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6 ferramentas de automação de marketing para agilizar seu trabalho

Time Neon

As ferramentas de automação de marketing existem para facilitar seu trabalho na hora de atrair clientes e aumentar as vendas. Além de automatizar tarefas repetitivas, essas soluções te ajudam a personalizar a experiência dos clientes e otimizar cada etapa da jornada de compra.

No marketing digital, elas são indispensáveis para agilizar a captação e nutrição de leads (potenciais clientes), gestão de mídias sociais e criação de oportunidades de venda.

Se você anda precisando de fôlego nessas tarefas, vai gostar das ferramentas de automação de marketing que reunimos neste post. Continue lendo e escolha as melhores tecnologias para a sua empresa!

O que são ferramentas de automação de marketing?

Ferramentas de automação de marketing são softwares, tecnologias e plataformas que permitem personalizar a experiência do consumidor de forma otimizada e escalável.

Muito além de automatizar tarefas de marketing, essas ferramentas elevam o relacionamento com o cliente a um novo patamar, unindo tecnologia e estratégia para aumentar as conversões.

Para entender como funcionam esses recursos, basta pensar na quantidade de tarefas envolvidas no marketing digital: criar e publicar conteúdos, gerar tráfego, converter visitantes em futuros clientes, gerenciar o engajamento nas mídias sociais etc.

Logo, as ferramentas digitais agilizam essas funções e ampliam as possibilidades de personalização ao longo da jornada do cliente.

Por que usar ferramentas de automação de marketing?

O objetivo último da automação de marketing é aumentar as vendas e gerar mais receita para a empresa a partir dos canais digitais. Mas, para chegar a esse ponto, a equipe de marketing precisa atrair visitas para o site da empresa, transformar os visitantes em leads e converter esses leads em clientes.

Você consegue visualizar melhor esse fluxo com o chamado funil de marketing: uma representação das etapas que o consumidor percorre até decidir pela compra e se tornar um cliente.

O funil tradicional é formado por três etapas principais:

  • Topo de funil: é o momento de aprendizado e descoberta da jornada do cliente, em que ele tem seu primeiro contato com a empresa e deve ser atraído com conteúdos mais amplos e informativos
  • Meio de funil: é a fase de reconhecimento do problema, em que o consumidor já se tornou um lead (forneceu seus dados em troca de conteúdo) e busca soluções, demandando uma qualificação mais aprofundada do marketing
  • Fundo de funil: é a etapa em que os leads se transformam em oportunidades de venda, ou seja, o consumidor já conhece bem sua solução, está devidamente qualificado e pode ser encaminhado para as vendas (desde que tenha o perfil ideal)

 

Há quem defenda que esse esquema mudou e que as jornadas são únicas para cada cliente, mas essa é a base para as estratégias mais usadas no inbound marketing (marketing de atração) e marketing de conteúdo.

Basicamente, essas abordagens procuram atrair os consumidores com conteúdo relevante na internet, em vez de interferir na navegação do usuário com anúncios invasivos.

Logo, cada visitante atravessa todas as etapas do funil em sua jornada de compra, e cabe ao marketing produzir conteúdos adequados a cada fase, selecionar os leads com maior potencial e educá-los até atingirem a maturidade necessária para a venda.

Para isso, a equipe precisa trabalhar vários canais ao mesmo tempo, como site, blog, e-mail marketing e redes sociais, além de acompanhar o desempenho de cada um e ajustar suas táticas em tempo real.

Então, é claro que as ferramentas de automação de marketing são essenciais para acelerar essas rotinas e possibilitar as ações em escala. Felizmente, com o avanço da tecnologia, já é possível automatizar desde o envio segmentado de e-mails marketing até o monitoramento de comentários em redes sociais.

Lembrando que essas ferramentas são especialmente úteis para pequenas empresas e equipes enxutas, que precisam de soluções práticas e eficientes para gerenciar seu marketing.

Panorama da automação de marketing atual

A automação de marketing já é realidade na maioria das empresas, pois não há tempo a perder em um mercado altamente competitivo.

De acordo com o estudo Marketing Automation Survey Report 2019, publicada em inglês pela Social Media Today, 75% dos departamentos de marketing globais pesquisados já utiliza ferramentas de automação, principalmente para:

  • Agendar a publicação de conteúdos nas redes sociais
  • Enviar campanhas de e-mail marketing
  • Anunciar nas redes sociais
  • Responder mensagens automaticamente e programar chatbots
  • Prospectar leads
  • Engajar pessoas nas mídias sociais
  • Criar conteúdos digitais
  • Gerenciar a assessoria de imprensa e branding

 

Ao mesmo tempo 66% afirmam que essas ferramentas são eficientes e ampliam as perspectivas da empresa.

Em relação aos desafios, 61% dizem que se preocupam com a falta de conexão pessoal no uso da automação, enquanto 44% têm receio do impacto na percepção da marca.

Já as oportunidades apontam para a automação das seguintes tarefas, que ainda tomam muito tempo do marketing:

  • Criar conteúdos
  • Monitorar a audiência
  • Rastrear o ROI (retorno sobre o investimento)
  • Desenvolver abordagens eficazes de publicidade
  • Segmentar o público-alvo

6 ferramentas de automação de marketing

Agora que você já está por dentro do universo do marketing digital, está na hora de testar o poder da tecnologia no seu negócio.

Confira ferramentas de automação de marketing quem está começando.

1. RD Station

A RD Station oferece uma das ferramentas de automação de marketing mais populares do País, utilizada pela maioria das empresas atualmente.

Com a plataforma RD Station Marketing, é possível gerenciar e automatizar ações de marketing digital desde o planejamento e atração de leads até a análise de resultados.

Entre as funções da ferramenta estão o gerenciamento de redes sociais, otimização do site para SEO, criação de anúncios digitais, gestão de leads, automatização do relacionamento, classificação por potencial de compra e muito mais.

No plano Light, você tem direito a mil contatos e 4 mil disparos mensais de e-mail por R$ 59 ao mês.

2. HubSpot

A HubSpot é reconhecida mundialmente pelas soluções em marketing e oferece uma plataforma completa com excelentes recursos de automação.

Com ela, você consegue criar fluxos de trabalho automatizados em uma interface fácil de usar, economizando tempo com tarefas repetitivas e escalando o crescimento.

Algumas funções são a nutrição de leads em piloto automático com campanhas de e-mail, segmentação avançada, integração com o CRM, criação de landing pages, personalização de conteúdos e ofertas etc.

O plano mais básico, chamado Starter, sai por US$ 25 mensais e inclui as funções essenciais da automação.

3. Scup Social

Na categoria de automação de mídias sociais, a Sprout Social é uma das ferramentas mais indicadas para iniciantes.

A plataforma é perfeita para cultivar relacionamentos nas redes sociais, com ferramentas de monitoramento de reputação, agendamento e publicação de conteúdos, interação com a comunidade e avaliação de desempenho.

O plano Standard inclui 5 perfis em redes sociais, calendário de conteúdo e ferramentas de promoção por US$ 99 por usuário ao mês.

4. Mailchimp

O Mailchimp é uma das ferramentas mais utilizadas para automação de e-mail marketing, que evoluiu sua plataforma para uma solução mais completa.

Com uma interface simples e funções arrastar e soltar, a ferramenta permite criar campanhas de e-mail marketing e redes sociais em minutos, com várias opções de segmentação e programação de disparos e publicações.

Entre os recursos de automação, estão os e-mails automáticos para carrinhos abandonados em e-commerces, mensagens de boas-vindas, e-mails de aniversário, notificações de novas publicações etc.

E o melhor é que o plano básico é gratuito para sete canais de marketing, e os planos pagos variam de US$ 9,99 a US$ 299,00 ao mês.

5. Reportei

Se o objetivo é automatizar a geração de relatórios e monitoramento do marketing digital, o Reportei é uma boa solução. Com essa ferramenta, você consegue gerar relatórios profissionais em segundos para redes sociais, Google Analytics e Google Ads, por exemplo.

A plataforma oferece opções como escolher as métricas ideais para cada cliente, criar templates personalizados e acompanhar a linha do tempo dos resultados.

O plano básico custa R$ 49,90 ao mês e permite gerenciar até 5 clientes com relatórios customizáveis e ilimitados.

6. Mautic

Se você procura uma solução gratuita e acessível, a Mautic é uma pioneira das ferramentas de automação de marketing de código aberto.

Entre suas funções estão a gestão de contatos, nutrição de leads, criação de campanhas, programação de e-mails sequenciais, monitoramento de mídias sociais, criação de landing pages e acompanhamento do funil de vendas.

A missão da empresa é democratizar o acesso às ferramentas de compreensão, gestão e otimização de negócios por meio do marketing, e basta fazer o download do software para começar a usar.

Essas são as ferramentas de automação de marketing básicas que você pode aplicar agora mesmo, seja qual for o porte do seu negócio.

Se você souber usar essas tecnologias, vai conseguir divulgar seus produtos ou serviços, aumentar suas vendas, atrair novos clientes e fidelizar os atuais de forma mais eficiente e inteligente.

E aí, gostou da lista de ferramentas? Comente qual você achou mais útil para a sua empresa.

 

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