Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

5 dicas para te ajudar a se recolocar no mercado de trabalho

Mariana Lima

Em épocas que a economia está com o freio de mão puxado, é comum que pessoas percam seus empregos e precisem se organizar para voltar ao mercado de trabalho. Seja melhorando o currículo ou aprendendo uma função nova, nesse momento #CadaCuidadoConta pra você conseguir uma recolocação profissional.

Pensando nisso, desenvolvemos um pequeno guia com estratégias simples que podem te ajudar a conseguir um novo emprego 😊 São dicas práticas que podem ser feitas por qualquer pessoa e adaptadas por você para a realidade da área que você trabalha.

Vamos para as dicas? Desde já, boa sorte!

5 estratégias para te ajudar a se recolocar no mercado de trabalho

1. Organizar o currículo online

Você tem uma versão digital do seu currículo?

Além de ter um documento salvo no Word ou em PDF, listando suas experiências e conhecimentos, o ideal é que você também tenha essas informações atualizadas em sites especializados.

O LinkedIn é uma rede social gratuita que permite a conexão profissional entre pessoas. Lá, tanto empresas quanto recrutadores buscam profissionais que se encaixem nas qualidades técnicas que buscam para as vagas abertas em suas empresas.

Outros sites especializados em vagas têm essa mesma função, com opções gratuitas e pagas. É o caso da Catho e do Vagas.

Se você não tem uma versão digital do seu currículo nessas plataformas, considere fazer uma o quanto antes 😉

2. Prepare o seu marketing pessoal

Pense rápido: quais são as suas qualidades e pontos a serem melhorados?

Essas informações precisam estar na ponta da língua para que você saiba exatamente como se destacar frente as outras pessoas.

Conhecido como “marketing pessoal”, essa habilidade de saber “se vender” é importante para momentos de pouca oferta de emprego e muita gente desempregada. Afinal, as empresas estão em busca de pessoas confiantes, com iniciativa, bom senso e inteligência emocional.

3. Aperfeiçoe seus conhecimentos

Agora que você tem o seu currículo preparado e está com o marketing pessoal definido, que tal aprofundar seus conhecimentos?

Procure cursos, leia livros, veja palestras no YouTube de assuntos que acrescentem novas habilidades ou desenvolva as que você já tem.

Aproveite esse momento para estudar sobre os temas que você sempre quis, mas teve pouco tempo ou disposição.

Para te ajudar nessa tarefa, separamos aqui uma lista de cursos online gratuitos para você fazer durante a quarentena.

4. Converse com as pessoas da sua área

Você deve ter ouvido falar em networking. Essa conexão entre pessoas pode te ajudar a conseguir um emprego.

Costuma funcionar assim:

Em uma conversa com pessoas da sua área, você comenta que está procurando um emprego e fala um pouco sobre as suas aptidões (lembra do marketing pessoal?). Quando essa pessoa souber de uma vaga de emprego, vai lembrar de você e te indicar para a posição em aberto.

Nada como o “boca a boca”, né?

5. Defina um plano de carreira

Eu sei, talvez o momento não pareça ser o mais propício para fazer planos. Mas é importante que você use esse tempo para pensar em um plano de carreira para você.

Algumas perguntas precisam ser respondidas: eu quero mesmo continuar seguindo nessa área? Qual função eu gostaria de ter? O que eu preciso fazer para chegar lá?

Depois, crie um Plano de Desenvolvimento Individual. Ele vai te ajudar a chegar nos seus objetivos e aproveitar as oportunidades que aparecerem no caminho 😊

Mas se você precisa de uma solução mais urgente, lembramos que o Governo já disponibilizou alguns benefícios para te ajudar durante a pandemia do novo coronavírus.

Além disso, separamos algumas dicas aqui no blog para te ajudar nesse momento. Dá uma olhada no FocaNoDinheiro 😊

 

Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários!

Leia mais

+ Como se comportar em uma entrevista de emprego online

+ Como aproveitar melhor as aulas online na quarentena

+ Audiobooks: o que são e dicas de aplicativos

Comentários