Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Contador para pequenas empresas é necessário?

Time Neon

Se você ainda tem uma imagem burocrática do contador para pequenas empresas, chegou a hora de mudar seus conceitos.  Ele ainda é responsável por relatórios, balanços e demonstrativos, mas conquistou uma posição estratégica ao lado dos empreendedores.

Hoje, o contador funciona como um consultor de negócios: um parceiro que oferece informações valiosas sobre a sua empresa e ajuda você a tomar decisões rumo ao crescimento.

Inclusive, a contabilidade já entrou na era digital, com ainda mais agilidade e eficiência nos serviços. Quer conhecer melhor esse novo papel do contador e saber como escolher o seu? Siga a leitura e descubra o que ele pode fazer pelo seu negócio.

Contador para pequenas empresas: como ele pode ajudar seu negócio

Para pequenas empresas, o contador é um parceiro estratégico do negócio e não apenas um profissional que cuida da burocracia.

Veja o que ele pode fazer pra ajudar a sua empresa a decolar:

Auxílio no planejamento financeiro

Não tem jeito, você precisa cuidar das finanças da sua empresa com muita seriedade e foco, independentemente do tamanho dela.

Você sabia que as micro e pequenas empresas brasileiras bateram o recorde histórico de inadimplência em 2019? Isso mesmo: já são 5,3 milhões de empresas com dívidas atrasadas em março de 2019, de acordo com dados da Serasa Experian  - e 95% são pequenas.

Para fugir dessa estatística, você pode recorrer ao auxílio do contador para ajudar no planejamento e controle financeiro.

Mais do que enviar relatórios, a contabilidade consultiva apresenta soluções financeiras para o seu negócio, ajudando você a gerir melhor seu fluxo de caixa, controlar as contas e sair do vermelho.

Apoio no uso do crédito

Quando você tem um contador que atua como consultor, também recebe apoio para usar o crédito de sua empresa de forma consciente e escolher bem seus investimentos.

Existem várias linhas de crédito exclusivas para pessoas jurídicas, com condições vantajosas para quitar dívidas, expandir seu negócio e investir em melhorias.

E ninguém melhor que o contador para recomendar os produtos mais adequados para a sua empresa crescer - e ficar de olho na capacidade de pagamento.

Planejamento tributário sob medida

Uma das principais dificuldades dos empreendedores brasileiros é escolher o regime de tributação mais vantajoso em um dos países mais burocráticos do mundo.

Felizmente, seu contador é um especialista em planejamento tributário, e poderá estudar várias maneiras de reduzir legalmente sua carga de impostos com simples mudanças de enquadramento e adesão a políticas de incentivo fiscal.

Então, se você quer aliviar o peso do Fisco, conte com esse novo parceiro!

Direcionamento para o comercial

Sim, os contadores também podem ajudar você a organizar seu comercial e melhorar suas vendas.

Por exemplo, eles podem te ajudar no processo de formação de preço, levando em conta os custos da sua empresa, chegando a um valor ideal para você ter lucros.

Além disso, seus conselhos podem ser úteis para analisar seus produtos e melhorar as ofertas para o cliente.

Apoio à tomada de decisão

Uma das funções do contador consultivo é oferecer informações valiosas sobre o seu negócio para apoiar a tomada de decisão.

De acordo com a pesquisa Relação das MPE com os contadores, realizada em 2016 pelo Sebrae, 53% dos pequenos empresários afirma que as informações da contabilidade ajudam a tomar decisões importantes sobre a empresa.

No detalhamento, vemos que os dados dos contadores ajudaram a solucionar questões financeiras e tributárias, mas também fizeram diferença nas decisões do RH, compras, negociação com fornecedores, licitações e ampliação do negócio.

Ou seja: seu contador é uma fonte precisa de dados e pode conhecer profundamente sua empresa, agindo como um consultor de alto nível para direcionar seu futuro.

Como escolher um contador para pequenas empresas

Agora que você está convencido sobre a importância do contador, vamos aos critérios para escolher o seu. Veja o que você deve levar em conta para contratar esse parceiro.

Comece pelas referências

As indicações funcionam muito bem quando o assunto é contabilidade, principalmente se você tiver contatos da sua área que já usam esse serviço.

Mas se você não tem referências de amigos, ainda é possível pesquisar na internet escritórios que atendem o segmento da sua empresa ou contadores autônomos especializados, além de ver quais clientes ele atende e que tipo de serviços oferece.

Além disso, é possível conferir as avaliações online e depoimentos de clientes na internet antes de escolher o profissional.

Priorize a contabilidade inteligente

No caso, a contabilidade inteligente é aquela que fornece estratégia e se conecta ao seu negócio - e não se limita às rotinas contábeis.

Para avaliar esse aspecto, verifique se o contador atua de forma consultiva e inclui serviços diferenciados em seu pacote, que vão além dos relatórios e demonstrativos tradicionais.

Valorize a tecnologia

O contador preparado para apoiar seu negócio precisa de sistemas inteligentes e tecnologias à altura da função.

Por isso, confira se o profissional está alinhado às tendências da contabilidade digital, que permitem realizar quase todas as operações do dia a dia pela internet.

Quanto menos papel for usado, maior será a eficiência e agilidade dos serviços.

Prefira os que têm atendimento online

Outro fator importante na escolha do contador para pequenas empresas é a disponibilidade do atendimento online.

Cada vez mais, os contadores modernos estão utilizando as tecnologias de comunicação para se manter conectados aos seus clientes, oferecendo suporte a distância em todos os momentos.

Então, vale a pena contratar um profissional que use WhatsApp, Hangouts, Skype e outras ferramentas de mensagens e chamadas de vídeo online.

Considere o custo-benefício

Por fim, é claro que você deve considerar o custo-benefício ao contratar seu contador para pequenas empresas.

O preço deve ser competitivo em relação ao porte da sua empresa, médias do segmento e pacote de serviços contratado.

Lembrando que, na pesquisa do Sebrae, 61% das empresas declararam estar dispostas a pagar mais por um serviço de contabilidade consultiva.

Além do contador: cuidados com as finanças da empresa

O contador para pequenas empresas pode facilitar muito sua gestão financeira, mas você ainda precisa fazer sua parte.

Veja quatro cuidados para tomar com suas finanças:

1. Atenção redobrada aos custos

Uma das grandes falhas dos empreendedores é a falta de controle sobre os gastos do negócio.

Para manter a saúde financeira da sua empresa, você precisa ficar atento a todos os custos e despesas, fixos e variáveis, que envolvem a manutenção do seu trabalho.

Só assim será possível calcular adequadamente seu preço de venda e atingir a margem de lucro desejada.

2. Monitore as vendas de perto

Outro cuidado importante é estar sempre atento aos resultados de vendas, registrando e monitoramento todos os pedidos.

Se você tiver uma boa projeção de vendas, poderá controlar melhor seu orçamento e ajustar o planejamento financeiro da empresa.

Do contrário, você pode arriscar o equilíbrio das contas se vender menos do que esperava ou não apostar nos produtos certos.

3. Não misture finanças pessoais com as da empresa

Essa é clássica, mas não custa lembrar: mantenha as finanças pessoais completamente separadas do dinheiro da empresa, para evitar problemas de gestão.

Muitas vezes, as retiradas para gastos pessoais comprometem o capital de giro e geram rombos no caixa da empresa, além de causar problemas na hora de acertar as contas com o Fisco.

O contrário também acontece: aplicar todo o seu patrimônio no negócio é o mesmo que apostar tudo em um único investimento - e, como sabemos, a diversificação de risco é essencial.

4. Abra uma conta jurídica digital

Se você vai escolher um contador para pequenas empresas sintonizado às tendências, também precisa garantir que sua conta bancária esteja na era digital.

Para isso, a melhor solução é abandonar os bancos tradicionais e abrir uma conta digital, que coloca o controle financeiro da empresa na palma da sua mão - mais especificamente, no aplicativo para celular.

É o caso da Neon Pejota: a conta 100% online para empresas da Neon.

Você pode abrir sua conta empresarial online em menos de 10 minutos e contar com essas vantagens exclusivas:

  • Mensalidade e anuidade zero para manutenção de conta
  • Cartão virtual grátis para comprar em nome da empresa
  • Emissão de boletos de cobrança
  • Transferências para funcionários, clientes e fornecedores
  • Segurança total nas operações em tempo real.

 

Além de tudo isso, você ainda conta com atendimento 24 horas e ferramentas de apoio para o controle financeiro do seu negócio.

Assim, ao contratar seu contador, você estará preparado para a agilidade dos serviços digitais e terá acesso à sua conta a qualquer hora e lugar.

Viu como é importante contar com a parceria da contabilidade?

Agora é só procurar o profissional ideal e acelerar o crescimento do seu negócio.

Gostou das dicas? Deixe um comentário e compartilhe com seus amigos!

Comentários