemia e, por consequência, do isolamento social.

Eles são os negócios home office, que não exigem um grande investimento em estrutura nem envolvem um custo fixo elevado, e os negócios de uma pessoa só, que podem ser tocados inteiramente, no início, pelo próprio empreendedor.

Veja aqui como abrir um negócio com pouco dinheiro.

Negócios home office

Uma sede física é um dos principais custos fixos iniciais de uma empresa. Se você puder evitá-lo, essa é uma ótima ideia. Se não for necessário ter um ponto comercial — e para a maioria das ideias que veremos, não é — você pode começar de casa.

Imagine começar seu negócio sem gastar dinheiro com aluguel, mobília e equipamentos para o escritório, materiais, entre outros custos.

Em muitos casos, o investimento inicial será apenas um computador potente e alguns softwares necessários para organizar os processos da sua empresa.

Além disso, esse modelo de negócio está em alta e já é uma tendência inclusive após a pandemia, então não hesite em pensar em alternativas que te permitam trabalhar 100% da sua casa.

Negócios de uma pessoa só

Contratar pessoas pode custar bastante caro e ter um peso elevado no seu orçamento, especialmente enquanto você ainda não está faturando.

Por isso, se você conceber uma empresa que possa ser tocada apenas com seus esforços, o custo tenderá a ser muito inferior.

É claro que essa perspectiva se encaixa em um estágio inicial dos negócios. Nada impede que você cresça com o tempo, abra uma bela sala e contrate muitos funcionários.

Mas, se esse puder ser um “problema” apenas para o futuro, melhor. O importante, nesse momento, é manter seu custo inicial e seus custos fixos baixos.

Por isso, se especialize na área de atuação em que você deseja abrir um negócio próprio e, pelo menos em um primeiro momento, acostume-se com a ideia de que você será o único responsável por todas as tarefas da empresa, do operacional ao administrativo.

5 ideias de negócios para abrir com pouco dinheiro

A seguir vamos mostrar algumas ideias para abrir um negócio com pouco dinheiro e que são tendência para os próximos anos.

Lembre-se que, apesar do baixo investimento, isso não significa que você não precisará ter bastante esforço e dedicação para colocar a empresa para funcionar, certo?

É o foco e a determinação que farão toda a diferença para que qualquer um dos negócios abaixo tenha sucesso.

5 ideias dos melhores negócios para abrir com pouco dinheiro

Veja todos os detalhes de cada uma das ideias a seguir.

1. Loja virtual (e-commerce)

O e-commerce é um mercado que já estava em crescimento antes da pandemia e que foi impulsionado pelo isolamento social. Segundo a 42ª edição do Webshoppers, pesquisa da Ebit | Nielsen, apenas no primeiro semestre de 2020 o e-commerce teve um aumento de 47%, a maior alta em 20 anos.

Os números mostram como essa é uma grande oportunidade de fazer sucesso com as lojas virtuais.

Além disso, esse é um trabalho que pode ser feito de casa e por uma pessoa só. O custo é baixo e o potencial de ganho, em caso de sucesso, grande. 

E mais: por se tratar de um negócio totalmente virtual, é fácil ganhar escala e crescer. Mesmo sem funcionários ou estrutura maior, a receita pode seguir aumentando: você está dormindo e a sua loja seguirá vendendo pela internet. Não é um sonho?

Outro ponto é que, dependendo do seu modelo de negócio, você pode fazer apenas a ligação entre o fornecedor e o cliente final, sem precisar se preocupar com estoque.

Em relação aos custos, o investimento total vai depender muito da sua estratégia. O domínio de um site pode custar cerca de R$ 40 por ano, há serviços que permitem a criação de lojas virtuais por valores mensais bastante confortáveis e as ferramentas de integração de pagamentos também não envolvem custo inicial.

Falando em ferramentas, confira como 7 ferramentas do Google podem ajudar a sua empresa.

Resumindo bastante, os passos para abrir uma loja virtual são:

  • Escolher o que você vai vender e como vai se diferenciar
  • Definir para quem você vai vender e como vai alcançar esse público
  • Encontrar fornecedores e organizar a logística para a compra e o envio dos produtos
  • Criar um plano de marketing para divulgar seu negócio
  • Personalizar a plataforma de venda para começar a vender

2. Mercado de afiliados

Afiliados são pessoas que recebem comissões para promover produtos ou serviços dos outros em ambientes virtuais.

Por meio de plataformas, eles ajudam os produtores/criadores (cursos, palestras, e-books são algumas das criações mais trabalhadas) a aumentarem o seu faturamento e são recompensados por isso.

O investimento, nesse caso, é zero. Basta se associar a uma plataforma de afiliados, como HotmartMonetizzeLomadee, entre outras. 

Mas, claro, não é só se cadastrar e esperar. É preciso criar um sistema de divulgação desses produtos, como um blog, uma newsletter e uma página no Facebook ou Instagram, por exemplo.

Quer conhecer ainda mais ideias de empresas online? Neste artigo separamos 8 dicas de negócios digitais para empreender na internet, confira.

3. Produção de marmitas

De acordo com levantamento do Ministério da Economia, o mercado de marmitas cresceu mais de 130% apenas nos últimos cinco anos.

Além disso, esse é um serviço que foi potencializado na quarentena, considerando que as famílias passaram a comer em casa, mas nem sempre cozinhar é uma tarefa que se encaixa facilmente na rotina.

Então, se você ou alguém na sua família tem talento na cozinha, a boa e velha marmita pode ser uma fonte de renda e um negócio promissor.

O custo inicial envolve apenas a produção do alimento e a entrega, que vão ser cobertos pelo preço da venda.

Uma dica é ter uma linha de marmitas vegetarianas, tendo em vista o aumento de pessoas que já são adeptas à dieta sem carne. Claro que você deverá ter opções para todos os públicos, mas esse é um ponto importante de atenção.

Em relação ao alcance do negócio, com as redes sociais e o WhatsApp é fácil divulgar e crescer rapidamente, ainda mais se você tiver acesso a algum grupo grande de pessoas, como os funcionários de uma empresa no bairro.

Além disso, outra opção de divulgação é em aplicativos de delivery.

4. Produtos para pets

De acordo com um levantamento da Euromonitor International publicado na Forbes, o Brasil é o segundo maior mercado de produtos pet do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Só no terceiro trimestre de 2019 o faturamento do segmento foi de R$ 35,4 bilhões.

Ou seja, essa é uma das principais ideias de negócios para abrir com pouco dinheiro, pois você pode começar fazendo roupas e acessórios que têm baixo custo de produção, por exemplo, mas que trarão um retorno financeiro alto, considerando a adesão do público.

Além disso, você também pode fazer rações nutritivas para animais que precisam de dieta. Essa é uma demanda que existe nesse mercado e que tem chances de trazer lucro considerando a recorrência.

5. Modelo de assinatura

Dentre as nossas dicas de negócios lucrativos não poderíamos deixar de citar o modelo de assinatura, o qual é baseado no pagamento recorrente por um determinado produto ou serviço, muitas vezes personalizado.

o modelo de assinatura é um dos melhores negócios para abrir com pouco dinheiro

Então, esta também é uma oportunidade interessante para você abrir um negócio próprio e ter mais segurança em relação às finanças da empresa, considerando que os pagamentos são mensais.

Ficou interessado? Aqui selecionamos 5 ideias de negócios por assinatura com cobrança recorrente.

De qualquer forma, independentemente de qual será a sua escolha para começar o próprio negócio com pouco dinheiro, o importante é considerar sua experiência e capacitação, já que você será a principal (e, inicialmente, única) mão de obra da empresa.

Além disso, não desista nas primeiras tentativas. Empreender é um grande desafio e é preciso persistir para alcançar o resultado esperado, o que pode levar algum tempo para acontecer.

Por isso é fundamental ter um planejamento e um controle financeiro bem estruturados para estar preparado para qualquer situação.

Falando nisso, você confere aqui um guia com 12 passos para administrar as finanças de uma empresa.

 

Gostou das dicas para abrir sua própria empresa e também de conhecer alguns dos melhores negócios para abrir com pouco dinheiro? 😉

Deixe nos comentários quais são suas ideias e como pretende colocá-las em prática para começar a lucrar o quanto antes com elas!

ilustração neon mulher cuidando do dinheiro com app

Cuide bem do seu dinheiro. Experimente o app Neon!

download app neon android
download app neon ios

Comentários