Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Como se comportar em uma entrevista de emprego online

Mariana Lima

Em tempos de quarentena, as empresas estão realizando o processo seletivo online pra contratação de novos funcionários. Se você estiver passando por esse momento e precisando de dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego, esse artigo é pra você!

Agora, mais do que um bom currículo é preciso mostrar que tem jogo de cintura para lidar com as adversidades do home office, especialmente durante a pandemia do novo coronavírus. Essa característica pode ser determinante para você conseguir o emprego e, consequentemente, sua estabilidade financeira.

Para te ajudar a se preparar melhor para entrevista de emprego, veja algumas dicas que separamos para você:

Como se sair bem em uma entrevista de emprego

1. Estude sobre a empresa

Não é porque você não vai até o prédio da empresa que vai deixar de se informar sobre ela, né?

Levante todos os dados importantes do lugar que você quer trabalhar: quantos funcionários têm? Quem é o público-alvo? Quais foram os últimos lançamentos?

Procure informações da companhia em meios oficiais como páginas em redes sociais, blogs oficiais e na imprensa. E, se for possível, teste os produtos e serviços oferecidos antes de falar com o recrutador, essas informações podem te ajudar a responder perguntas e testes.

Quanto mais bem informado você tiver, maior deve ser a qualidade da entrevista.

2. Pense sobre a sua carreira antes da entrevista

O mundo está mudando e é comum que nossas preocupações e anseios também se alterem nesse período. Por isso, antes de participar da entrevista, se pergunte o que é realmente quer para a sua carreira.

Liste quais são suas metas, os desafios que te movem, os valores que te impressionam, além de seus pontos fracos e fortes. Ter essas informações na ponta da língua demonstra autoconhecimento, o que é um ponto importante para quem está buscando um emprego.

3. Faça um teste na plataforma que acontecerá a reunião

A entrevista vai ser pelo Zoom, Hangouts, Skype ou WhatsApp? Independente da plataforma escolhida pela empresa, o ideal é que você teste o serviço dias antes da reunião.

Baixe o aplicativo em seu celular ou o programa no seu computador. Ligue para um amigo ou familiar e teste as funcionalidades daquela ferramenta. Além de não te atrasar no dia, mostrará que você teve interesse e desenvoltura para lidar com a situação.

4. Simule o dia da entrevista

Um ou dois dias antes, simule como acontecerá a entrevista.

Escolha um cômodo da casa e teste a iluminação e se o áudio e som estão bons com a conexão – dê preferência para o uso de fones de ouvidos ao invés do som do celular ou computador.

Depois, combine de ligar para um colega ou familiar e pergunte deles quais são as impressões sobre a conexão da internet, a iluminação do espaço e o som do seu microfone.

O que fazer no dia da entrevista

  1. Avise a todos da casa que você estará em uma ligação importante e não poderá ser interrompido por alguns minutos;
  2. Vista-se e arrume-se como se fosse uma entrevista de emprego presencial – é isso mesmo, nada de usar pijama!
  3. Mantenha contato visual – esqueça o WhatsApp, redes sociais, sites ou qualquer outra distração do ambiente por alguns minutos. É um momento sério e sua postura está sendo avaliada então foque sua atenção na totalmente na entrevista;
  4. Preste atenção com os atrasos e falhas – A conexão caiu ou está ruim? Avise o entrevistador no começo da reunião e pergunte se há outra plataforma para vocês se conectarem em casos de falhas. Mantenha a calma e fique atento as expressões faciais do entrevistador para não interromper ninguém no meio de uma fala.

Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários! 💙

Leia mais:

+ Como é trabalhar na Neon?

+ 7 dicas de como aumentar a velocidade da internet em casa

+ Dicas de cursos online gratuitos para aprender algo novo na quarentena

Comentários