Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Marketing pessoal para autônomos: 7 dicas para fazer sua marca decolar

Time Neon

Se a propaganda é a alma do negócio, já parou pra pensar sobre como sua marca pessoal pode estar ligada ao sucesso da sua empresa, mesmo que seja uma empresa de uma pessoa só? Parece algo que demanda muito recurso, mas é possível explorar (no bom sentido, é claro) a imagem do empreendedor (sim, você!) a favor do negócio. Estamos falando de marketing pessoal, um conceito fundamental para autônomos.   

Mas o que é marketing pessoal? Nada mais é do que unir ferramentas e estratégias para promover a si mesmo e os serviços que você presta. Para iniciar uma boa estratégia de marketing pessoal, é preciso entender o seu próprio negócio e saber o que você quer passar para os consumidores, fornecedores e outras pessoas com quem você se relaciona 

Existem vários motivos para investir na própria imagem, provavelmente alguns já devem até ter passado pela sua cabeça. Listamos aqui algumas das razões mais importantes! 

Os principais motivos para investir no seu marketing pessoal

Ganhar autoconfiança e se desenvolver 

Ao começar a investir em marketing pessoal, o profissional começa a se conhecer melhor e a enxergar de forma mais nítida suas capacidades, qualidades e a ver mais claramente os pontos que precisa desenvolver e melhorar. Isso gera o sentimento de autoconfiança, refletindo positivamente em seu trabalho como um todo.

Dica: conheça 6 ferramentas que podem te ajudar a ser mais produtivo como um profissional autônomo. 

Cultivar uma relação mais próxima com os clientes 

Com suas qualidades e seus desejos profissionais bem definidos, a relação com o cliente passa a ser mais equilibrada e pessoal. 

Na prática, você estreita os vínculos com os consumidores, que são justamente as pessoas que acreditam no seu produto ou serviço. E muitos, inclusive, compram porque sua marca pessoal tornou-se algo importante na vida deles.  

Conquistar autoridade 

Com um marketing pessoal bem feito, é possível se tornar autoridade naquilo que se faz. Você será lembrado positivamente, por exemplo, por meio dos conteúdos que publica e passará a influenciar cada vez mais pessoas.

Como criar uma estratégia de marketing pessoal e profissional promissora? 

Não será da noite para o dia que você vai conseguir se tornar uma autoridade no seu segmento e contabilizar milhares de fãs e seguidores. Como qualquer outro tipo de trabalho, requer esforço, dedicação e planejamento. E no marketing pessoal não é diferente. Separamos 7 dicas pra sua marca pessoal decolar! 

1. Seja autêntico

A principal dica é ser você mesmo. É comum que algumas pessoas tentem criar um personagem caricato ou imitar outras personalidades que já têm autoridade no assunto. O ideal é se sentir confortável com quem você está sendo profissionalmente. Assim, não corre o risco de ter sua identidade questionada.

2. Tenha um cartão pessoal

Imagine a seguinte cena: você está em um importante evento e começa a conversar com os participantes. Um deles pede seu contato e você só tem o telefone e e-mail para passar. Provavelmente, isso vai cair no mar de esquecimento das agendas, certo? 

Ao criar um cartão de visita com sua identidade visual, aumentam as chances de você receber um retorno, além de sinalizar mais profissionalismo. Nem precisa ser um cartão impresso, pode ser digital! O fato é que um cartão de visita pode ajudar a fortalecer seu networking. 

3. Tenha iniciativa

O profissional autônomo precisa ser proativo. É fundamental ser curioso e ter jogo de cintura para captar novos clientes, assim como apostar em novas estratégias para atrair ainda mais seu público. Portanto, não tenha medo de falar sobre seu negócio. 

Invista em networking (olha aí a importância do cartão de visita!) e compartilhe o conhecimento que você tem com outras pessoas. Como já falamos antes, isso vai te ajudar a ter mais autoridade sobre aquilo que você faz! 

4. Invista em (bom) conteúdo

Investir em conteúdo é um dos caminhos mais utilizados – e que costuma render bons frutos – para fazer sua marca pessoal decolar. Isso porque você oferece ao consumidor algo interessante, que agrega valor, com informações relevantes para sua área de atuação.  

Mas não pense que isso precisa ser feito apenas nas mídias digitais, em redes sociais como LinkedIn e Instagram. Esse conteúdo deve ser espalhado por diversas situações do dia a dia profissional, seja para prospectar clientes, seja para fazer uma reunião com fornecedores. 

5. Invista em uma conta PJ

Muitas empresas não aceitam contas de Pessoas Físicas para fazer o pagamento pela prestação de serviços. Além de ajudar a separar as despesas da empresa dos gastos pessoais, ter uma conta Pessoa Jurídica também ajuda a transmitir uma imagem mais profissional da sua marca pessoal. 

Dica: uma alternativa simples e prática é a conta Neon Pejota, que oferece total controle financeiro sem custo algum.

6. Estude constantemente

Se você quer se tornar autoridade na sua área, é preciso se atualizar. Quanto mais vivência no assunto você tiver, mais autoconfiança você terá para falar sobre determinado tema. 

Busque participar de eventos, troque ideias com pessoas do seu segmento e leia muito a respeito! Só assim você vai conseguir levar informações relevantes e atualizadas para o seu público. 

7. Cuide da sua aparência 

Já ouviu falar na famosa expressão “a primeira impressão é a que fica”? Pois bem: invista em um visual que esteja de acordo com sua área de atuação e a impressão que quer transmitir. Isso ressalta o profissionalismo e o cuidado que você tem com sua imagem. 

Agora que você sabe como fazer sua marca pessoal decolar, está pronto para colocar as dicas em prática? Toda estratégia é construída com base em um plano, com objetivos e prazos bem definidos. É hora de começar a criar o seu! 

E, claro, se ficar com alguma dúvida, manda pra gente! Quer compartilhar sua experiência aqui nos comentários? Também pode ficar à vontade :) 

Comentários