Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Como cuidar bem do dinheiro durante a quarentena do coronavírus

Mariana Lima

Está passando bem mais tempo em casa por conta da quarentena imposta pelo novo coronavírus? Esse é um tempo precioso para você tirar de vez do papel a ideia de organizar as finanças e começar a cuidar bem do dinheiro!

Aproveite um momento do dia para começar a organizar suas finanças com calma adotando algumas dicas práticas que separamos aqui para você.

Ah, depois vale compartilhar esse conteúdo com os seus familiares e amigos para todo mundo passar por esse momento cuidando bem do dinheiro ?

Como cuidar bem do dinheiro na quarentena

1. De olho no dinheiro

Sabe a melhor forma de saber como andam as suas finanças? É só seguir o cheiro do seu dinheiro!

Você sabe exatamente o quanto gastou nas contas da casa, no transporte, lazer, educação e investimentos no último mês? Se a sua resposta foi “não”, está na hora de mudar isso.

A melhor forma de fazer esse acompanhamento é registrando os gastos, o que pode ser feito automaticamente ou de forma manual.

Quem é cliente Neon tem essa funcionalidade gratuitamente e de forma automática no app, por meio do saldo inteligente. Ele funciona assim: todas as vezes que você faz uma transferência bancária, paga uma conta, saca dinheiro ou investe, nosso app classifica automaticamente seus gastos em uma categoria.

Com o saldo inteligente Neon, você consegue acompanhar os gastos por categoria em todos os meses. Então, dá pra começar já a fazer uma avaliação dos gastos feitos nos meses passados ?

Pra quem prefere planilhas do Excel (alô, virginianos!), também fizemos uma versão gratuita pra você! Dá pra baixar sua planilha de gastos mensais de graça por aqui!

Mas se você é do time que prefere fazer uma planilha do seu jeito, também te damos umas dicas básicas do que não pode faltar no seu acompanhamento.

2. Aprender dicas práticas de como economizar

Agora que você já sabe para onde está indo seu dinheiro, que tal aprender dicas pra praticar a economia no dia a dia?

Aqui no blog Foca No Dinheiro publicamos algumas listas com dicas que você consegue colocar em prática em qualquer momento, especialmente agora. Como:

3. Guardando dinheiro

A próxima etapa é colocar a mão na massa e começar a economizar e a guardar dinheiro.

Há várias formas de você se motivar a cuidar bem do dinheiro e uma das formas mais eficientes é se desafiar e convocar amigos e familiares para fazer junto com você.

Pra te ajudar, separamos uma lista com vários tipos de desafios pra te ajudar nessa tarefa!

O mais conhecido é o Desafio das 52 Semanas. Nesse desafio, você começa a guardar dinheiro com apenas R$ 1! Depois de um ano, você terá dinheiro suficiente para pagar uma viagem, um curso ou realizar outro sonho.

Nós criamos um kit gratuito para você começar a cuidar bem do dinheiro fazendo o Desafio das 52 Semanas na sua casa. Mais de 11 mil pessoas já fazem parte do nosso grupo no Facebook e se apoiam umas nas outras pra juntar dinheiro. Faça parte você também!

4. Comece a investir

Investimento não é coisa de bilionários. Qualquer pessoa pode e deve começar a fazer o dinheiro render.

Há diferentes formas de investimento. Você pode escolher um de acordo com a sua faixa etária ou com o interesse para o momento: se você prefere guardar para uma reserva de emergência, o ideal seria uma aplicação de renda fixa, por exemplo.

Clientes Neon podem investir em renda fixa, dentro do app. A partir de R$ 10 já é possível adquirir um CDB Neon! Ele rende mais que a poupança e pode ser sacado quando quiser, independentemente do dia e da hora. Legal, né?

5. Busque inspiração!

Agora que você já sabe como dar os primeiros passos rumo a cuidar bem do seu dinheiro, que tal se inspirar em pessoas que já passaram por isso?

Aqui na Neon, a gente tem algumas histórias incríveis pra te apresentar:

 

E aí, animado para colocar a vida financeira em ordem? Conta pra gente como está sendo esse processo nos comentários!

Leia mais:

+ O que você precisa saber sobre coronavírus, economia e circuit breaker

+ O que a Neon tem feito no combate contra o coronavírus

Comentários