Logo_neon-degrade
ABRA SUA CONTA

Como ajudar os idosos durante a quarentena do coronavírus

Luiza Bortolatto

Por mais que a rotina muitas vezes pareça repetitiva, nenhum dia é igual. É sempre importante manter em mente alguns aprendizados, e esses dias a gente tem falado muito o seguinte: cada cuidado conta. Não são só palavras. Queremos que você as leve para o seu dia a dia, principalmente para cuidar das pessoas que mais ama.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar a disseminação do coronavírus é que, sempre que for possível, todos nós devemos ficar em casa, principalmente os idosos, que fazem parte do grupo de risco.

Separamos algumas dicas de cuidados que devemos ter com pessoas de mais idade próximas a nós. Dá uma olhada!

 

O que não devemos fazer com os idosos

1. Estar em contato

Os idosos fazem parte do grupo de risco, e o coronavírus leva até 14 dias para se manifestar. Algumas pessoas ficam com a doença, mas não são capazes de identificar os sintomas. Por isso, para garantir a segurança deles, não devemos ter contato físico mesmo que morem na mesma casa que a gente.

2. Pedir para que eles cuidem de crianças

Nesse momento, eles precisam ser cuidados e não podem ter contato físico com outras pessoas que não moram juntos, inclusive os netos. Vale reforçar o item anterior (não estar em contato)! Então, no caso de netos que moram com os avós, vamos respeitar a distância para cuidar da saúde da família toda 😉  

3. Deixar a higiene de lado

Lavar as mãos se tornou tão importante quanto respirar! Então lembre-se de fazer isso sempre que puder, higienize as compras, limpe sapatos e roupas, use máscaras quando for necessário sair de casa, e lembre de trocar de roupa e tirar seu calçado sempre que voltar da rua. Todo cuidado é pouco 👀

4. Pedir para que eles paguem contas

O idoso não deve sair para pagar contas, nem sacar dinheiro. Uma boa ideia é apresentar a conta gratuita da Neon para seus pais e/ou avós! Eles vão poder fazer tudo pelo celular e aproveitar a facilidade do cartão virtual para compras pela internet.

 

Como ajudar os idosos durante a quarentena do coronavírus?

Dificilmente ficar o dia inteiro trancado dentro de casa, todos os dias, é uma programação que agrada alguém, né? Então, como podemos ajudar essas pessoas tão especiais pra gente a passar por essa fase de uma forma mais positiva? Vamos te ajudar com algumas ideias 💙

 

1. Sugerir formas de mantê-los ocupados

É uma ótima época para seus avós colocarem em prática as aulas de como usar o computador e acessar a internet. Fique à disposição para ligações e tire dúvidas!

 

2. Mostrar opções de cursos online

Mostre opções de cursos online que eles podem fazer para ocupar o tempo e a mente 🧠

 

3. Manter rotinas virtuais

Seus avós gostam de ir à missa? Tem um grupo de oração? Igrejas estão fazendo rituais religiosos online! Se informe para ajudá-los a continuar participando.

4. Faça compras e passeie com o pet por eles

Ofereça no seu prédio (vale criar uma listinha colocando o seu nome e grudar no elevador) para fazer as compras essenciais - mercado, farmácia etc, - e levar pra passear os pets dos idosos que moram próximos de você. Assim, você evita que eles saiam de casa.

5. Mantenha-os informados de golpes

Os idosos são mais suscetíveis a golpes, tanto os feitos pela internet, quanto por telefone. Dê dicas de como não clicar em links de sites que desconhecem, não fornecerem dados pessoais e de cartão de crédito no telefone, etc.

6. Mantenha as relações afetivas

Diga que conversas por telefone e videochamadas precisam ser mais frequentes, sugira para familiares com agenda mais apertada que tenham um horário específico todo dia para fazer uma ligação e darem atenção a essa pessoa tão especial!

 

7. Acompanhe os cuidados com a saúde

É importante lembra que eles precisam continuar tomando os remédios que já tomavam antes da pandemia e monitorá-los para ver se continuam saudáveis!

 

E aí, gostou das nossas dicas? Aliás, quem deveria contar pra gente dessa vez são seus avós! 👵👴

Leia mais:

+ Como economizar rápido nas contas de casa

+ Dicas para cuidar da sua saúde mental durante a quarentena

+ Como funciona o cartão Neon contactless que paga por aproximação

Comentários