Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Como conseguir os primeiros clientes: 7 estratégias para o seu negócio

Time Neon

Quer saber como conseguir os primeiros clientes para tracionar seu negócio? Sabemos que não é uma tarefa fácil, pois a competitividade é grande, a verba é curta e os consumidores estão cada vez mais exigentes.

Mas, se você mirar no público certo e tiver uma boa proposta de valor, o resto pode ser resolvido com boas táticas de marketing e prospecção.

É isso que você vai aprender no nosso guia de como conseguir os primeiros clientes, com 7 estratégias certeiras e muitas dicas valiosas.

Continue lendo e comece a conquistar clientes o mais rápido possível!

Como conseguir os primeiros clientes: a questão-chave

“Como conseguir os primeiros clientes” é a questão-chave para qualquer empreendedor iniciante. Afinal, vivemos em plena era do foco no cliente, em que as empresas disputam a atenção dos consumidores em um mercado ultracompetitivo.

Hoje, 80% das empresas têm a experiência do cliente como principal vantagem competitiva, de acordo com uma pesquisa realizada em 2018, pela consultoria Gartner. Como consequência, o custo de aquisição de clientes (CAC) ficou 50% mais caro nos últimos cinco anos, segundo um levantamento publicado em 2018.

Outro fator importante é que o novo consumidor é muito mais exigente e confia mais nas informações de seu círculo social ou de formadores de opinião, além de estar muito bem-informado e hiperconectado.

Na pesquisa State of Inbound 2018, publicada em inglês pela HubSpot, vemos que as prioridades do marketing em 2019, na América Latina, foram:

  • Converter potenciais clientes (leads) e contatos em clientes (75%);
  • Aumentar o tráfego do website (47%);
  • Aumentar a receita gerada pelos clientes atuais (45%);
  • Reduzir os custos da aquisição de leads, contatos e clientes (29%).

Na área de vendas, a prioridade é conseguir uma resposta dos prospects (46%), que estão mais difíceis de alcançar do que antes. Ou seja: atrair, converter e reter clientes são os grandes desafios dos negócios no século 21.

Para quem está começando, principalmente, chamar a atenção dos consumidores nesse mar de informação não é uma tarefa tão simples. Mas, com as estratégias certas, é possível aproveitar as tendências da era digital para prospectar e conquistar clientes - e é disso que vamos falar nos próximos tópicos.

Prepare-se para conseguir os primeiros clientes

Antes de entender como conseguir os primeiros clientes, é importante revisar seu plano de negócio para ter certeza de que está no melhor caminho. Afinal, de nada adianta usar as estratégias mais avançadas de aquisição de clientes se você não mirar no público-alvo certo, com a solução certa.

Para dar seus primeiros passos, você precisa, no mínimo, conhecer a fundo seus potenciais clientes e o mercado-alvo.

O ideal é ter um plano de marketing completo com uma área dedicada aos clientes, na qual você deverá listar suas personas (personagens semi-fictícias que representam seu cliente ideal) e compatibilizar seu produto ou serviço com esse público.

Uma ferramenta útil para isso é o Business Model Canvas, ou Quadro de modelo de negócios, que permite esboçar seu modelo de negócio em um mapa visual.

Nele, você terá que descrever o público-alvo, seus segmentos e canais de comunicação, além de definir qual será a proposta de valor para esses consumidores. Assim, você poderá responder às perguntas-chave da aquisição de clientes:

  • Qual valor será entregue aos clientes, ou seja, como a solução vai resolver os problemas dos consumidores?
  • Quais benefícios serão entregues por meio da oferta e quais necessidades serão atendidas?
  • Quais os diferenciais da oferta em relação à concorrência?

Se quiser se aprofundar ainda mais, você pode usar o Value Proposition Canvas, ou Canvas de Proposta de Valor: um modelo gráfico que permite compreender a fundo a realidade do cliente e entregar uma solução sob medida.

Você deverá preencher o modelo com as tarefas funcionais, sociais e emocionais que o cliente executa no dia a dia, suas dores mais frequentes e ganhos exigidos e esperados.

A partir desse panorama das necessidades do consumidor, você poderá determinar como seu produto pode aliviar as dores, agregar valor e gerar ganhos para os seus clientes nos mínimos detalhes.

Todo esse planejamento tem um único objetivo: garantir que o seu produto ou serviço tenha o “fit” ideal com o público-alvo escolhido, que é a premissa básica para adquirir clientes.

Como conseguir os primeiros clientes: 7 estratégias certeiras

Agora sim, você está pronto para aprender como conseguir os primeiros clientes e alavancar seu negócio. Confira 7 estratégias certeiras para isso:

1. Comece pela sua própria rede de contatos

O primeiro passo para conseguir clientes é apostar na sua própria rede de contatos.

Exatamente: comece usando o bom e velho networking para promover seu negócio entre amigos, familiares, parceiros e contatos profissionais.

Se você já tiver outro negócio, pode aproveitar para promover sua nova iniciativa entre seu público fiel. Se tiver recebido apoio de investidores, peça que divulguem o negócio em suas redes para ampliar o alcance inicial.

Afinal, o marketing de referência (o tradicional “boca a boca”) continua sendo uma das ferramentas de divulgação mais poderosas, e as indicações têm que partir de algum lugar no início do negócio.

2. Tenha uma conversa de elevador engatilhada

A famosa conversa de elevador (do inglês elevator pitch) é uma mini-apresentação que vende uma ideia, produto ou serviço em menos de um minuto - o tempo de uma conversa de elevador.

A técnica surgiu entre os empreendedores de startups, que precisam aproveitar cada oportunidade de conseguir investidores onde quer que estejam.

Logo, você pode usar essa estratégia na prospecção de clientes, criando seu próprio discurso para falar rapidamente sobre os benefícios, diferenciais e valor do seu negócio a qualquer hora e lugar.

3. Invista no marketing de conteúdo

O marketing digital é um universo repleto de oportunidades para empreendedores iniciantes, pois oferece estratégias acessíveis e eficientes de divulgação online.

Uma das mais comuns é o marketing de conteúdo, que consiste em atrair um público segmentado com a produção de conteúdo de alto valor.

Hoje, quase metade da verba de marketing das pequenas e médias empresas é destinada à produção de conteúdo, enquanto 66% dos profissionais afirmam que a estratégia é muito eficiente, segundo a pesquisa The State of Content Marketing 2019 (em inglês) da HubSpot.

Então, você já pode começar criando seu blog e produzindo conteúdos ricos como artigos, e-books, podcasts, infográficos e qualquer material que seja relevante para o público e mostre sua autoridade na área.

A vantagem é que você pode atingir um grande público com pouco dinheiro, se conseguir se destacar na qualidade e relevância.

4. Otimize seu site para SEO

O SEM (Search Engine Marketing) é outro caminho fundamental para conseguir seus primeiros clientes, pois lista sua empresa nos resultados dos principais buscadores (notadamente, o Google).

Para alavancar seu tráfego orgânico (não pago), você terá que produzir conteúdo com as palavras-chave que traduzem as intenções de busca de seus clientes, além de usar as melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization).

Uma boa dica é usar as palavras-chave de cauda longa, que são frases acima de três palavras que atraem visitantes mais segmentados e aumentam suas chances de conversão.

5. Construa sua lista de leads

Para que a estratégia de marketing de conteúdo funcione, você precisa captar os leads (potenciais clientes), obtendo cadastros dos visitantes em troca de conteúdos interessantes.

Você pode fazer isso com uma landing page (página de captura), por exemplo, em que os usuários precisam preencher seus dados para baixar um e-book.

Assim, você terá sua primeira lista de leads e poderá nutri-los com conteúdos exclusivos e promoções via e-mail, até fechar as vendas e convertê-los em clientes.

6. Esteja nas principais mídias sociais

É claro que as mídias sociais são excelentes fontes para conseguir os primeiros clientes, se você souber usá-las. Por isso, escolha as redes sociais que seu público mais usa e produza conteúdos sob medida para gerar interações e engajamento, seguindo as melhores práticas de cada plataforma.

Você também pode usar as ferramentas de impulsionamento e criação de anúncios como o Facebook Ads, Instagram Ads e Twitter Ads - uma ótima forma de alcançar um público segmentado com baixo orçamento.

7. Invista no marketing de influenciadores

A estratégia de fechar parcerias com formadores de opinião para promover um produto ou serviço é antiga, mas ganhou uma nova dimensão com os influenciadores digitais.

Para você, que está começando, pode ser extremamente vantajoso contar com um influenciador nas mídias sociais para promover seu negócio de forma autêntica. Mas lembre-se: ele deve ter uma identificação com seu público-alvo e representar os valores da sua marca, para que a estratégia funcione!

Faça dos primeiros clientes seus promotores

Agora que você sabe como conseguir os primeiros clientes, também precisa estar pronto para transformá-los em promotores da sua marca. Para isso, você terá que oferecer uma experiência incrível e diferenciais exclusivos, além de prestar o melhor atendimento antes, durante e depois da venda.

Se tiver sucesso na retenção e fidelização, seus primeiros clientes poderão atrair muitos outros com indicações, além de garantir a sustentabilidade do seu negócio.

E então, já escolheu sua estratégia preferida para conseguir os primeiros clientes?

Deixe seu comentário para continuar a conversa e compartilhar suas ideias!

Leia mais:

+ 9 dicas de cursos de Excel gratuitos para dominar as planilhas

+ Descubra como usar as planilhas do Google em pequenas empresas

+ Como administrar as finanças de uma pequena empresa em 7 passos (guia)

Comentários