Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

10 dicas para cuidar da sua saúde mental durante a quarentena

Mariana Lima

É comum nos sentirmos inseguros, confusos, ansiosos e com medo durante períodos como o da quarentena imposta pelo novo coronavírus. São tantas incertezas e ao mesmo tempo tanta informação que o nosso cérebro termina o dia exausto, né?

A Neon acredita que cada cuidado conta e que você precisa estar atento também à sua saúde mental. Por isso, separamos algumas dicas para você ficar bem durante essa época.

Confira:

10 dicas para manter a saúde mental

1. Medite

 

Já mostramos aqui no blog os benefícios da meditação pra te ajudar a se concentrar e a ser mais produtivo no trabalho. Mas essa técnica milenar também é ótima pra ajudar o seu cérebro descansar.

Tire alguns minutos do seu dia pra prestar atenção na sua respiração, visualizar mentalmente um lugar que te dá paz e acalmar os pensamentos.

Há dezenas de tipos diferentes de práticas que você pode testar até encontrar uma que funcione realmente pra você!

Para te ajudar nesse processo, vale conferir alguns vídeos com práticas de meditação guiada no YouTube ou aplicativos gratuitos focados nisso, como: Insight Timer, Sattva HeadSpace.

2. Converse com os seus amigos e familiares online ou por telefone


Pertencer a um grupo é muito importante para o ser humano e é por isso que você não deve cortar o contato com as pessoas que você ama.

Nessa época de isolamento, adapte os encontros físicos para encontros virtuais. Faça vídeo-chamadas em grupo para papear, dividir o momento ou até mesmo se divertir brincando com jogos.

Dá para fazer essas videoconferências tanto por plataformas que você já usa, como WhatsApp, quanto por outras gratuitas como Skype e Hangouts.

Outra atitude positiva é conversar frequentemente com seus pais e parentes. Fale com eles com mais frequência, troque as dificuldades e conquistas vividas no dia e matem um pouco da saudade de forma virtual e segura.

3. Pratique exercício físico em casa

 

Nada de ficar parado. O corpo precisa de movimento, mesmo quando estamos de quarentena.

Na maioria das cidades do Brasil, academias e parques estão fechados para a sua segurança e para diminuir o contágio do novo coronavírus. Mas isso não quer dizer que você não possa se exercitar.

Escolha o exercício que você mais gosta de fazer no momento. Pode ser dançar, fazer yoga, crossfit, alongamento... Há várias opções! Depois, procure no YouTube aulas gratuitas dessa modalidade. Acredite, há centenas delas disponíveis. Fique atento para fazer os movimentos corretos e assim evitar se lesionar.

E então é só definir um horário no seu dia, afastar o sofá e começar a suar!

4. Tenha uma rotina


É importante que você decida ou mantenha uma rotina para os seus dias em casa.

Acorde no horário de costume. Faça a sua higiene pessoal. Tome café. Faça algum exercício e/ou meditação e só então comece a trabalhar.

Independentemente das suas atividades, é importante tentar organizar o dia em uma rotina. Fazer isso te deixará menos ansioso.

5. Reserve um horário para o lazer

 

Ler é o seu hobby? Então faça uma lista de livros que você estava sem tempo e comece!

O mesmo vale para filmes, séries e documentários. Lembre-se que você também precisa e merece se divertir um pouco 😉

Há chances ainda de você desenvolver um novo hobby que sempre quis, como pintar, costurar, desenhar, escrever etc.

6. Aprenda algo novo

 

Que tal aproveitar o tempo livre para aprender algo novo?

As plataformas de curso online estão com uma série de promoções e de opções gratuitas focadas em pessoas que estão fazendo quarentena.

Mas se você não encontrou o que queria, que tal pedir para a sua amiga te ensinar? Faça uma videoconferência com ela! Assim vocês trocam experiências e aprendem coisas novas juntas.

7. Busque informação com cautela

 

A Neon acredita que informação é muito importante para você porque te ajuda a ter poder sobre sua própria vida e escolhas, por isso, apoiamos que você leia os principais sites de notícias e acompanhe o noticiário da televisão sempre que se sentir bem para isso.

Mas lembre-se: em momentos como esse aumenta a propagação de notícias falsas, as famosas fake news.  Evite compartilhar e consumir conteúdos duvidosos e que não foram checados por profissionais. Eles não são bons para você nem para ninguém.

Também acreditamos que você deva consumir conteúdo cautela. Evite passar o dia inteiro lendo sobre um assunto específico, isso tende a estressar o seu cérebro e te deixar mal a médio e longo prazo.

Nossa dica é: consuma informação de qualidade e com moderação. Ok?

8. Cuide da sua casa

 

Está sentindo o seu cérebro cansado? É hora de botar a mão na massa!

Aproveite esse momento para organizar armários, guarda-roupas e prateleiras. Decida quais roupas e sapatos podem ser doados, organize a estante de livros e tire o pó dos móveis.

Para você se sentir bem é importante que o ambiente em sua volta esteja agradável. Aproveite o tempo para isso!

9. Alimente-se e durma bem

 

Nem só de buscar agitação em casa se vive uma quarentena.

Nesse período é muito importante que você se alimente e durma bem. Assim você vai conseguir fortalecer o seu sistema imunológico e, consequentemente, ter menos chances de ficar doente.

Está trabalhando de casa? Separe um tempinho para cozinhar a própria comida! Evite a tentação de pular as refeições e destine um tempo de pelo menos uma hora para comer com tranquilidade.

Na hora de dormir a calma também é importante. Por isso, desligue ou silencie aparelhos celulares, leia um livro e tome um bom banho relaxante antes de se deitar.

Esses cuidados farão toda a diferença no dia seguinte. Acredite 😉

10. Organize sua vida financeira e faça planos

 

É importante que você lembre que estamos apenas passando por uma fase. Logo mais, nossas vidas voltarão para o ritmo certo.

Por isso, aproveite esse tempo para organizar suas finanças. Baixe uma planilha de gastos gratuita, coloque suas contas no papel e reveja suas prioridades para os próximos meses.

Com os gastos na ponta do lápis – ou da planilha! – aproveite para fazer planos. Liste cursos e viagens que você gostaria de fazer nos próximos anos e calcule quanto precisaria economizar para isso.

Em breve você poderá tirar essas ideias do papel.

Você está indo bem!

 

Ninguém é de ferro e nem sempre você se sentirá bem, animado e disposto. E está tudo bem. O importante é que você entenda que está conseguindo!

Entenda que essa é uma época atípica e que muitas pessoas estão se sentindo como você. Nesse momento, troque experiências com os amigos, familiares e com profissionais especializados. Há várias plataformas que você pode encontrar atendimento de psicólogos e psiquiatras online.

Aqui na Neon estaremos sempre disponíveis para conversar com você via chat, por nossas redes sociais e aqui pelo blog. Continue contando com a gente para te ajudar a cuidar bem de você e de quem você ama.

 

Aproveite o momento para ler outras dicas que podem ser úteis para você nesse período:

 

Tem outra dica de bem-estar para se fazer durante a quarentena? Compartilha nos comentários!

 

Comentários