Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Como conhecer e viajar pelo mundo sem sair de casa

Mariana Lima

Ficar em casa durante a quarentena costuma ser um momento de várias reflexões: como algumas pessoas são especiais pra gente, o quanto e o que nós consumimos e quais coisas nos fazem realmente falta. E eu posso apostar que viajar pelo mundo, passear e conhecer novos lugares deve estar na lista de coisas que você está ansioso para voltar a fazer.

A boa notícia é que a tecnologia evoluiu tanto nos últimos meses que é possível fazer alguns passeios sem sair de casa.

Sim, é verdade!

Esqueça a necessidade de ter óculos super caros de realidade virtual ou aumentada. Nem de qualquer outro dispositivo eletrônico que você precisaria comprar. Dá pra conhecer novos lugares do mundo com o que você tem na palma da mão.

Como?

Há uma série de sites e plataformas que mapearam museus famosos, cidades inteiras, ruas conhecidas, lugares turísticos no Brasil e no mundo inteiro. E dá pra ver tudo isso do seu computador ou celular, sem pagar nada a mais por isso.

Além disso, tem outras formas prazerosas de conhecer novas culturas. Pode ser ler um livro, comer uma comida diferente e até assistir a um programa de televisão em outra língua.

Ufa, tá ansioso pra entrar nessa viagem? Vem ver nossas dicas:

6 formas de conhecer o mundo sem sair de casa

1. Explorando os pontos turísticos online

O seu sonho é ir para Paris e conhecer a torre Eiffel? Dá pra fazer isso sem desembolsar um valor absurdo em euro!

O cartão-postal da França foi criado no século 19 e até hoje é uma das principais atrações da capital francesa. Você pode visitá-lo junto com o Arco do Trinfo e outros pontos da cidade sem sair de casa por meio do programa Paris 26 Gigapixels.

O programa usa fotos de alta resolução que permite ver detalhes normalmente imperceptíveis em fotografias comuns. Legal, né?

Além de Paris, dá para conhecer qualquer cidade do mundo por meio do 360º Cities, um programa que mostra vários cantos do mundo por meio de fotografias profissionais e de alta resolução.

Qual lugar você vai escolher primeiro?

2. Vendo as ruas famosas

Você já deve ter visto nos filmes a Times Square e a 5ª Avenida, elas estão entre as principais ruas do mundo, ambas localizadas em Nova York. Ou ainda aquela foto famosa da capa do disco dos Beatles, tirada na Abbey Road, em Londres.

Com a situação atual da pandemia e com o dólar e a libra custando uma fortuna, não dá pra ir lá agora, né?

Com o Google Street View, serviço gratuito do Google que mapeia ruas do mundo inteiro, dá para você conhecer esses pontos turísticos no conforto do seu lar.

Aproveita, faz um café e convida seus amigos para “andar” pela Times Square com você hoje 😉

3. Conhecendo um museu virtual

Que tal explorar o mundo das obras de arte?

Os acervos dos principais museus do mundo estão disponíveis para serem acessados gratuitamente na internet. Legal, né?

O Metropolitan é considerado um dos maiores museus de Nova York e costuma estar no topo da lista de passeios dos turistas na cidade. E você também pode conhecer! O site do museu tem ainda dezenas de fotos e vídeos explicando as obras digitalizadas. Não dá pra perder essa 😉

O Museu do Vaticano também tem versão digital. Dá pra ver cada detalhe da famosa Capela Sistina, entre outras obras de grandes artistas daquele período como Rafael, Leonardo Da Vinci e Caravaggio.

O Louvre é um dos museus mais famosos do mundo e guarda a famosa e enigmática Mona Lisa. Para entrar lá, normalmente são necessárias horas e horas de fila. Mas você pode passear direto pelas principais obras do mundo acessando o site do museu.

A Pinacoteca de São Paulo tem um dos principais acervos do País e também está disponível para ser “visitada” online. Aproveite para conhecer – ou rever – as esculturas e quadros de artistas brasileiros e estrangeiros no site do museu.

4. Vendo filmes e séries

Há uma outra forma de conhecer países e lugares sem sair de casa: vendo eles em filmes e séries!

Em algumas plataformas de streaming, como a Netflix, é fácil de buscar. Basta digitar: filmes em Londres, que o próprio aplicativo vai sugerir os filmes que passam na cidade.

Escolha o lugar que você quer “viajar” hoje, faça a pipoca e aperte o play! 😉

5. Cozinhando

Tem forma mais gostosa de conhecer melhor um lugar do que provando a comida da região?

Como não dá para viajar agora, você pode aproveitar a internet para buscar receitas de cidades e países que você sempre quis conhecer.

Vale uma cuia de tacacá do Amazonas ou um xis gaúcho. Escolha o lugar e o cardápio e mãos à obra na cozinha!

6. Lendo e assistindo programas de TV

Tem outras formas de você adquirir conhecimento e ainda conhecer novos lugares.

Você já deve ter ouvido falar que “ler, é viajar sem sair de casa”. E nesse caso não é diferente.

Seja uma história policial, um romance, uma biografia ou até mesmo um livro de viagens. Escolha um livro que se passa em um local que você nunca foi e “boa viagem”!

Os programas de televisão de outros países também são bem legais. Tanto para conhecer novas culturas quanto para aprender novos idiomas. Escolha um país e procure a programação online da TV local. É uma experiência bem diferente e legal! 😉

 

E aí, gostou das dicas? Conta pra gente qual cidade você quer conhecer primeiro 😉

Leia mais:

+ 7 dicas de como aumentar a velocidade da internet em casa

+ Como comemorar o aniversário na quarentena

+ Audiobooks: o que são e dicas de aplicativos

Comentários