Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

O que é o Banco Mundial e como ele funciona

Mariana Lima

No começo de junho, o Banco Mundial comunicou que prevê queda de 8% na economia brasileira em 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus. Por isso, a pobreza extrema deve crescer no Brasil, além da desigualdade social.

O nosso país não será o único a sofrer com a crise, a mesma instituição acredita que a economia global vai ver a maior recessão desde a Segunda Guerra Mundial, caindo mais de 5%.

A organização faz constantes acompanhamentos sobre a economia dos países e do mundo, mas você sabe o que é e o que faz o Banco Mundial? E por que nós deveríamos ficar atentos para o que ele diz?

Nesse artigo vamos te explicar um pouco sobre:

 

O que é o Banco Mundial?

O Banco Mundial é uma organização internacional criada em 1944 para ajudar os países a se recuperarem economicamente dos estragos da Segunda Guerra Mundial.

Com o passar dos anos, o Banco Mundial passou a se dedicar em traçar estratégias e analisar países em desenvolvimento e regiões de grande desigualdade social e de extrema pobreza, como o Brasil.

Como é formado o Banco Mundial

Dentro do Banco Mundial há outras instituições importantes para a economia mundial.

É o caso do BIRD (Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento) - instituição que empresta dinheiro a países em desenvolvimento; AID (Associação Internacional de Desenvolvimento) que oferece empréstimos a países pobres e do MIGA (Organismo Multilateral de Garantia de Investimentos) que concede garantias e seguros a investidores que emprestam dinheiro para países em desenvolvimento.

 

Quem administra o Banco Mundial

A organização do Banco Mundial se assemelha a outro órgão internacional criado no fim da Segunda Guerra Mundial, o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Assim como o FMI, o Banco Mundial conta com uma assembleia, onde o poder de voto é distribuído de acordo com quantos dólares cada país investe.

Atualmente, os países com maior poder de voto são, no momento, os Estados Unidos (com poder de veto), Japão, China, Alemanha, o Reino Unido, França e Índia.

As diretrizes do Banco Mundial são discutidas e aprovadas em reuniões pelo Comitê de Desenvolvimento, composto por 25 membros. Eles são eleitos a cada dois anos por meio de voto em uma eleição realizada entre 188 diretores.

 

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o que é e como funciona o Banco Mundial? Conta pra gente nos comentários!

Leia mais:

+ O que é PIB e como ele impacta a sua vida

+ O que é a Selic? Saiba quanto vale e para que serve essa taxa

+ O que é CDB? Saiba tudo sobre esse investimento

Comentários