Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

O que a Neon tem feito no combate contra o coronavírus

Time Neon

**Atualizado em 23 de março de 2020**

A pandemia do novo coronavírus tem mudado a dinâmica de trabalho no mundo todo. A Neon, cujos escritórios ficam em São Paulo, também adotou medidas internas, baseadas nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde brasileiro, pra evitar a propagação do vírus no País.

A saúde e a segurança dos nossos funcionários são as nossas prioridades, por isso estamos há alguns dias adotando algumas estratégias para evitar que a contaminação se propague. Essas estratégias são de teor informativo, prático e colaborativo e valem para todos os nossos três escritórios da Neon e MEI Fácil.

O que a Neon tem feito internamente para combater o coronavírus

1. Informação

Acreditamos que os neowners se sentem mais seguros e têm mais poder sobre sua própria saúde e de seus familiares quando estão munidos de informações de qualidade sobre o vírus, além de ter dicas de como lidar com a situação.

Por isso, desde que o vírus começou a se alastrar pelo mundo, nosso time de Comunicação Interna, os líderes e a direção da Neon começaram a fazer um acompanhamento mais minucioso sobre a doença.

Quando o novo coronavírus foi confirmado no Brasil, começamos a disparar pelos nossos canais de comunicação internos informativos com dicas de como evitar a contaminação e como identificar os principais sintomas da nova doença. Essas informações também foram espalhadas por áreas do nosso escritório.

O que fazer quando

Além disso, fizemos o acompanhamento de funcionários com sintomas de gripe desde o primeiro mal-estar até o descarte da possibilidade do novo vírus. Nesse momento, também criamos um formulário online para que os neowners que fizeram viagens recentes nos avisassem, assim teríamos um monitoramento mais efetivo de possíveis casos.

Com o agravamento da transmissão do coronavírus no Brasil, em especial em São Paulo, nos últimos dias, também criamos um canal de comunicação interna via Slack, o #laveamaocoronanao, onde todos os funcionários recebem informações e orientações sobre como lidar com a atual fase do vírus no Brasil.

laveamao-1

Para além das dicas recebidas pelo Slack, também contamos com os comunicados internos do nosso CEO, Jean Sigrist, via e-mail. Nesses documentos, Sigrist nos atualiza sobre as medidas que a Neon está tomando no momento, os motivos que nos levaram a tomar essas decisões e as principais orientações para evitar a propagação do vírus.

2. Higiene e vacina

No nosso cotidiano também adotamos algumas medidas práticas urgentes.

Em todos os escritórios da Neon e MEI Fácil foi reforçada a limpeza profunda do ambiente de trabalho e aumentada a frequência dela em ambientes compartilhados – como copas e salas de reunião.

Além disso, disponibilizamos alguns kits de higienização, com produtos específicos, para que façamos a limpeza de nossos pertences de uso pessoal - celulares, notebooks, teclados e mouses, por exemplo - sempre que for necessário.

Decidimos também antecipar nossa campanha de vacinação contra gripe, que já aconteceria nos próximos meses. Assim, até o começo de abril, todos os neowners já terão tomado a vacina gratuitamente!

Entendemos que esse é um trabalho em conjunto, por isso, estendemos a facilidade para as famílias, que terão o valor da vacina subsidiado pela Neon.

Por fim, divulgamos os números dos canais de atendimento remoto dos nossos planos de saúde. A intenção é que todo mundo que tenha dúvidas sobre os sintomas do coronavírus ou queira ter mais informações sobre o próprio estado de saúde, fale com profissionais qualificados antes de ir a um hospital da rede de atendimento.

Essa medida evita que o sistema de saúde fique sobrecarregado, além de diminuir as chances de contagio. Afinal, queremos todos em casa em segurança! 😉💙

3. Mudanças no dia a dia de trabalho

Nós entendemos a gravidade da doença e, como fazemos parte da sociedade, temos o dever moral de evitar a propagação do coronavírus. E é por isso que optamos por instaurar o modelo de trabalho remoto para nossos colaboradores.

Nos últimos meses já tínhamos começado a adotar o modelo de home office em alguns dias da semana para alguns times, como uma facilidade e ferramenta de bem-estar para os neowners.

Poder permitir agora que os neowners trabalhassem na segurança de suas casas se deu graças ao trabalho de meses do nosso time de Segurança da Informação. Eles já tinham preparado os nossos sistemas e computadores, o que tornou mais rápida e segura a adoção de home office em situações como essa.

Na última semana, decidimos expandir, por tempo indeterminado, a prática de trabalho remoto para toda a empresa, seguindo as recomendações da OMS e do Ministério da Saúde.

Os primeiros a serem liberados para trabalhar remotamente foram os neowners que estão no grupo de risco, definido pela OMS. Logo em seguida foram os neowners que já tinham todas as ferramentas disponíveis para o trabalho em home office. Agora, estamos em fase de ampliar o máximo possível o número de pessoas do nosso time para esse tipo de trabalho.

Para ajudar os neowners nessa nova fase, preparamos um manual com dicas de ergonomia para praticar no home office! Lá, a gente dá dicas de postura, melhor iluminação e local da casa para o trabalho, dicas de alongamento entre outros.

Quer conferir esse manual? Você pode baixar ele de graça aqui!

4. Acolhida de novos neowners

E as pessoas que entram para o time, como fazer para recebê-las bem e fazer com que se sintam acolhidas, mesmo à distância? Nesse período que enfrentamos, decidimos fazer todo o nosso processo de boas-vindas (onboarding) online!

Nosso TeamX, responsável pelo recrutamento de novos membros do time, preparou tudo para quem vai se tornar um neowner já entrar no esquema de trabalho 100% digital.

No primeiro dia, eles recebem o seu kit de boas-vindas da Neon, o computador de trabalho e as primeiras orientações de segurança da informação e de saúde. À tarde, participam do onbording digital via videoconferência, onde conhecem sobre nossos valores e tiram dúvidas sobre o novo trabalho.

A novidade só foi possível com tanta velocidade porque nosso onboarding já era parcialmente digital. Fizemos algumas breves adaptações, que acabaram agradando aos novos neowners que entraram durante esse período.

5. Estamos todos juntos nessa

Colaboração é um dos nossos valores e estimulamos que isso aconteça tanto internamente quanto com parceiros. Na luta contra o coronavírus, nos aliamos a outras empresas que também estão dispostas a evitar a propagação da doença no nosso País.

É o caso da campanha #DistanciaSalva, lançada inicialmente pela startup de transporte compartilhado, 99, e acompanhada por outras dezenas de empresas, como a Neon.

Usando a hashtag #DistanciaSalva, lembramos aos nossos seguidores nas redes sociais da importância de estarmos seguros em nossas casas, evitando ao máximo o contato com outras pessoas nesse momento, diminuindo o risco não só de pegar o vírus como de transmiti-lo para pessoas do grupo de risco.

Também decidimos participar do movimento “Líderes contra o coronavírus”, uma versão brasileira do movimento americano #StoptheSpread, criado por empresários para conter a disseminação do vírus nos Estados Unidos.

Nesse movimento, CEOs e líderes brasileiros se comprometem a evitar a propagação do vírus adotando algumas práticas em suas companhias, como:

  • Adotar imediatamente o trabalho remoto para todos os funcionários, sempre que possível, incluindo líderes.
  • Fazer tudo o que pudermos para apoiar a força de trabalho na linha de frente, nossos socorristas e profissionais de saúde;
  • Apoiar fornecedores e prestadores de serviço autônomos, que não podem trabalhar remotamente, pagando por seus serviços, mesmo que eles sejam prestados depois;
  • Sugerir aos nossos funcionários que parem de realizar ou de participar de eventos públicos sociais não obrigatórios de QUALQUER tamanho.

 

Além de orientar os colaboradores, amigos e familiares a:

  • Adotar as medidas de higiene e prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde para evitar a proliferação do vírus;
  • Interromper a realização ou participação em TODOS os eventos públicos voluntários não obrigatórios de QUALQUER tamanho;
  • Evitar bares, restaurantes, academias e reuniões em grupo;
  • Fazer o possível para apoiar pequenas empresas e seus funcionários durante esse período difícil;
  • Fornecer suporte para os profissionais na linha de frente, socorristas e profissionais de saúde;
  • Não super estocar produtos, comprando apenas o necessário para não faltar insumos para outras pessoas;
  • Apoiar pessoas que não podem trabalhar remotamente e profissionais autônomos. Se for possível, continuar pagando os serviços, mesmo que eles sejam prestados depois;
  • Tratar uns aos outros de forma gentil e com empatia nesse período de crise.

6. Estamos em sintonia e preparados

As nossas ações para evitar a propagação do coronavírus não param por aqui.

Entendemos que esse assunto é importante e que precisa de atenção redobrada, por isso, estaremos sempre pensando em estratégias e campanhas para fazermos a nossa parte nisso.

Aos nossos clientes e amigos, continuaremos informando sobre a doença, a economia do País e como cuidar bem do seu dinheiro aqui no blog Foca No Dinheiro e nos nossos canais sociais: Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Todas as funções do nosso app, assim como o nosso atendimento 100% digital, continuam operando normalmente. Se precisar da gente, é só nos chamar pelo chat do app! 😉

Temos certeza que vamos passar por essa muito em breve. Juntos somos mais fortes!

Leia mais: 

+ O que você precisa saber sobre coronavírus, economia e circuit breaker

+ Como é trabalhar na Neon?

Comentários