Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Como economizar rápido nas contas de casa

Mariana Lima

Passar mais tempo em casa de quarentena bate aquela preocupação: o valor das contas de casa vai aumentar? Como vou pagar as contas se o custo subir? O que dá pra fazer para economizar?

Viemos aqui pra te dizer que esse é um momento de calma. E que você pode tomar os cuidados necessários para evitar que as contas extrapolem sem ter muito trabalho.

Mas antes da gente se aprofundar nos gastos, queremos que você pense no quanto recebe por mês:

A sua renda foi afetada com a quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus?

Se a resposta for sim, você pode pegar algumas dicas aqui!

Se a resposta for não, você pode clicar aqui!

De modo geral, as dicas valem para todo mundo que quer enxugar as contas nesse momento complicado. Por isso, vamos logo a elas:

 

4 dicas para você economizar rápido nas contas de casa

1. Tenha as contas anotadas em uma planilha de gastos

A primeira coisa a se fazer é mapear os gastos. Você sabe quanto custa exatamente cada conta da sua casa? Se a resposta for “não” está na hora de colocar isso na ponta do lápis.

Pra te ajudar a monitorar essas e outras contas mensais, te sugerimos manter uma planilha de gastos mensais. Você pode baixar aqui um modelo gratuito e completo pra te ajudar nessa tarefa!

Clientes Neon tem a facilidade de acompanhar todos os seus gastos por categoria no Saldo Inteligente. Basta selecionar a opção “moradia” para ver quanto tem gastado nos últimos meses.

2. Reveja suas prioridades

Agora que você já sabe o quanto gasta nas contas de casa, enumere suas prioridades.

Você realmente precisa de todos esses canais de TV a cabo? Ou ainda, você precisa de TV a cabo? Há quanto tempo não vê um vídeo em uma plataforma de streaming que está pagando? Entre outros exemplos.

Olhe para os gastos e veja quais são os itens que podem ser cortados por enquanto. Lembre-se, a pandemia vai passar e você poderá retomar esses hábitos, é só por enquanto. Ok?

3. Renegocie contratos que estão perto do fim

Seu contrato de internet está terminando? É hora de investir uns minutinhos no call center.

Cheque os valores e benefícios de outros prestadores do serviço. Depois, ligue para a empresa que atualmente te presta serviço e pechinche. Não é hora de ter vergonha de pegar o menor preço!

Não conseguiu um valor menor? Verifique se você realmente precisa daquele serviço. Se a resposta for sim, procure um fornecedor mais barato.

4. Adote bons hábitos de consumo

Há pequenas coisas no dia que você pode fazer para diminuir algumas contas.

Por exemplo, trocar as lâmpadas de casa por modelos mais econômicos e evitar deixar ambientes iluminados sem necessidade.

O mesmo vale para o desperdício de água no banho, lavando roupas e calçadas ou ainda limpando a louça.

Compras também podem ser revisadas. Nós demos algumas dicas de como economizar no supermercado aqui! E dicas de ouro de economia que qualquer avó domina 😉

 

Como cuidar bem do seu dinheiro em épocas de crise

Mas se você está no time que não teve impactos no salário, não ache que pode meter os pés pelas mãos. É uma época de cautela em que cada cuidado com o seu dinheiro conta.

Além das dicas anteriores para enxugar suas contas fixas, você precisa urgentemente adotar outros dois hábitos:

1. Faça uma reserva de emergência

Ter um dinheiro guardado para eventuais necessidades é indispensável nesse momento.

Com as incertezas econômicas, as empresas estão reavaliando os quadros de funcionários e possíveis cortes de gastos. Então, é preciso estar preparado para caso você fique sem emprego por um tempo.

Além disso, também é importante que você mantenha uma reserva de emergência para gastos inesperados como compra de equipamentos indispensáveis ou de remédios.

Na dúvida, poupar é a palavra certa para você cuidar bem do seu dinheiro nesse momento, ok?

2. Comece a investir


Agora que você já tem um dinheiro guardado, está na hora de aplicar ele em algum lugar que o faça render.

Esqueça a poupança! Com o atual cenário de juros do Brasil, esse tipo de investimento só vai te fazer perder dinheiro porque está rendendo menos que a inflação.

Para evitar surpresas, coloque sua reserva de emergência em títulos de renda fixa, como CDB e Tesouro Direto. Eles são mais fáceis de serem sacados na hora de uma emergência e rendem mais do que a poupança.

Na Neon, os clientes conseguem adquirir CDB sem burocracia a partir de R$ 10 pelo próprio app. É fácil, rápido e você pode sacar o dinheiro quando quiser, independente do dia da semana e do horário. Legal, né?

 

Gostou das dicas para cuidar bem do dinheiro durante a quarentena?

A Neon acredita que nesse momento mais do que nunca cada cuidado conta e, por isso, fizemos uma série de artigos pra te ajudar durante a quarentena. Confira alguns deles:

 

Leia mais:

+ Você sabe o que é reserva de emergência? Aprenda a montar uma

+ Conheça 10 desafios para você começar a juntar dinheiro

Comentários